domingo, 9 de junho de 2013



Insegurança


09/06/2013               

Sobe para 13 o número de mortos no RN durante este fim de semana

Mortes ocorreram entre a noite da sexta (7) e manhã deste domingo (9). Casos são confirmados pelo Itep e Polícia Militar; ninguém foi preso.

           
Onze pessoas fortam mortas a tiros no Rio Grande do Norte nas últimas horas (Foto: Marcelino Neto)Treze pessoas foram mortas a tiros no Rio Grande do Norte nas últimas horas (Foto: Marcelino Neto)
 
A Polícia Militar confirmou que mais dois corpos foram encontrados na manhã deste domingo (9), na Grande Natal, com marcas de tiros. Os dois crimes tiveram características de execução. Com isso, sobe para 13 o número de pessoas mortas durante este fim de semana no Rio Grande do Norte. Mais cedo, o Instituto Técnico-Centífico de Polícia havia contabilizado 11 mortes por arma de fogo, incluindo um rapaz de 19 anos, que morreu em confronto com a polícia ao tentar assaltar uma casa na comunidade do Japão, na zona Oeste da capital.
Estes dois últimos homicídios registrados pela PM ocorreram na área do 11º Batalhão - um na cidade de Macaíba e outro em São Gonçalo do Amarante. No primeiro, a vítima foi encontrada por volta das 6h. Trata-se de um garoto de 13 anos, baleado duas vezes na cabeça. Ao G1, o tenente Dênis Quirino afirmou que o menino foi assassinado na BR-304, onde costumava se prostituir.
“Ele se vestia de menina. Usava até peruca”, disse o oficial. O irmão da vítima, ainda de acordo com o tenente, foi ao local do crime e fez o reconhecimento do corpo. “Infelizmente a lei do silêncio impera no local. Ninguém viu ou ouviu nada”, acrescentou Quirino.

O outro corpo foi encontrado na comunidade de Guajirú, em São Gonçalo do Amarante. A vítima foi identificada como Djalma Viana, pedreiro de 33 anos. “Ele foi achado com três tiros na cabeça, o que caracteriza crime de execução”, acrescentou o tenente, informando que o corpo foi encontrado por populares que passavam pela rua José Luiz da Silva.
Nos dois casos, a Polícia Militar diz não ter suspeitos ou conhecimento do que possa ter motivado os crimes.
Ainda na madrugada deste domingo, a PM já havia noticiado a morte de Francisco Sérgio da Silva Júnior, de 23 anos. Ele foi morto a tiros no cruzamento das ruas Antônio de Almeida Lustosa e Dos Cometas, no bairro Planalto, zona Oeste de Natal. Francisco trabalhava como servente de pedreiro. Ele foi atingido por tiros na cabeça e no peito e morreu na calçada de uma padaria. Também não há pistas dos suspeitos e ainda não se sabe o que motivou o crime.

Outras mortes

O primeiro dos homicídios foi registrado ainda por volta das 19h da sexta, no município de Mossoró, região Oeste potiguar. O crime aconteceu na rua Flávio Paula, ao lado da praça do conjunto José Agripino. A vitima, Marcelo da Silva Macedo, de 21 anos, foi alvejada com vários disparos de arma de fogo. Ele pilotava uma motocicleta Pop de cor preta quando foi surpreendido por dois indivíduos que estavam em outra motocicleta. A mãe dele contou à polícia que o filho não tinha envolvimento com negócios ilícitos ou drogas.
Mais tarde, por volta das 22h30, outro jovem foi assassinado em Mossoró. Aconteceu no bairro Santo Antônio. A vítima foi identificada como Gilberlanio Silvestre Rocha, de 20 anos. Segundo a PM, o rapaz trabalhava como aplicador de película. Ele foi alvejado na cabeça e no peito por indivíduos não identificados. Os criminosos fugiram numa moto.
Gilberlanio ainda chegou a ser socorrido pelo Samu ao Hospital Regional Tarcísio Maia, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu na sala de cirurgia.

Ainda no final da noite da sexta, outras três pessoas foram assassinadas no estado. Dois dos crimes aconteceram em Natal. O outro, na cidade de Santa Cruz, a 111 quilômetros de Natal. Na capital, foram mortos Francisco Paulino da Silva, de 57 anos, baleado na rua Pedrinho Bezerra, no bairro Felipe Camarão, na zona Oeste, e Leandro Gomes do Nascimento, de 19 anos, morto em confronto com a PM na rua do Ouvidor, na comunidade do Japão, também na zona Oeste da cidade.
Este último, segundo o tenente Styvenson Valentim, oficial de operações do 9° Batalhão da Polícia Militar, estava acompanhado do irmão, um adolescente. “Os dois invadiram uma casa e renderam três pessoas. Na residência havia um casal de idosos e o filho. As vítimas foram trancadas dentro de um quarto enquanto a dupla fazia o arrastão”, disse o policial.
O tenente contou também que uma das vítimas ficou com um celular no bolso e acionou a PM. "Quando chegamos ao local pegamos o menor de idade com uma faca peixeira em um quarto. O outro suspeito se escondeu no banheiro", afirmou.
Styvenson afirmou que a PM tentou negociar a rendição. "Ele disse que ia sair e se render, mas quando abriu a porta efetuou três disparos contra os policiais. Em resposta, levou quatro tiros. O jovem estava com um revólver da marca Taurus”, acrescentou.
Além das armas, uma quantia de cocaína não revelada foi encontrada nos bolsos dos irmãos. Os produtos do roubo, televisão, som celulares, entre outros, foram todos recuperados. "Já estava tudo embalado para ser levado, acredito que eles estavam em veículos pois era muita coisa", acrescentou o tenente.
A última vítima da sexta foi Aparecido Batista Souza Rosário, de 31 anos. O corpo dele foi encontrado nas proximidades da Pocilga Pública de Santa Cruz, no bairro Paraíso. Segundo a PM, o corpo apresentava marcas de tiros. Ainda não há suspeitos para o crime.

Sábado

No sábado, outras cinco pessoas também foram assassinadas no estado de acordo com os registros do Itep. Aryelysson Lima de Moura, de 22 anos, foi encontrado morto na rua José Pereira de Lima, no bairro Novo Amarante, em São Gonçalo do Amarante. O corpo também apresentava marcas de tiros.

Na Rua Santa Adélia, no Planalto, zona Oeste de Natal, a população teria tentado linchar um suspeito de ter estuprado duas mulheres. Contudo, pouco tempo depois, dois homens se aproximaram numa moto e atiraram vezes contra ele. O corpo ainda não foi identificado. Os tiros atingiram as costas, um braço, uma perna e o rosto do suspeito. Os atiradores fugiram.
No Itep também consta a morte de Rodrigo Souza do Nascimento, de 19 anos. O jovem não resistiu aos tiros que levou e morreu no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal. Também na capital, foi assassinado Isaac Augusto Quirino, de 19 anos, alvejado na rua Santo Antônio, no bairro Pajuçara, zona Norte da cidade, e Jailson Santiago de Oliveira, de 30 anos, morto a tiros em Canguaretama, a 67 quilômetros da capital.
 
 
 
 
 


Cinco dicas para uma alimentação mais saudável
 

Não é novidade que comer frutas e legumes é bom para a saúde. O difícil é colocar isso em prática no dia a dia.

A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 400g de frutas e legumes por dia, correspondente a cinco porções diárias, para prevenir doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Mas como podemos suprir essa necessidade na prática ?

Aqui estão cinco maneiras de incluir as cinco porções por dia no seu menu diário sem fazer muito esforço.

Adicionar frutas ao café da manhã

O café da manhã não tem que ser chato, especialmente se você adicionar frutas.

"Corte uma maçã ou uma pêra, junte com blueberries, e coloque no cereal ou na farinha de aveia para obter um reforço de vitamina C e betacaroteno", aconselha a nutricionista Helen Ford.

Se você não tem tempo de tomar café da manhã, uma solução é um shake de frutas vermelhas, como morango, amora, framboesa, que são ricas em antioxidantes que estimulam o sistema imunológico.

"O mais importante são as polpas das frutas, pois mastigá-las aumenta a produção dos sucos gástricos, o que auxilia o processo de digestão e absorção de nutrientes", diz Ford.

Adicionar a casca é ainda melhor, porque, de acordo com a especialista, ajuda a reduzir o colesterol.

Para aqueles que argumentam que comer frutas os deixam inchados, a nutricionista tem um remédio.

"É melhor comer a fruta por volta de uma hora antes da refeição, ela contém açúcares simples, que não exigem muita digestão", diz Ford.

"Outros alimentos, como os ricos em gordura, proteína e amido, permanecem por mais tempo no estômago, e tem uma digestão mais lenta."

"Por isso, se você comer frutas após a refeição, a frutose vai ficar por muito tempo no estômago, vai fermentar e causar distensão abdominal e flatulência."

Legumes para o lanche

Ford explica que figos secos e nozes são boas escolhas para comer entre as refeições.

O chef Javed Anand sugere usar suco de frutas ou de legumes para fazer um pão achatado, como pita ou o tradicional pão indiano Paratha. "Em vez de adicionar água à massa, adicione o suco", diz Anand.

"Você pode adicionar manteiga, queijo ou pickles. Esta é uma ótima maneira de incluir legumes na massa".

Sopa para substituir o sanduiche

Sopa de agrião é uma escolha ideal para o almoço, explica Ford, pois é rica em ferro e magnésio.

No entanto, a nutricionista explica que, se você preferir um sanduíche, basta adicionar uma porção de folhas verdes escuras, como espinafre e agrião.

Se o problema da sopa é que dá a impressão de que não enche o estômago, você pode adicionar carne ou legumes a uma base vegetal.

O chef Mathew Pennington é um especialista em sopas à base de legumes, porque são fáceis de adaptar, desde que você mantenha as mesmas proporções.

"Para uma sopa para quatro ou seis pessoas, a base é sempre 500g de cebola, 250g de cenoura e 250g de aipo. Descasque e corte os legumes em cubos e misture em uma frigideira grande, em seguida cubra-os com água."

"Deixe ferver e cozinhe até que os legumes estejam macios. Tempere com sal e vinagre, e misture até ficar homogêneo. Você pode peneirar se quiser não quiser a sopa com pedaços", diz Pennington.

Compota de frutas

Cozinhar a fruta lentamente usando especiarias ao em vez de açúcar também é uma boa maneira de melhorar o sabor do doce ou da compota.

"Eu amo peras e pêssegos cozidos em um pouco de água com anis estrelado e canela", diz Anand.

"Depois de cozido, retiro as frutas e adiciono um pouco de iogurte grego e açafrão".

Anand diz que o anis estrelado é uma espécie muito versátil e vai bem com todos os tipos de frutas. Uma outra dica é usar menta, que adiciona frescor a uma salada de frutas ou compota.

"Açafrão funciona bem com manga e laranja." conta Anand.

Além disso, diversos estudos sugerem que o ruibarbo contém níveis elevados de polifenóis, que protegem as células do organismo contra danos por radicais livres.

Pesquisadores da Sheffield Hallam University, na Inglaterra, descobriram que o ruibarbo cozido de forma lenta tem um maior teor de polifenóis do que em seu estado natural.

Assim, para uma sobremesa nutritiva ou um lanche com um alto teor de vitamina C, você pode fazer uma compota de ruibarbo com gengibre e suco de laranja.

"Maçãs e amoras cozidas vão muito bem com uma boa pitada de canela", diz Helen Ford. "É uma deliciosa sobremesa saudável e cheia de vitaminas".

Varie as frutas e legumes

Uma das melhores maneiras de aproveitar ao máximo as cinco porções por dia é comer de acordo com as cores do arco-íris, ou seja, diferentes frutas e legumes.

"É muito importante ter uma dieta variada e experimentar pratos diferentes", diz Anand.

"Eu acho melhor comer uma variedade de frutas e legumes preparados de forma menos saudável, do que comer o mesmo legume favorito o tempo todo."

Javed Anand diz que o coco, que muitos acham pouco saudável, é muito bom para a pele e o cabelo."A chef recomenda cozinhar carne com leite de coco.

E complementa: "Para mim, quanto mais variada a dieta, mais saudável você está."




Saúde

Gripe pode evoluir para pneumonia viral, alerta especialista


Com as temperaturas mais amenas, os gripes e resfriados chegaram mais cedo este ano. Mas nem todo mundo sabe diferenciar uma doença da outra. Nesta edição do @saúde, o médico e colunista do UOL Jairo Bouer entrevista o pneumologista Humberto Bogossian, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, que esclarece alguns mitos sobre essas infecções.

"A gripe é causada basicamente por um tipo de vírus, o influenza, e é um quadro mais agressivo: a pessoa não consegue nem sair da cama, tem febre alta, dores no corpo, e pode haver coriza e tosse", conta o médico. Esse quadro, segundo ele, pode se manifestar como uma pneumonia viral, ou seja, a inflamação do tecido pulmonar. É por isso que pessoas com gripe devem procurar o médico, especialmente as mais vulneráveis, como as que têm doenças crônicas, problemas respiratórios, crianças, idosos e gestantes.Bogossian confirma os dados do Ministério da Saúde de que a gripe chegou mais cedo este ano, e há mais casos graves de infecção por H1N1 que em 2012, por exemplo.

Já o resfriado, que pode ser causada por vários tipos de vírus, é um quadro mais leve - geralmente leva a coriza, dor de cabeça, tosse ou dor de garganta e se resolve em alguns dias. O pneumologista diz que esses casos podem ser tratados em casa, com analgésicos, soluções salinas e, eventualmente, inalação com soro fisiológico.

De acordo com o médico, é sempre recomendável tomar muito líquido, tanto nas gripes quanto nos resfriados. Já em relação a receitas caseiras, ele diz que não há nada comprovado cientificamente. "A vitamina C pode agir, de alguma maneira, na imunidade, mas não se sabe o quanto em um quadro agudo", afirma. Mas ele concorda que os chás podem trazer uma sensação de alívio, por dilatar um pouco as vias aéreas. E o mel ajuda a lubrificar a garganta, o que também pode ser útil.

Como são recursos que não causam prejuízo, ele não vê mal em usar as receitas "da vovó". Só é preciso tomar cuidado com o exagero: "Vitamina C em excesso faz mal", alerta o especialista. E, quando o caso é de gripe de verdade, nenhum desses conselhos populares deve substituir o cuidado médico.





Como contribuir para a qualidade de vida de nossas crianças e jovens

 
 
Com o avanço das tecnologias, as novas e múltiplas formas de comunicação sem fronteiras e a ampliação das tarefas e horas a cumprir de nossas demandas, tornam-se cada vez mais comum quadros de stress e ansiedade, não apenas nos indivíduos adultos, mas também nas crianças e adolescentes, sobrecarregadas pelo excesso de tarefas e informações.
Embora a qualidade de vida seja essencial em todas as idades, é nos primeiros ciclos que ela imprime papel de formação nos indivíduos, marcando-os de forma, muitas vezes, definitiva.
Visando auxiliar pais e cuidadores sobre a necessidade de atenção sobre este tópico, listei alguns itens para análise e prática com as crianças:
- Saúde emocional: Cuidar da saúde física é de extrema importância. No entanto, o que mais vemos atualmente são crianças com problemas relacionados à saúde emocional. Dar atenção aos sentimentos e comportamentos do seu filho e promover o diálogo franco, é essencial para identificar os problemas e propor soluções;
- Obrigações: Ouvir a criança antes de estipular tarefas e deveres é importante para que ele possa exprimir seus sentimentos. E não há lugar melhor para a criança desenvolver e praticar o diálogo do que na sua própria casa, com a sua família;
- Ambiente externo: Para uma criança estar bem física e emocionalmente, ela precisa estar inserida em um ambiente que proporcione calma, tranquilidade e momentos de prazer. Analise os seus meios de convivência e suas reações;
- Alimentação: É fato que as comidas industrializadas vieram solucionar a falta de tempo que temos para cozinhar nos dias atuais, mas fazer desta alimentação uma a rotina é assinar termo de ciência para o comprometimento da saúde de nossa família. Uma dica para fazer com que essa tarefa não fique sobrecarregada apenas a uma pessoa que já chega do trabalho cansada, é dividir o preparo da alimentação com os membros da casa. Além da ajuda, será um momento em que estarão juntos, contribuindo para estreitar os laços afetivos e familiares;
- Atividades físicas: São muitos os atrativos tecnológicos, como os tabletes, computadores e videogames que prendem as crianças nas horas vagas, fazendo-as verdadeiras sedentárias. Mas praticar exercícios físicos é essencial para a saúde do baixinho em curto, médio e longo prazo, já que uma vida ativa vai repercutir também na sua fase adulta. A melhor forma de estimular a criança é sendo o seu exemplo. Uma dica: separe um dia no parque para andar de bicicleta ou pratique uma atividade, como a natação, com o pequeno.
- Organize o tempo: A vida agitada e multitarefa faz com que os ponteiros do relógio não perdoem ninguém, nem mesmo as crianças. Para ajudar seu filho a cumprir todas as suas obrigações do dia, ajude-o a organizar seu tempo. Um dica é estipular horários para cada dever.
Lembre-se, a saúde e educação de nossas crianças e adolescentes estão em nossas mãos e estão entre nossos deveres para com eles. Com a atenção e os cuidados necessários, eles serão adultos felizes, saudáveis, gratos aos seus pais e generosos com a sociedade em que vivem.

Nenhum comentário: