sábado, 6 de abril de 2013


Dicas do dia:

Aprenda a fazer pão assado ao creme de alho
e um delicioso bolo de milho, que atá a vovó vai querer aprender.
Tudo isso no nosso blog.



Igrejas evangélicas denunciam pastor Feliciano

O deputado e "pastor" Marcos Feliciano choca não somente os negros, mas toda sociedade brasileira ao repetir, em pleno século XXI, um discurso teológico comumente utilizado no século retrasado, por religiosos fundamentalistas, para justificar a escravidão dos negros e a não concessão da igualdade nos direitos civis à população afrodescendente.

O deputado, agora, quer se tornar presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados! Esta comissão é o órgão em que os direitos de minorias, como os dos negros, serão postos em votação.

O vamos fazer? Vamos nos calar?!


 05/04/2013                        

Discurso do deputado Jean Wyllys no lançamento da Frente dos Direitos Humanos

Eu sou um crente, acredito nos mistérios. Os mistérios são aquilo que nossa razão e nossa ciência ainda não explicam, e a gente pode dar vários nomes aos mistérios – podemos chamá-los de Deus, destino, providências, universo, orixás.
Justamente por acreditar nos mistérios é que sempre me interessei por filosofia e história das religiões. Da história do zoroastrismo e da religião do povo iorubá até a história do espiritismo kardecista, passando pela história do judaísmo e do cristianismo.
“Mistérios sempre há de pintar por aí”, diz Gilberto Gil. Foi recorrendo a esse mistério que eu disse numa entrevista que só os mistérios poderiam explicar a minha eleição. Eu disse: “Deus, o universo, o destino, os orixás me deram esse mandato”. Mas apenas a última parte da frase foi usada num vídeo criminoso que não só quis me difamar, mas demonizar as religiões de matriz africana. Essa campanha difamatória teve algum sucesso porque o ódio aos homossexuais é algo concreto e porque, neste país, muita gente ainda não admite ver um homossexual fora do lugar subalterno, num espaço de poder. O mesmo se passa em relação às mulheres, aos negros e as pessoas indígenas.
É por conta desse ódio que se materializa em insultos, injúrias e assassinatos que os direitos humanos não podem excluir as minorias. Por isso mesmo construímos essa Frente: para garantir a voz das minorias estigmatizadas e colaborar em defesa de seus direitos.
Fora também os mistérios – Deus, o destino, a providência, o universo, os orixás – que nos levaram a construir essa Frente. Porque, ao contrário dos exploradores comerciais da boa fé das pessoas, ao contrário deles, não me amarra dinheiro não, mas a cultura. Não me amarra dinheiro não, mas direitos humanos. Não me amarra dinheiro não, mas os mistérios.





Direitos Humanos

150 líderes evangélicos rejeitam publicamente Marco Feliciano


Mais de 150 lideranças evangélicas assinam documento pedindo a saída de Marco Feliciano da presidência da CDHM. Pastor da Igreja Batista desabafa: "ele não representa os direitos humanos e a minoria"
A nomeação do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados continua rendendo críticas pelo Brasil. Na última terça-feira, mais de 150 lideranças evangélicas pediram a substituição do pastor por um parlamentar mais "familiarizado" com o tema. A petição que pede a saída do pastor da CDH já conta com quase 500 mil assinaturas (se ainda não assinou, assine aqui)
A Rede Fale pede aos deputados evangélicos da comissão – que, segundo o coletivo, são 12 dos 18 membros – que indiquem um novo nome. "Entendemos que este momento representa uma oportunidade concreta para a promoção e a defesa dos direitos dos mais vulneráveis e das minorias", informou em nota.
No domingo, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), que integra as igrejas Católica Apostólica Romana, Episcopal Anglicana do Brasil, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Sirian Ortodoxa de Antioquia e Presbiteriana Unida, também divulgou nota de repúdio à eleição de Feliciano.
Entre os signatários do novo documento, estão pastores de igrejas como a Presbiteriana, a Batista e a Assembleia de Deus, da qual o deputado paulista faz parte. Assinam a nota, entre outros, o pastor Antonio Carlos Costa, do Rio de Paz; o bispo primaz da Igreja Anglicana Mauricio Andrade; e o pastor batista Ariovaldo Ramos, presidente da Visão Mundial.
A Rede Fale é composta por 12 organizações evangélicas e 33 grupos locais, de 17 estados brasileiros. Segundo os coordenadores do movimento, trata-se de uma rede de orientação cristã que busca, há mais de dez anos, unir indivíduos e organizações para orar e agir contra as injustiças sociais.
marco-feliciano-evangelico
Em entrevista à revista Fórum, o pastor da Igreja Batista Marcos Dornel teceu críticas ao parlamentar e pediu como representante “alguém que tenha histórico de luta com direitos humanos, que conheça o que foi a tortura no Brasil, saiba o que é trabalho escarvo, entenda que existe tráfico de pessoas, enfim, que tenha lutado por pautas da área de direitos humanos.”
Como o senhor viu a eleição de Marco Feliciano para a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados?
Marcos Dornel – Foi uma forçada de barra, tinha que colocar alguém do PSC e acharam o pior nome. Fizeram uma reunião entre os evangélicos do partido, e o nome mais forte era o dele. Não vejo com bons olhos essa nomeação, as polêmicas causadas por ele nos prejudicaram. Estamos colocando em xeque, por causa de um cara que não tem histórico de luta pelos direitos humanos, toda uma nação, que é a nação evangélica.
A minha vocação para ser pastor me mostra que tenho que olhar para as minorias, e Feliciano é midiático e alegórico, muito vaidoso, faz até chapinha no cabelo. Deveria cuidar do rebanho e menos da política.
Segundo Feliciano, uma “maldição recai sobre a África”. Em sua interpretação da Bíblia, como o senhor vê essa afirmação?
Marcos Dornel – Nós, teólogos, estamos nos revirando, porque em nenhum momento na Bíblia Deus joga uma maldição sobre uma raça ou um povo. Essa frase foi uma infelicidade do Feliciano. A própria palavra diz que todo aquele que crê em Deus é abençoado. A Bíblia diz que tudo que Deus criou é bom, então, se tudo é bom, todas as raças são boas. Você dizer que uma raça é amaldiçoada é uma besteira. Ele foi infeliz.
Mais de 150 lideranças assinaram uma carta de repúdio ao Feliciano, o senhor concorda?
Marcos Dornel – Eu me incluo nessa faixa de rejeição ao nome dele como presidente, nós estamos repudiando esse cara. A comissão deve ser presidida por alguém com histórico de luta pelos direitos humanos, que conheça o que foi a tortura no Brasil, saiba o que é trabalho escravo, entenda que existe tráfico de pessoas, enfim, que tenha lutado por pautas da área de direitos humanos. Não sou contra porque ele é um líder religioso, mas sim porque ele não tem qualquer experiência no assunto. Marco Feliciano não representa as minorias. Aliás, se existe uma diferença entre elite e pobres na igreja, o Feliciano representa essa elite.
Há, no discurso do Marco Feliciano, uma deturpação dos valores da Bíblia?
Marcos Dornel – Olho para o Felicano e vejo um pastor que só prega sobre prosperidade. Jesus ensinou para nós que mais importante é ser, o Marco prega que devemos ter. Pregamos uma igreja que reparte, a igreja do comum, é a igreja que Jesus diz: “Se você tem dois quilos de arroz, dê um a quem não tem”, é uma igreja que está ao lado das minorias. Os direitos humanos não tem que defender o pobre por ele se pobre, mas sim por ele ter dignidade humana, é isso que a Bíblia prega. Um cara que prega que só é próspero quem tem casa na praia, tem o carro do ano, isso não é direitos humanos, isso é direito de quem tem.
O senhor acredita que esse fato possa estimular o preconceito contra os evangélicos?
Marcos Dornel – Nunca tivemos a oportunidade de debate nesse país, podemos, hoje, mostrar o que Cristo nos pregou. Agora, com esse cidadão na presidência, tudo pode se voltar para trás, porque todo o trabalho de igrejas evangélicas vai por água baixo. Estamos vendo uma mini-guerra religiosa no meio das igreja evangélicas, já estamos desgastados por conta desses pastores midiáticos. Ressalto, não é por ele ser evangélico, mas é que ele não representa os direitos humanos e as minorias.




Bolo de milho e creme de cebola

bolo-salgado-de-milho-e-creme-de-cebola

Ingredientes:

    • 1 xícara (chá) de leite.
    • 1 lata de milho verde escorrido
    • 1 pacote de creme de cebola
    • 1 xícara(chá) de óleo
    • 3 ovos
    • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
    • 1 colher(sopa) de fermento em pó
Cobertura

  • 400g de queijo prato ralado grosso.
  • 400g de tomate seco.
  • orégano para polvilhar

Modo de Preparo:

  • Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC).
  • Unte com óleo uma assadeira grande (40+28 cm) e reserve.
  • Bata no liquidificador o leite e o milho até triturar totalmente os grãos.
  • Junte o creme de cebola o óleo e os ovos e bata por mais 1 minuto ou até formar uma mistura homogênea.
  • Passe para uma tigela média.
  • Junte a farinha e o fermento e misture delicadamente.
  • Coloque a massa na assadeira reservada.
  • Cubra com o queijo e o tomate e polvilhe o orégano.
  • Leve ão forno por 40 minutos ou até que um palito saia limpo.
  • Sirva em seguida


postheadericon
Dicas e receitas caseiras
Pão assado com creme de alho

pao-assado-com-creme-de-alho

Ingredientes:

  • 10 pães francês em rodelas
  • 2 ovos
  • 300 ml óleo
  • 2 colheres de sopa de maionese
  • 3 dentes de alho
  • 1 limão (suco)
  • orégano
  • sal a gosto

Modo de Preparo

  • Coloque os ovos no liquidificador e adicione o óleo com ele ligado (ele vai ficando em forma de creme).
  • Adicione a maionese, alho, sal, orégano e o suco do limão.
  • Quando tiver firme pare de bater e despeje em uma vasilha.
  • Corte o pão em rodelas e passe o creme e leve aoforno ou churrasqueira.
Dicas do redator- Juraci Ferreira

voce pode tambem acrecentar mozzarella e gorgonzola! (ou outros queijos) E para assar, uso uma folha de papel manteiga molhada e amassada envolvendo o pão e levo ao forno quente. A umidade do papel deixa o pão suave, molhadinho e protege do calor.. assim ele assa por fora sem queimar por dentro... é uma maravilha!

Nenhum comentário: