sexta-feira, 28 de junho de 2013

MP pede interdição da Cadeia Pública de Caraúbas

Pedido é feito em virtude do comprometimento da estrutura física da unidade.

Por Redação
Foto: Cedida
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por intermédio da Promotoria de Justiça da Comarca de Caraúbas, ajuizou ação civil pública contra o Estado para que a Justiça determine a interdição da Cadeia Pública do município em face do comprometimento da estrutura física da unidade.
O representante do Ministério Público pede na Justiça a concessão de medida liminar para a interdição e após disso que seja estipulado o prazo de 48 horas para a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) transfira todos os detentos ali custodiados para outras unidades do sistema prisional.
O Promotor de Justiça Rafael Silva Paes Pires Galvão também solicita na ação que a Cadeia Pública de Caraúbas se abstenha de receber qualquer outro preso para custódia até que todas as ilegalidades encontradas sejam comprovadamente sanadas.
Entre as providências que devem ser tomadas para o correto funcionamento da cadeia pública estão: reforma integral das instalações elétricas da unidade prisional; realização e execução de Projeto de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), inclusive com manutenção dos extintores; realização e execução do Projeto de Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA); além da adequação do armazenamento do GPL.
Para se ter ideia da situação da Cadeia Pública, a fossa está transbordando, o que gera acúmulo de dejetos na área externa. A fiação elétrica é precária e está quase toda exposta, a maioria dos pontos elétricos não funciona e, os pontos remanescentes, não oferecem condições de segurança, com grande risco de choques elétricos e incêndio ocasionado por curto circuito.
As paredes possuem infiltrações e manchas de mofo. A pintura, tanto interna quanto externa, precisa ser refeita. Perícia ministerial realizada no início deste ano constatou que o quadro é grave e a situação coloca em risco a vida dos encarcerados.
*Fonte: Ministério Público

Adolescente de 17 anos é assassinado em São José de Mipibu

Itep encontrou balaclave no bolso da vítima. Crime aconteceu na noite desta quinta-feira.

Por Redação
Foto: Cedida / Digital Mipibu
Mais um crime de homicídio foi registrado na cidade de São José de Mipibu. Na noite desta quinta-feira (27), Ezequiel Pedro da Silva Filho, o “Bole-Bole”, de 17 anos, foi morto a tiros, na comunidade Laranjeiras dos Cosmos. O crime aconteceu por volta das 20h e, de acordo com a polícia, homens em duas motos teriam praticado o homicídio.
Populares contaram que viram as duas motocicletas passando em direção ao local onde estava a vítima. Em seguida, eles ouviram quatro disparos de arma de fogo. Logo em seguida, as duas motocicletas passaram voltando. Mesmo assim, ninguém soube informar para a polícia as placas dos veículos.
Com a falta de informações no local, os policiais a ainda não sabem o que pode ter motivado o assassinato. A vítima não tinha passagens pela polícia. Durante a perícia realizada no local do crime, os peritos encontraram dentro da bermuda da vítima uma "Balaclava", que é conhecida popularmente como toca ninja.
As investigações da morte de Ezequiel Pedro ficarão por conta da Delegacia de São José de Mipibu. O corpo dele foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Polícia, em Natal, mas deverá ser liberado na manhã desta sexta-feira (28). Esse é o terceiro homicídio em menos de um mês naquela localidade.

Macau acordou, Guamaré está acordando, só falta João Câmara,e olha que temos motivos de sobra para acordar-mos e ir as ruas.





ACORDA JOÃO CÂMARA.

Por Flávio Sami

Os cientistas políticos e os sociólogos de plantão ainda estão atônitos com as manifestações de rua que ocorrem por todo o país. A convulsão social que teve início em Natal no Rio Grande do Norte e explodiu nos demais estados da federação, contou com a participação de milhares de pessoas protestando pelas ruas. O que estamos presenciando ultimamente nada mais é que a combustão espontânea da revolta de um povo que estava contido, manipulado por políticos e liderados por governantes que por mais uma vez subestimaram a capacidade desse mesmo povo de se indignar. Alguns chefes do poder executivo e suas trupes de bajuladores, a exemplo do Município de João Câmara/RN, acreditam que pão e circo são suficientes para manter o povo anestesiado. Infelizmente a população de nossa cidade ainda não acordou para mudar sua própria história. É que o cinismo, a mentira e a hipocrisia, bradados e propagados todos os dias através do rádio, vêm sendo o método utilizado por alguns gatunos oportunistas da política local, que tentam a todo custo sofrear a irresignação popular.

Eis, portanto, o governo “xique-xique”. Não dá sombra nem encosto ao povo necessitado. No entanto, quanto aos bajuladores, parentes e protegidos, presenteia-os com cargos, secretarias, coordenadorias, empréstimos e negócios. Para estes, passa então a ser o governo “sombra e água fresca”.

Diante do crescente desprestígio e insatisfação com a classe política; precisamos aprimorar nossa consciência social. Consciência de que somos capazes de mudar a nossa cidade, o nosso país. Precisamos deixar de eleger os Collors, os Renan Calheiros, os Ariosvaldos e seus semelhantes. Precisamos de novos políticos com novas ideias e novos ideais, para finalmente evoluirmos como cidade, como nação. Precisamos da força do povo agora e no próximo ano eleitoral. Mudar estar em nossas mãos, e essa mudança pode começar daqui a pouco, cobrando as providências administrativas, investimentos em infraestruturas e políticas públicas necessárias, para que, enfim, nossa cidade possa avançar rumo ao desenvolvimento desejado por todos, e isso, só depende de você. Por isso.... ACORDA JOÃO CÂMARA.

Nenhum comentário: