terça-feira, 12 de março de 2013



Motociclista morre após ser atropelado por ônibus, transito lento na ponte de Igapó



Um acidente de transito ocorrido na manhã desta terça-feira (12) deixou mais um morto na ponte de Igapó. Daniel Costa Joventino, de 29 anos, é o segundo motociclista morto em atropelamento na ponte em menos de 12 horas. O acidente deixou o transito lento no sentido Zona Norte - Centro.
Rafael BarbosaApós bater na traseira de um carro, o motoqueiro Daniel Joventino foi atropelado por um ônibusApós bater na traseira de um carro, o motoqueiro Daniel Joventino foi atropelado por um ônibus



De acordo com informações da Polí­cia Rodoviaria Federal (PRF), o motociclista Daniel Costa Joventino trafegava entre as duas faixas quando colidiu com um carro que estava na faixa da esquerda. O homem foi derrubado para a faixa do lado direito e, ainda cai­do, um ônibus passou sobre a cabeça do motociclista, levando-o a óbito na hora.
 
Devido ao acidente, o tráfego ficou lento desde o início da manhã, com congestionamento até as proximidades do Bope, na avenida Jpão Medeiros Filho. No sentido contrário, devido as paradas dos curiosos, o transito também ficou lento. O Instituto Tecnico-Cientifico de Polícia (Itep) foi ao local para retirar o corpo.

Com o acidente, o transito ficou congestionado nas duas pontes, no sentido Zona Norte - Centro. Na ponte de Igapó, o congestionamento chegou ao Nordestão de Igapó, enquanto o congestionamento na ponte Newton Navarro chegou ao Norte Shopping.

Perigo

Na noite de ontem (11), o adolescente Luan Nascimento de Matos, de 16 anos, também morreu em um acidente envolvendo uma motocicleta na ponte de Igapó. O jovem, que estava em uma Traxx, foi atropelado por um caminhão enquanto seguia para a zona Norte, voltando da escola. Ele também morreu na hora.

Na segunda-feira (4), mais um acidente envolvendo motociclista terminou em morte na ponte de Igapó. Luciano Gomes de Andrade, 37 anos, atingiu um ônibus com a parte traseira da moto, caindo na via e sendo atropelado, morrendo na hora.
 

Presos são pegos dentro de tunel em nova tentativa de fuga em Natal

Policia conseguiu evitar debandada na madrugada desta terça-feira (12).
Nucleo de Custódia da Cidade da Esperança continua superlotado.

Polícia evitou nova fuga no Núcleo de Custódia de Natal. Presos tentaram escapar por um túnel (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Polícia evitou nova fuga no Núcleo de Custódia de Natal. Presos tentaram escapar por um túnel

Três presos foram pegos na madrugada desta terça-feira (12) dentro de um túnel escavado a partir do ralo do banheiro de uma cela em mais uma tentativa de fuga no Núcleo de Custódia da Polícia Civil, unidade que fica no bairro de Cidade da Esperança, na zona Oeste de Natal. De acordo com a própria Polícia Civil, o túnel dava acesso à área externa do prédio, onde os agentes perceberam a movimentação.

 
Um agente entrevistado contou que, quando perceberam a movimentação, os agentes ficaram de tocaia esperando os presos tentarem sair do buraco.
“A gente ouviu um barulho, deu a volta pelo corredor e percebemos que o buraco já tinha arriado. Um pouco depois começou a fazer água no buraco que eles estavam abrindo. Aí eles começaram a cavar pela lateral. A gente ficou até amanhecer esperando pra ver se algum deles colocava a cabeça pra fora. Não colocaram, parece que perceberam que a gente estava em QAP (em espera). A solução foi pedir apoio da PM”, revelou
O buraco aberto pelos presos fez romper a tubulação da fossa e levou o esgoto para dentro da única cela do Núcleo de Custódia. Os mais de 90 presos da unidade foram levados para o pátio externo para que os policiais pudessem fazer uma vistoria no local.

Núcleo lotado

Nesta segunda-feira (12), antes desta nova tentativa de fuga, a reportagem da Inter TV Cabugi esteve no Núcleo de Custódia da Cidade da Esperança e mostrou que, em uma única cela – que possui capacidade para 50 presos – mais de 100 homens se amontoavam. Por falta de espaço, 17 detentos estavam no corredor do prédio. Para evitar fugas, todos com as mãos atadas com braceletes de plástico. Um deles conseguiu escapar, mas foi logo recapturado.
“Isso aqui está inviável. Todos os dias é a mesma coisa. Eu não tenho mais nem cara. Ninguém vê isso aí. Eu acho que ninguém assiste televisão. Eu acho que as autoridades não estão assistindo televisão. Eu acho que tá faltando é isso: um pouco de atenção das autoridades, dos gestores, pra levarem isso aqui um pouco mais a sério”, reclamou Tânia Pereira, diretora da unidade.

Na ocasião da entrevista, a diretora mais uma vez reclamou das instalações físicas do prédio.
.
“O único vaso sanitário que tem dentro da cela não está funcionando. As instalações hidráulicas também estão todas quebradas e agora a gente não tem como manter estas pessoas sem água e sem banho. Tá tudo insalubre aí dentro”, pontuou.
Ao fim da matéria, ainda de acordo com Tânia Pereira, a unidade ainda não foi transferida para o antigo CDP do Panatis, na zona Norte da cidade, porque lá só há capacidade para abrigar 45 presos.
A diretora, cansada de viver a difícil situação, disse que já pediu para deixar o Núcleo de Custódia. “Os policiais aqui estão desgastados. Eu estou desgastada. Nós estamos num nível de estresse muito alto. Eu já pedi pra sair daqui”, admitiu.
O delegado geral da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Fábio Rogério, afirmou que um novo Núcleo de Custódia será aberto ainda esta semana. Contudo, mesmo com este novo prédio, não haverá vagas para receber todos os presos que estão no Núcleo de Cidade da Esperança. O antigo Centro de Detenção Provisória de Candelária, na zona Sul de Natal, será reformado. Depois desta obra, ele poderá receber 100 presos. A ideia é que todos os detentos sejam transferidos para o CDP reformado e que o novo Núcleo de Custódia comece a funcionar sem nenhum preso em suas dependências.
A Secretaria de Justiça e da Cidadania do Estado (Sejuc) não informou quando irá entregar o CDP de Candelária.
Núcleo interditado
O Núcleo de Custódia da Polícia Civil não pode receber novos preso. Por determinação da Justiça, ainda em agosto do ano passado, a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) do RN foi obrigada a remover todos os detentos do local. Segundo o juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Cícero Martins de Macedo Filho, a unidade não apresenta infraestrutura adequada.
Em janeiro deste ano, a Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape) deu início à transferência. No entanto, segundo a própria diretora do Núcleo, Tânia Pereira, a unidade continua recebendo presos, principalmente durante os finais de semana.


MP pede na Justiça revitalização da ponte de Igapó, em Natal

Estrutura de ferro foi alvo de Ação Civil Pública do MP/RN.
o orgão quer que poder público custei revitalização do patrimônio histórico.



Ponte de Igapó, em Natal, deve ser revitalizada (Foto: Canindé Soares)Ponte de Igapó, em Natal, deve ser revitalizada (Foto: Canindé Soares)

O Ministério Público do RN entrou com uma Ação Civil Pública na Justiça para que o Estado do Rio Grande do Norte, Município de Natal e a empresa J. Lopes da Silva & Cia, solidariamente, sob a supervisão da Fundação José Augusto, custeiem e promovam o projeto de revitalização da ponte de ferro de Igapó, importante patrimônio histórico potiguar. A estrutura liga as zonas Norte e Oeste da capital sobre o rio Potengi. As informações foram divulgadas na tarde desta segunda-feira (11) pela assessoria de comunicação do MP.
Na ação, que tramita na Vara da Fazenda Pública, o representante do Ministério Público pede a condenação solidária do Estado, Município e empresa J. Lopes da Silva & Cia pelos danos patrimoniais e extrapatrimoniais causados ao longo dos anos ao meio ambiente cultural, pelo completo descaso para com a ponte de ferro de Igapó.
Em caráter de medida liminar, o MP requereu perante a Justiça que o Estado efetue, no prazo de 90 dias, a limpeza e reparos emergenciais da estrutura da ponte, sob orientação do Conselhos Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). E em 180 dias, que recupere a estrutura da ponte com a colocação de assoalho, grades de proteção, pintura e iluminação.
Também em caráter de liminar, o MP requereu à Justiça que determine ao Município a imediata retirada de faixas e cartazes fixados na ponte, estabelecendo uma rotina de fiscalização diária para evitar que esse procedimento irregular se repita. Além de interromper, por completo, o acesso de pedestres à ponte, não apenas para impedir o mau uso para fixação de cartazes e similares, como também para proibir banhistas e crianças de saltarem do local para o rio.
E também, que determine ao Município que retire as construções irregulares de residências e pontos comerciais existentes nas vias de acesso à ponte de ferro, que tenham sido erguidas em detrimento das prescrições urbanísticas e autorização municipal.



Comitê de enfrentamento às drogas é criado no Rio Grande do Norte

Decreto foi assinado na presença do ministro da Justiça neste sabado (9).
Medida será publicada nesta terça (12); objetivo é a prevenção do vício.


O Governo estadual do RN criou o comitê estadual de gestão do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack, Álcool e outras drogas, cujo decreto foi assinado neste sábado (9) - durante a visita do ministro da Justiça Eduardo Cardozo - e será publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (12).
O comitê faz parte da articulação nacional de combate às drogas, bem como a adesão do Rio Grande do Norte ao programa do Governo Federal ‘Crack, é possível vencer’.Entre as competências do grupo estão a estruturação, articulação e ampliação das ações voltados à prevenção do uso, tratamento e reinserção social de usuários de drogas, além do apoio ao fortalecimento das redes de atenção à saúde e assistência social para dependentes químicos.
O comitê será composto por representantes do Gabinete Civil do Governador; da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas); da Secretaria de Estado da Saúde (Sesap); da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed); da Secretaria de Estado da Educação (Seec); da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel); da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc). Os membros serão designados pelos titulares de cada órgão, no prazo de dez dias, contados a partir da publicação do decreto.
De acordo com dados da Confederação Nacional dos Municípios de 2010, o Brasil apresenta cerca de 12,3 milhões de usuários de drogas. A pesquisa também apontou que o crack está presente em 90% dos municípios brasileiros.


Trio é preso por venda de droga no interior do Rio Grande do Norte

Dois irmãos e uma mulher estavam comercializando maconha.
Prisão aconteceu na tarde desta segunda-feira (11), em Brejinho.


Dois irmãos e uma mulher foram presos em flagrante vendendo drogas em Brejinho, a 48 quilômetros de Natal, na tarde desta segunda-feira (11). Segundo a Polícia Militar, o trio estava sendo monitorado há aproximadamente dois meses.
"Recebemos denúncias anônimas que foram confirmadas pelo nosso trabalho de monitoramento dos suspeitos. Hoje, flagramos o trio com maconha", disse o policial militar Edson Aires.
Os três foram ouvidos em Brejinho e serão transferidos para Natal. "Assim que houver vaga eles serão levados para a capital", finalizou o PM.

Jovem desaparecido em excursão a  lagoa é achado morto na Grande Natal

Corpo foi encontrado na manhã desta segunda (11) com marcas de tiros.
Luan dos Santos participava de excursão a  Lagoa do Carcará


Um jovem de 19 anos foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira em um canavial localizado na estrada de Bonfim, em Nísia Floresta, município da Grande Natal. De acordo com a Polícia Civil, Luan dos Santos Silva estava desaparecido desde domingo quando saiu de casa, no bairro Vale Dourado, na zona Norte da capital potiguar, participando de uma excursão com destino à Lagoa do Carcará e não retornou para casa.
O corpo do jovem foi encontrado por um popular por volta das 7h da manhã desta segunda (11). De acordo com a Polícia Civil, o corpo apresentava marcas de pancada e três tiros: um na mão e dois na cabeça.
Segundo informações da polícia, Luan teria se envolvido em uma confusão na tarde do domingo (10) com integrantes de um outro ônibus de excursão. Um boletim de ocorrência chegou a ser lavrado na delegacia de Nísia Floresta em que Luan dos Santos é citado como uma das pessoas que teria jogado pedras no ônibus.
A Polícia Civil informou ainda que, enquanto a equipe do Itep fazia a remoção do cadáver, o pai de Luan dos Santos chegou à delegacia de Nísia Floresta à procura do filho. Ele teria dito que o filho não retornou para casa na noite de domingo conforme previsto e por isso foi em busca de informações. Quando o carro do Itep passava pela delegacia policiais pediram que o veículo parasse e o pai reconheceu o corpo do filho



Tarja - Vaticano e o Papa

Vaticano

Com missa, cardeais iniciam ritos para eleger novo papa

Celebração antecede o início do conclave, que começa na tarde desta terça



Cardeais reunidos na Basílica de São Pedro em missa antes do conclave
Cardeais reunidos na Basílica de São Pedro em missa antes do conclave - Michael Kappeler/EFE
O dia aguardado por centenas de milhões de católicos chegou. Nesta terça-feira, no Vaticano, os 115 cardeiais que irão escolher o novo papa da Igreja Católica dão início ao conclave que irá determinar quem entre eles vai suceder Bento XVI, que surprendeu o mundo ao anunciar sua renúncia no mês passado. A primeira votação, caso ocorra, só será à tarde, após os cardeais se trancarem na Capela Sistina.
Leia também:
Procura-se um papa que saiba dialogar com o século XXI
Entre os favoritos para se tornar o novo papa, um brasileiro
Mas os rituais para o conclave já começaram pela manhã com a missa "Pro Eligendo Pontifice", que antecede o início da escolha do 266º papa da história. Às 10 horas de Roma (6 horas em Brasília), teve início na Basílica de São Pedro a celebração na qual os cardeais oram e pedem a proteção divina antes de se enclausurarem.
Pelo caráter histórico, a missa também é muito concorrida pela gente comum e por turistas que estão em Roma especialmente para presenciar o anúncio da escolha do novo pontífice. Milhares de fiéis passaram horas na fila do lado de fora da basílica para acompanhar a cerimônia solene em latim, presidida pelo decano do colégio cardinalício, o cardeal italiano Angelo Sodano.
Twitter – Alguns cardeais que entraram no Vaticano nesta terça para o conclave utilizaram o Twitter para se despedir dos fiéis antes do isolamento. "Último tuíte antes do conclave: que nosso Pai ouça e responda com amor e misericórdia a todos as orações e sacrifício para um resultado frutífero. Deus nos abençoe!", escreveu o sul-africano Wilfried Napier.
Antes de seguir para a residência na qual os 115 cardeais eleitores ficarão, o americano Roger Mahony escreveu: "Último tuíte antes de entrar na Casa Santa Marta e da missa para eleger um papa. Primeira reunião do conclave na terça-feira à tarde. Precisamos de orações"
Pierre Durieux, porta-voz do cardeal francês Philippe Barbarin, escreveu uma mensagem para informar que os três cardeais franceses haviam entrado no Vaticano: "Um grande silêncio". Já a religiosa Mary Ann Walsh, porta-voz da conferência episcopal dos Estados Unidos, mostrou bom-humor em sua conta no microblog: "Nesta era digital, me preocupa que alguns cardeais possam ter síndrome de abstinência sem o iPad e o Twitter".
As redes de comunicação estão bloqueadas na Capela Sistina para evitar qualquer tipo de interferência e todos os funcionários de serviço. Assim como os cardeais, eles juraram manter segredo sob pena de excomunhão.





O carisma também é um fator importante, no sentido de ser alguém capaz de passar a mensagem da Igreja adiante de forma clara e consistente. “O papa precisa falar com o coração dos fiéis. João Paulo II tinha um grande carisma e conseguia atrair a atenção das pessoas do mundo todo. Também Bento XVI era carismático no sentido de ser muito humilde”, opina monsenhor Anthony Figueiredo. Uma presença pública forte e atraente também pode fazer diferença. “O que importa é que o papa saiba se comunicar bem com as pessoas", diz William Cook. "Uma vez assisti a uma audiência pública de Bento XVI, na Praça São Pedro, e pensei comigo mesmo: este é um sermão muito interessante, mas acadêmico demais para envolver a multidão”. A importância do carisma aumenta em regiões onde os fiéis estão migrando para outras religiões cristãs, como no Brasil, e na África. Aos jovens, a Igreja parece menos relevante do que ela era para seus pais, há 40 anos, pois não mais responde às questões contemporâneas.







O carisma também é um fator importante, no sentido de ser alguém capaz de passar a mensagem da Igreja adiante de forma clara e consistente. “O papa precisa falar com o coração dos fiéis. João Paulo II tinha um grande carisma e conseguia atrair a atenção das pessoas do mundo todo. Também Bento XVI era carismático no sentido de ser muito humilde”, opina monsenhor Anthony Figueiredo. Uma presença pública forte e atraente também pode fazer diferença. “O que importa é que o papa saiba se comunicar bem com as pessoas", diz William Cook. "Uma vez assisti a uma audiência pública de Bento XVI, na Praça São Pedro, e pensei comigo mesmo: este é um sermão muito interessante, mas acadêmico demais para envolver a multidão”. A importância do carisma aumenta em regiões onde os fiéis estão migrando para outras religiões cristãs, como no Brasil, e na África. Aos jovens, a Igreja parece menos relevante do que ela era para seus pais, há 40 anos, pois não mais responde às questões contemporâneas.




Joao Paulo II e Bento XVI acreditaram tomaram medidas contra os escândalos sexuais na Igreja que se mostraram insuficientes para conter as críticas. “O próximo papa deve demitir os bispos que tenham qualquer ligação com os escândalos para deixar isso para trás”, afirma William Cook. “Os escândalos devem ser enfrentados com muita coragem, dando continuidade ao que Bento XVI já vinha fazendo, tirando a sujeira que estava escondida embaixo do tapete e admitindo os problemas da Igreja. Também precisa ser corajoso e até arrojado para entender com clareza os problemas da Igreja e do mundo”, diz Valeriano Costa.



Barbosa: bancos são 'lenientes' com lavagem de dinheiro

Segundo o presidente do STF, o crime continuará a ocorrer enquanto as instituições financeiras não visualizarem a possibilidade de serem punidas

Joaquim Barbosa, como presidente do STF e relator do Mensalão, em 05/12/2012
Joaquim Barbosa, como presidente do STF e relator do Mensalão, em 05/12/2012 (Carlos Humberto/SCO/STF )
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, afirmou nesta segunda-feira que os bancos são lenientes no controle de operações suspeitas de lavagem de dinheiro. Barbosa foi o relator do processo do mensalão, julgado no segundo semestre de 2012, que resultou na condenação de 25 pessoas, 21 delas por lavagem de dinheiro.
"De fato, enquanto instituições financeiras não visualizarem a possibilidade de serem punidas por servirem de meio para ocultar valores sob sua responsabilidade, existirá a busca do lucro, visto como combustível sobre o controle leniente que os bancos fazem da abertura de contas e transferências", disse Barbosa ao discursar na abertura de um seminário em Brasília sobre lavagem de dinheiro.
Também presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Barbosa afirmou que a ocultação de valores tem de ser veementemente reprimida. Ele disse que há uma diferença grande entre as denúncias oferecidas pelo Ministério Público e as arquivadas pelo Judiciário. "O número de inquéritos arquivados, quando comparado ao número de denúncias aceitas, indica que é necessária apuração para saber se as discrepâncias estão na deficiência da investigação ou no trabalho executado pelo Ministério Público", declarou.
Dados divulgados pelo CNJ sobre o combate à lavagem de dinheiro mostram que no ano passado foram recebidas menos denúncias do que em 2011. Já os arquivamentos de 2012 superaram os do ano anterior. Os tribunais julgaram 61 processos no ano passado. Em 2011, foram 183.


Aspirina ajuda a prevenir o melanoma, diz estudo

Pesquisa feita com mais de 60.000 mulheres descobriu que o uso regular da droga pode diminuir em até 30% as chances desse tipo de câncer de pele

Aspirina: nova fórmula reduz o tempo de absorção do medicamento pelo organismo
Aspirina: extenso estudo conclui que remédio pode reduzir em até 30% o risco de melanoma entre mulheres (Thinkstock)
O uso regular de aspirina — algumas vezes por semana — pode diminuir em até 30% o risco de mulheres desenvolverem o tipo mais agressivo de câncer de pele, o melanoma, que é considerado grave por geralmente resultar em metástase. E, além disso, quanto mais tempo a mulher toma aspirina, menor é a sua chance de ter a doença. Essas são as conclusões de um novo estudo da Faculdade de Medicina da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, o maior já feito sobre formas de prevenção do melanoma, segundo os seus autores. Esses resultados foram publicados nesta segunda-feira no periódico Cancer, da Sociedade Americana de Câncer.

Saiba mais

MELANOMA
O tipo mais agressivo de câncer de pele é o melanoma, que tem origem nas células produtoras de pigmento, os melanócitos. Se for detectado no início, a possibilidade de cura é grande. Em países desenvolvidos, 73% dos que recebem diagnóstico de melanoma estarão vivos em cinco anos. Já nos países em desenvolvimento, apenas 55% das pessoas que recebem o mesmo diagnóstico sobreviverão. Daí a importância de um check-up de pele anual, realizado por um dermatologista.

Fonte: Lucia Mandel
O trabalho, coordenado por Jean Tang, professora assistente de dermatologia em Stanford, foi feito com base nos dados de quase 60.000 mulheres de 50 a 79 anos que haviam participado da Iniciativa de Saúde da Mulher, um estudo demográfico realizado com mulheres na pós-menopausa. Na pesquisa, as participantes forneceram, durante 12 anos em média, informações como alimentação, atividade física, histórico de exposição ao sol e de uso de medicamentos.
Os pesquisadores acompanharam as voluntárias ao longo de todo esse período, realizando consultas clínicas para se certificarem de que elas realmente estavam usando aspirina e para realizarem exames capazes de diagnosticar melanoma. Todas as mulheres que fizeram parte do estudo eram caucasianas. Segundo Tang, o objetivo de sua equipe era analisar pacientes com maiores chances de melanoma – e menos pigmento na pele é um fator de risco para a doença.
Leia também: Genoma do melanoma confirma risco da exposição ao sol
Efeito protetor — De acordo com o estudo, de maneira geral, mulheres que tomavam aspirina regularmente apresentaram um risco 21% menor de desenvolver melanoma do que aquelas que nunca faziam uso da droga. Esse efeito protetor aumentou conforme o tempo de uso do medicamento: em comparação com mulheres que não tomavam aspirina, aquelas que o fizeram durante um ano tiveram um risco 11% menor de ter melanoma; as que fizeram uso da droga entre um e quatro anos apresentaram um risco 22% menor; e as que tomaram aspirina por mais de cinco anos apresentaram um risco 30% menor.
Leia também:
Uma aspirina por dia diminui o risco de mortes por câncer
Pesquisa decifra como aspirina pode combater o câncer
Aspirina previne o câncer, afirmam estudos
Aspirina diminui o risco de desenvolver câncer colorretal

Segundo Jean Tang, a aspirina pode prevenir o melanoma por meio de seus efeitos anti-inflamatórios. "A aspirina reduz a inflamação, e a inflamação é um dos fatores que levam ao desenvolvimento do melanoma", diz. A pesquisadora acredita que essas conclusões mostram que a aspirina pode também ter um papel importante na prevenção de outros tipos de câncer. "Há um grande entusiasmo em relação a esses achados, pois a aspirina já foi relacionada a efeitos positivos na saúde cardiovascular e no câncer colorretal em mulheres. Essa é mais uma peça no quebra-cabeça da prevenção", afirma Tang.
No entanto, embora os resultados sejam positivos, os autores afirmam que ainda não é possível receitar aspirina para prevenir o melanoma, já que eles ainda não chegaram à conclusão sobre qual é a quantidade adequada de aspirina que deve ser tomada, e durante quanto tempo, para que seu efeito protetor seja mais eficaz. "Há também desvantagens para o uso de aspirina, como efeitos adversos que podem incluir dores no estômago, úlcera e hemorragia", diz Tang.

Nenhum comentário: