domingo, 7 de abril de 2013


Quarto pega fogo e criança de tres anos morre durante incêndio no RN

Segundo o Corpo de Bombeiros, fogo teria começado num colchão.
Garoto estava em casa com o irmão de seis anos, que conseguiu escapar.




Incêndio aconteceu no quarto de um residência localizada no conjunto Gramoré, na zona Norte de Natal (Foto: Murilo Meireles)Incêndio aconteceu no quarto de um residência no conjunto Gramoré, na zona Norte (Foto: Murilo Meireles)

Um criança de três anos, identificada como Lucas Gabriel Pereira dos Santos, morreu no início da noite deste sábado (6) durante um incêndio ocorrido no quarto de uma residência no conjunto Gramoré, no bairro Lagoa Azul, zona Norte de Natal. Segundo o Corpo de Bombeiros, um menino de seis anos também estava na residência, mas escapou. “Somente a perícia técnica poderá confirmar a causa do incêndio, mas já temos a informação que o fogo começou no colchão do quarto onde a criança estava”, afirmou o subtenente João Maria Nóbrega.
Ainda de acordo com o subtenente do Corpo de Bombeiros, os pais da criança não estavam em casa quando as chamas se espalharam. “A casa é conjugada com a casa dos avós. Os pais estavam trabalhando, mas foram pra casa assim que souberam que o imóvel estava pegando fogo”, acrescentou.
O garoto que escapou do incêndio é irmão da criança que morreu, confirmou o comerciante Moacir Alves Carneiro, que é avô dos menores. “Eu também não estava em casa. Sai para ir ao comércio. Quando voltei, a tragédia já tinha acontecido”, disse ele. O pai dos meninos, muito abalado, não teve condições emocionais de falar.




PM prende quatro jovens suspeitos de assaltar mercadinho em Natal

Crime aconteceu no início da tarde deste sabado (6), na zona Norte.
Segundo a polícia, um revólver calibre 38 foi apreendido com os suspeitos.



Quatro jovens foram presos no início da tarde deste sábado (6), em Natal, suspeitos de terem assaltado um mercadinho no conjunto Jardim Progresso, bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte da cidade. Segundo informações da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, os detidos foram encaminhados para a Delegacia de Plantão, onde foram autuados em flagrante.
“Eles estavam armados. Apreendemos um revólver calibre 38, usado no assalto”, acrescentou o major Manoel Kennedy, comandante do 4º Batalhão. O oficial explicou que a PM foi acionada e chegou aos suspeitos minutos após o crime. “Fizemos diligências na região e conseguimos localizar os criminosos”, ressaltou.
O veículo usado pelos suspeitos também foi apreendido e recolhido para perícia. Ainda de acordo com o comandante, o dinheiro roubado pelos criminosos foi recuperado.



Evolução de um sonho


Com a contagem regressiva para entrega da Arena das Dunas em andamento, o projeto do estádio se encontra num ritmo acelerado de construção, com várias empreiteiras trabalhando de forma simultânea no canteiro de obras. Apesar de ter atingido 61,41% do total da obra, se situando neste momento 8,73% a frente em relação ao cronograma oficial estabelecido pela Fifa, o consórcio responsável pela construção não fala em antecipação do prazo de entrega do estádio ainda.
Emanuel AmaralApós superar o período de desconfiança, o consórcio responsável pela construção da Arena das Dunas avança no projeto e, segundo o ouvidor do Crea-RN, Eunélio Silva, pode antecipar a entrega do estádio em dois mesesApós superar o período de desconfiança, o consórcio responsável pela construção da Arena das Dunas avança no projeto e, segundo o ouvidor do Crea-RN, Eunélio Silva, pode antecipar a entrega do estádio em dois meses

“Nós estamos trabalhando no sentindo de cumprir com o prazo de entrega. Não podemos falar em antecipar nada neste momento, pois ainda falta muito o que fazer e corremos riscos de enfrentar alguma adversidade. Até agora correu tudo bem e esperamos continuar trabalhando dessa forma”, afirmou o gerente de engenharia do consórcio Arena das Dunas, Wolnei Magalhães.

Mesmo com os serviços no estádio, que será palco de quatro partidas da Copa do Mundo em Natal, tendo iníciado com um ano de atraso em relação as demais sedes, a exceção de São Paulo, o projeto conseguiu ter celeridade. “Devemos isso aos órgão de fiscalização e licenciamento. Optamos por só começar a execução dos serviços com todas as licenças em mãos. Se o nosso início foi difícil, hoje não estamos arriscados a sofrer qualquer tipo de atraso por questões burocráticas. No nosso contrato não estão previsto aditamento de prazo nem de preço para o projeto”, ressaltou Demétrio Torres, responsável pela Secopa-RN.

O estádio que já está com 89,84% dos trabalhos de infraestrutura (parte construída acima do solo) concluídos, está próximo de fechar os seus anéis de arquibancadas. A estrutura já está sendo preparada para dar início a outra fase muito importante do projeto, a instalação da cobertura.

“A montagem das peças de cobertura estão prevista para iniciar em junho. As peças já foram encomendadas e dentro de alguns dias as peças devem começar a chegar ao canteiro de obras”, frisou Wolnei Magalhães.

Na sequência da implantação da cobertura, virão outras etapas consideradas importantes para o funcionamento da nova arena, como a implantação do sistema de som e circuito fechado de televisão, bem como todo o sistema de iluminação do campo de jogo.

O setor oeste da Arena das Dunas é o que concentra maior atenção dos operários. Ele também é aquele que irá requerer o acabamento mais refinado na obra, uma vez que será a porta de entrada para as delegações. “Aqui será a porta de entrada para os camarotes e irá concentrar toda parte estrutural necessária a realização de uma partida de futebol como vestiários para as equipes e árbitros, setor médico e também será onde vai funcionar a administração da Arenas das Dunas, além do mídia center. Mas os serviços aqui também estão num estágio satisfatório”, salientou Wolnei, chamando atenção para o fato de que já estão sendo implantados todos os dutos de ligação ao sistema central de ar-condicionado e as calhas para passagem da fiação, que irão ficar completamente embutida no teto e nas paredes.

Na parte que será utilizada pelos atletas, os vestiários já estão com o sistema hidráulico totalmente implantados e prontos para receber as banheiras de hidromassagem. Anexo a cada vestiário irá funcionar também a sala de aquecimento, uma área ampla, mas que deve receber uma outra função durante o período de realização da Copa do Mundo, uma vez que a Fifa exige que o trabalho de aquecimento das seleções sejam feitos no campo.





Governo autoriza início dos acessos ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante



O Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante foi enfim consolidado na manhã deste sábado (6), com a assinatura da Ordem de Serviço para a construção dos dois acessos que vão interligar a região metropolitana de Natal às regiões norte e sul da cidade. A construção dos acessos faz parte do conjunto de obras sob a responsabilidade do Governo do Estado para a Copa do Mundo de 2014 e tem o objetivo de desafogar o tráfego e facilitar o trânsito dos potiguares e visitantes que vão futuramente desembarcar no novo aeroporto.

A assinatura aconteceu no Teatro Municipal Poti Cavalcanti, em São Gonçalo do Amarante e contou com a presença dos ministros Garibaldi Alves, José Agripino; do presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves; do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Ricardo Motta e também do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado.

O valor do contrato é de R$73 milhões e contempla a construção de dois acessos, totalizando 33,27 quilômetros em pista dupla. O primeiro acesso liga à BR-406 e, consequentemente, à Zona Norte e ao litoral norte, enquanto o segundo aceso vai ligar a BR-304, na altura do município de Macaíba.

O Governo do Estado foi além da matriz de responsabilidades estabelecida pelo Comitê Organizador da Copa do Mundo. Quando a obra estiver pronta ela vai configurar o Anel Viário Metropolitano que dará acesso também ao Estádio Arena das Dunas, à BR-101 e ao aeroporto Internacional Augusto Severo. A construção dos acessos ao novo aeroporto está prevista para ser concluída em maio de 2014.

Mobilidade

“É importante lembrar que este já não é mais o projeto original que contemplava apenas o acesso norte, agora teremos a uma saída na parte sul, a duplicação de trecho da BR-304 que vai de Macaíba até a entrada do aeroporto, também a duplicação da BR-406, da estrada de Ceará-Mirim, que vai duplicar do trevo de Extremoz até a entrada do aeroporto, isso soma 11 quilômetros. Este é o primeiro grande projeto de mobilidade do nosso estado”, ressaltou Demétrio Torres, secretário de infraestrutura do Rio Grande do Norte.
Demis RoussosA governadora Rosalba Ciarlini assinou a ordem de serviço para início da construção dos acessosA governadora Rosalba Ciarlini assinou a ordem de serviço para início da construção dos acessos

Para a governadora Rosalba Ciarlini, a obra vai mudar o estado, “Com a assinatura dessa Ordem de Serviço vamos consolidar, de uma vez por todas, essa obra grandiosa e fundamental para o Rio Grande do Norte. Teremos um aeroporto de carga, de passageiros que vai gerar renda, emprego e dar uma nova estrutura ao estado. Os novos acessos vão dar condições a quem chega ao aeroporto e quer ir ao litoral norte e, além disso, teremos outro acesso. Será um verdadeiro complexo viário que interliga as BRs 304 e 101”.

Projeto

O presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves destacou a união política do estado, que tem conseguido investimentos importantes para a realização de obras e concretização de antigos projetos. “A hora é do Rio Grande do Norte se unir, esse é um momento importante na política brasileira, temos uma bancada muito atuante e vamos fazer com que agora seja a vez hora do nosso estado e da minha parte, é meu dever é minha vontade e minha alegria poder contribuir com isso”, concluiu.

O aeroporto de São Gonçalo do Amarante será o maior aeroporto de passageiros e de carga da América Latina e o sétimo maior do mundo, com custo estimado de R$ 1 bilhão e capacidade para aproximadamente 40 milhões de passageiros por ano.




Eleições 2013

Serra do mel: Fábio Bezarra [ Fabinho] é eleito prefeito

 
O candidato Fábio Bezerra de Oliveira (Fabinho), da coligação “Serra do Mel de Todos”, integrada por PMDB/PP/PR, foi eleito prefeito de Serra do Mel. Ele conquistou 4.077 votos (53,08%), contra 3.604 votos (46,92%) dados à sua adversária, Francisca Rodrigues Costa (Dona Francisca), da coligação “A mudança é pra valer, essa mudança inclui você”, composta de PT/PTB/PCdoB.

Foram computados 7.631 votos válidos, 63 brancos, 181 nulos e uma abstenção de 1.108 votos (12,27%).

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), as eleições suplementares que aconteceram hoje em Serra do Mel e Caiçara do Rio dos Ventos foram tranquilas e não foram registradas ocorrências graves. O Rio Grande do Norte foi o terceiro de 7 Estados que realizaram eleições suplementares a concluir a totalização dos votos.




eleições em 2013 - 07/04/2013
Caiçara dos ventos: Definida a eleição,
Conceição Lisboa e Fábio Bezerra venceram as as eleições suplementares mais é presa pela PF.


          PREFEITA ELEITA EM CAIÇARA
A candidata Conceição de Maria Gomes Lisboa Rocha (Ceiça), apoiada pela coligação “Unidos por uma Caiçara melhor”, integrada por PR/PSDB/DEM/PSD/PP, é a nova prefeita do município de Caiçara do Rio do Vento.
Ceiça foi eleita neste domingo, 7, por ocasião das eleições suplementares realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE/RN. Ela obteve 1.719 votos (56,31%), contra 1.334 (43,69%) votos do seu adversário Arnaldo Aciole, do PMDB. Foram apurados 5.153 votos, desses, 3.053 foram votos válidos, 23 brancos, 77 nulos. A abstanção foi de 296 votos, ou 8,58%
O que provocou a eleição suplementar em Caiçara do Rio do Vento foi o fato do candidato Felipe Muller ter seu registro de candidatura indeferido em virtude do seu pai ter exercido o cargo de prefeito por dois períodos consecutivos, o que contraria a Constituição Federal por caracterizar um terceiro mandato por pessoas pertencentes a um mesmo grupo familiar.
Já no município de Serra do Mel o novo prefeito é Fabio Bezerra de Oliveira (Fabinho), da coligação “Serra do Mel de Todos”, integrada por PMDB/PP/PR. Ele obteve 4.077 votos (53,08%), contra 3.604 votos (46,92%) dados à sua adversária, Francisca Rodrigues Costa (Dona Francisca), da coligação “A mudança é pra valer, essa mudança inclui você”, composta de PT/PTB/PCdoB.
Foram computados 7.631 votos válidos, 63 brancos, 181 nulos e uma abstenção de 1.108 votos (12,27%)
O Rio Grande do Norte foi o terceiro de 7 Estados que realizaram eleições suplementares a concluir a totalização dos votos.

 Conceição vence e é presa em Caiçara




Há mais de meia hora a terapeuta ocupacional Conceição de Maria Lisboa da Rocha e seus correligionários faziam carreata pelas ruas de Caiçara do Rio do Vento comemorando sua vitória na eleição extraordinária para prefeito municipal realizada neste domingo, 7, hoje.



De repente, porém, a barulheira minguou e ouviu-se na cidade a informação de que a polícia federal havia prendido Conceição, informação que este blog ainda não conseguiu confirmar junto a autoridades competentes. Ela foi levada para Lajes e seus aliados ficaram mantendo a festança acreditando que a prisão não passaria de mal entendido e Conceição chegaria daqui a pouco para voltar a comandar a comemoração.


Ainda havendo controvérsia quanto aos números de votantes e de votos válidos, é certo que Conceição obteve nas urnas 382 votos de maioria sobre o comerciante Arnaldo Acioli, que se candidatou pelo PMDB.

Os números que mais estão sendo mencionados dizem que Conceição recebeu 1.708 votos, contra 1.324. A vantagem terminou sendo maior do que a contabilizada na eleição em período normal, a 7 de outubro do ano passado, quando o jovem Felipe Muller, candidato pelo PP, enfrentou o então prefeito Edson Barbosa, o “Etinho” pelo PMDB. A decisão da justiça eleitoral de não contabilizar os votos dados a Felipinho empurrou a escolha para este 7 de abril.

As urnas mostraram uma realidade que se impôs a Caiçara do Rio do Vento nas últimas 48 horas, quando o grupo situacionista, até pouco antes amargurando forte escassez de dinheiro, há anos o mais forte combustível de suas campanhas, recebeu fortes injeções graças à abertura de bolsos por dois doublés de políticos e agiotas, os ex-prefeitos Felipe Eloi Muller, deste município, e Paulo Bernardo de Andrade Júnior, o “Júnior Bernardo”, de Riachuelo.

Formado por várias legendas, o grupo também recebeu de quinta-feira para este domingo forte injeção de “estímulo” apontada em Caiçara do Rio do Vento como possuidora do DNA da governadora Rosalba Ciarlini, que mergulhou de cabeça na disputa caiçarense na reta final da caminhada rumo às urnas.

O banho de dinheiro com que desde sexta-feira 5 os adeptos de Conceição Lisboa compraram lideranças e eleitores caiçarenses se estuarizou no exercício de várias aquisições, como este jornalista mostrou ao longo da madrugada deste domingo.

Um irmão de Conceição foi flagrado em plena compra de votos, fugiu e terminou nos braços da polícia federal, em Lajes, mas a corporação preferiu soltá-lo sem registrar a ocorrência, argumentando que seu mister não tem nada a ver com corrupção eleitoral.

O caso mais emblemático da larga aquisição de votos nas horas imediatamente anteriores à abertura das urnas foi protagonizado por um político apontado no centro administrativo do executivo estadual, em Lagoa Nova, na zona sul de Natal, como o caiçarense mais íntimo de Rosalba.

Trata-se do vereador Sebastião Hiran da Costa (PSDB), o “Tião Galinha”, que foi preso em flagrante, recebendo algemas e sendo trancafiado no xadrez que a polícia militar mantém na cidade. Tião Galinha foi solto menos de duas horas depois pela polícia militar, que agiu à revelia da justiça eleitoral e, segundo consta, cedeu a pressões exercidas da residência oficial da Governadora.

A justiça eleitoral se houve muito bem durante o pleito e os preparativos de ontem para a votação. Diante de denúncias, a juíza de Oliveira, titular da comarca e da zona eleitoral de Lajes, com jurisdição também sobre Caiçara do Rio do Vento, procurou comparecer pessoalmente aos locais indicados, acionando um grupo de policiais federais que a acompanhara durante todo o fim de semana.

Ontem, ela lacrou o comitê eleitoral do Dem, o partido que indicou Conceição Lisboa da Rocha, porque aliados desta começaram a promover uma carreata proibida pela legislação. Hoje, ao verificar que o mesmo comitê estava sendo usado como quartel general do grupo de organização e mobilização do Dem para a votação em si, a magistrada o lacrou definitivamente.

É difícil imaginar que a um grupo que vence duas eleições sucessivas a justiça eleitoral oponha obstáculos ou resistências, mas atores e observadores da política em Caiçara do Rio do Vento dizem que a juíza acumulou registros de várias ocorrências que poderiam levá-la a anular o pleito. Daí a acreditar que determinou a prisão de Conceição seria um pulo, mas o blog permanecerá na ativa a fim de conferir com mais precisão o que aconteceu.
---

P.S. O responsável pelo blog passou toda a noite de sábado para hoje trabalhando, em sua residência caiçarense, diante do Rio dos Ventos, sem poder sair de casa a pedido de familiares, que se preocupavam em função das ameaças recebidas nas duas últimas semanas. No meio da tarde, o sono bateu, e só há pouco mais de uma hora voltou ao batente. Agora, espera mais informações procedentes de Lajes.

Por Roberto Guedes do Diário de Caiçara do Rio do Vento / fotos do Blog Foco Sertanejo

Nenhum comentário: