domingo, 24 de março de 2013


Saúde e alimentos

Será que as salsichas são feitas com carne podre ?

Será que as salsichas são feitas com carne podre
Olá amigos leitores de "Os Illuminati". Hoje vamos mostrar algo interessante sobre os alimentos que comemos, e começarei pela salsicha, confiram.

Alguns dizem que salsicha é feita com carne velha, podre, de cavalo, e leva até jornal velho miolos de porco e toda sorte de porcarias não aproveitáveis de criaturas mortas na sua composição. Mas a resposta para o titulo dessa postagem é não. Mas a verdade não podemos negar, é gostoso comer salsichas ela não pode faltar em um cachorro quente, mas ela realmente é algo bem "podrão", por assim dizer.


Infelizmente, verdade seja dita aqui, a maioria dos alimentos que comemos diariamente são industrializados e são feitos com muita química e ingredientes que podem fazer mal ao nosso organismo, quando consumido em grandes quantidades ou até mesmo gradativamente com o tempo fazem mal.

Diz o ditado que:
Leis são como salsichas; é melhor não saber como são feitas.
A frase foi criada pelo chanceler alemão Otto Von Bismarck (1815-1898),que se tornou célebre em todo o mundo e ajudou a espalhar o boato de que as salsichas são feitas de ingredientes duvidosos e em ambientes nada limpos. Talvez as coisas fossem assim no tempo de Bismarck, mas hoje em dia, as coisas são bem diferentes, mas mesmo assim não são tão "saudáveis".

O processo de produção desse embutido é industrial e segue as normas de higiene do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Pode ter certeza que as empresas que têm certificação não usam ingredientes duvidosos para preencher a salsicha”, afirma Marise Rodrigues Pollonio, professora da Área de Carnes e Derivados da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp.

Será que as salsichas são feitas com carne podre
Imagem do processo de fabricação da salsicha.

Mesmo sabendo que elas podem aumentar o seu risco de ataque cardíaco em 42% de acordo com um estudo feito em Harvard, as salsichas dominam o mercado mundial de alimentos há décadas.

Relato de uma pesquisa:
Pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard analisaram 20 estudos de diversas partes do mundo envolvendo mais de 1 milhão de pessoas, sobre os efeitos da carne processada na saúde, já se sabia que seu consumo pode estar relacionado a casos de câncer de intestino. A pesquisa descobriu que 50 gramas diários de alimentos como bacon, salsicha e presunto podem aumentar o risco de problemas cardíacos em 42% e de diabete tipo 2 em 19%. Cinquenta gramas é o mesmo que duas fatias finas de bacon ou a salsicha de um cachorro quente simples. Fonte
Mas afinal, quais os ingredientes da salsicha ?

A matéria-prima da salsicha que vai no cachorro-quente brasileiro são carnes suína, bovina e de frango. Isso mesmo tudo isso misturado. Mas o problema é que nada dessa carne é de primeira, o que entra na composição do alimento são aquelas partes menos nobre, que sobraram da fabricação de outros produtos.

Será que as salsichas são feitas com carne podre
Imagem do processo de fabricação das salsichas.

Mas o que dá mesmo sabor ao produto são o sal e os temperos, que variam de acordo com o fabricante, mas que costumam ter alho, cebola, pimentas em pó e outras especiarias.

Depois, ainda são acrescentados os ingredientes chamados extensores, que têm a função de melhorar a ligação entre a água e as gordura. Na embalagem, eles vêm descritos como proteína de soja, amidos e carragena. Por último, para que o produto tenha maior durabilidade, entram em cena os aditivos, como nitrito de sódio e fosfatos.

Veja a descrição do processo pelos fabricantes:
Na primeira etapa de produção, as carnes e a gordura são moídas até formar uma massa bem fina, à qual serão acrescentados os outros ingredientes. Com tudo bem misturado, a massa vai se tornar um “embutido”. Ou seja, ela é colocada dentro de um envoltório de plástico, que vai dar o formato ao produto. A salsicha é, então, cozida em banho-maria até atingir 72º. Em seguida, o produto passa por um processo de resfriamento e é retirado das “tripas artificiais”. “Nessa etapa, a salsicha pode receber um banho de corante para ficar com uma cor que seja atraente ao consumidor”, explica Marise Pollonio. Depois dessa etapa, o produto está pronto para ser embalado e distribuído. Fonte
Agora que você sabe alguns dos mitos, já pode assistir ao processo de fabricação da salsicha:


Será que as salsichas são feitas com carne podre
Será que vai olhar para esse belo cachorro - quente com outros olhos ? Como diz o ditado bom é quando faz mal, rsrsrs.
 
 
 
 
 
 
 
 


Intolerâcia religiosa


Até quando? veremos tanta falta de respeito as tradições culturais e religiosas do povo de Candomblé?




Estátua de Iemanjá é destruída na Barra da Tijuca
Foto: Foto do leitor Paulo Roberto de Freitas / Eu-repórter
Estátua de Iemanjá é destruída na Barra da TijucaFoto do leitor Paulo Roberto de Freitas / Eu-repórter
 
RIO - Os pescadores da Barra da Tijuca estão se sentindo desprotegidos nos últimos dias. Na madrugada desta quarta-feira, a estátua de Iemanjá que adornava uma parte do quebra-mar foi destruída a pedradas por vândalos. O leitor Paulo Roberto Freitas, que costuma passar pelo local, percebeu a estátua quebrada e enviou a foto para o Eu-repórter. A Associação de Pescadores da Barra da Tijuca disse já ter encomendado uma nova imagem para o mesmo local. Sem muita surpresa, o presidente da colônia, Luiz Carlos Araújo, disse que é a quarta vez que a estátua é destruída desde sua inauguração, em 1973.
- Essa que foi destruída estava ali há quatro meses. Já trocamos várias vezes, mas, de madrugada, tem gente que vem e quebra - afirma ele, que não descarta a possibilidade da ação ser motivada por intolerância religiosa.
Para o pescador, a falta de policiamento no quebra-mar favorece a ação criminosa:
- Tem muita gente estranha que vem para cá à noite, não dá para saber. São grupos de jovens que bebem demais e podem ter vandalizado a estátua. Mas também pode ser obra de um grupo religioso que não gosta de Iemanjá. Não posso acusar ninguém.
Sensibilizados com os pescadores, a Subprefeitura de Barra e Jacarepaguá e o Grupo Ofarerê pretendem contribuir para evitar que a nova imagem de Iemanjá seja novamente alvo de vândalos. Ismael Evangelista, líder do Ofarerê, quer instalar no local uma estátua de dois metros de altura em fibra de vidro.
- O atentado pode ter sido motivado por intolerância religiosa, sim. Essa estátua existe há tempos ali, mas ganhou visibilidade após a comemoração do Dia de Iemanjá que fizemos lá este ano. Isso pode ter chamado a atenção de vândalos- suspeita Evangelista.

Nenhum comentário: