Sequestro, homicidío, espancamento, protestos e falsários: Esse é o Brasil para os americanos

Governantes aconselham cidadãos a tomarem cuidado durante a Copa do Mundo no país através do site do consulado

54Y3U536U734T3T34T

Faltando exatamente um mês para o início da Copa do Mundo no Brasil, a “fama” do país não é das melhores no exterior. Diversos países estrangeiros de seleções que irão disputar o Mundial estão aconselhando seus cidadãos a tomarem cuidado com a segurança brasileira e até mesmo “trazer dinheiro para os assaltantes” está entre as dicas.
No site do Escritório de Assuntos Consulares do Departamento de Estado dos EUA, que irão jogar em Natal no dia 16 de junho, contra Gana, o Governo fez uma longa lista de dicas para que os americanos possam acompanhar o Mundial de forma mais tranquila. “Taxa de homicídios do Brasil é mais de quatro vezes maior do que a dos Estados Unidos. As taxas de outros crimes são igualmente elevados. O crime da rua continua sendo um problema para os visitantes e residentes locais . Os turistas estrangeiros , incluindo cidadãos norte-americanos, são muitas vezes alvos, especialmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Enquanto o risco é maior durante a noite, a criminalidade de rua também ocorre durante o dia, e as áreas mais seguras de cidades não estão imunes. Os incidentes de roubo em ônibus da cidade são frequentes. Você deve manter uma cópia de seu passaporte com você, enquanto em público e manter o seu passaporte no cofre ou outro local seguro”, afirmou o texto.
A possibilidade de sequestro também foi alertada pelos americanos, que lembram que muitas vítimas dos crimes são espancadas e violentadas. “Roubos e sequestros são comuns nas saídas dos bancos. Criminosos sequestram as vítimas por um curto período de tempo a fim de receber uma recompensa rápida. Algumas vítimas foram espancadas e/ou violentada”. No texto o Governo americano lembra dos riscos de protestos violentos durante a Copa do Mundo. “Protestos em todo o mundo têm o potencial de tornar-se violento. Mesmo manifestações ou eventos destinados a ser pacífica pode se transformar em confronto e, possivelmente, se transformar em violência. Cidadãos norte-americanos que viajam ou residem no Brasil são aconselhados a tomar precauções de senso comum, evite grandes reuniões ou outros eventos onde as multidões se reuniram para demonstrar ou protestar, e em conformidade com as instruções das autoridades locais. Em alguns casos, a polícia brasileira usou gás lacrimogêneo, para controlar distúrbios e unidades montadas para dispersar os manifestantes”.
Os americanos também criticam a polícia brasileira, afirmando que ela “tem uma capacidade reduzida de recuperar bens roubados”. “Quando em público evite levar objetos de valor ou usar jóias ou relógios caros. Bons samaritanos são comuns. Se um turista parece perdido ou parece estar tendo problemas para se comunicar, um aparente inocente oferecendo ajuda pode realmente ser um criminoso”.
A Bélgica também foi um país que criticou a falta de segurança no Brasil. “Não mantenha consigo grandes somas, mas esteja pronto para dar um mínimo de dinheiro em casos de ataques (algumas dezenas de reais, somente) e esteja muito atento ao usar cartões de crédito”, diz o aviso emitido pelo Ministério de Relações Exteriores do país.
O secretário geral da FIFA, Jérôme Valke, chegou a declarar que os estrangeiros “não viessem para o Brasil pensando que é a Alemanha”, se referindo ao Mundial de 2006. Nesta segunda-feira (12) ele amenizou a situação e disse que a segurança é um problema em todos os lugares. “Ela é um problema em todas as partes do mundo. Também depende da maneira como você se comporta. Curta o Brasil do jeito que o Brasil é. Se, em alguma cidade, disserem que você não deve andar por certos lugares, é o que você deverá fazer. Existem áreas e partes da cidade às quais você não irá. Não só no Brasil, mas em todo o mundo é assim”. Sobre a segurança no Estádio e nos arredores das praças esportivas, Valke disse não estar preocupado. “A segurança dentro e nos arredores do estádio não é um problema. Está tudo organizado neste sentido, e o mesmo vale para as Fan Fests. É a hora de se divertir. A segurança em geral é boa. O Brasil organiza com frequência grandes eventos como o Carnaval e diversos eventos internacionais. Se você visita um país, deve sempre respeitá-lo”.
Planos de segurança para Copa em fase de conclusão
Para garantir a segurança de turistas e locais no Mundial, o Sistema de Segurança em Natal durante a Copa do Mundo terá cerca de 10 mil homens. Somente da Polícia Militar e Forças Armadas, duas instituições que já definiram o Plano de Ação no Mundial, são 6900 homens (2200 PM e 4700 das Forças Armadas).
“Vamos ter os policiais que trabalham normalmente nas ruas, mas temos teremos policiais de outros setores. O pessoal do administrativo e operacional também irá ajudar. Eles irão receber para isso. Policiais que trabalham em hospitais, quartéis, rodas, também irão participar”, frisou o coronel Francisco Araújo, comandante geral da PM do Rio Grande do Norte, que disse que o trabalho normal nos bairros não será afetado. “O trabalho ostensivo que é feito no dia a dia vai continuar acontecendo. Temos um efetivo de 9050 homens em todo o Estado. Então temos gente suficiente para deixar o Estado seguro durante todo o Mundial”.
A PM também contará com um efetivo de 150 policiais da Força Nacional. “Eles serão uma equipe reserva. Caso aconteça algum distúrbio civil, alguma manifestação, eles serão acionados para ajudar o restante do policiamento a conter esse problema”, explicou Araújo.
“Combater possíveis ameaças químicas, biológicas e nucleares são atribuições das Forças Armadas. Além disso, a prevenção e o combate ao terrorismo também são funções das Forças Armadas. Esperamos que nenhum incidente desse tipo aconteça, mas se ocorrer nós estaremos preparados”, destacou o Almirante Marcos Nunes, que será o responsável por comandar o Centro de Coordenação de Defesa de Área (CDA), construído exclusivamente para a Copa do Mundo.
Além das Forças Armadas e Polícia Militar, também participam do esquema de segurança da Copa a Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar, Agência Brasileira de Inteligência.
Natal espera 20 mil torcedores dos Estados Unidos na Copa
Se depender de torcida, os Estados Unidos serão um dos fortes candidatos ao título da Copa do Mundo da FIFA 2014. Somente em Natal, 20 mil norte-americanos são esperados durante o Mundial. A capital potiguar recebe, no dia 16 de junho, a partida da seleção dos EUA contra Gana. O duelo desperta, inclusive, o interesse do governo dos EUA. O vice-presidente, Joe Biden, conversou por telefone com a presidenta Dilma Rousseff e afirmou que pretende estar neste dia no estádio do Rio Grande do Norte.
De acordo com um levantamento da empresa espanhola Forward Data, em parceria com a Pires & Associados no Brasil, o maior número de reservas para Natal é de visitantes dos EUA, com 29%. Depois aparecem os uruguaios, com 14% das reservas, seguidos da Itália, com 7%. “Em Natal, o crescimento foi superior aos 1000% nas reservas internacionais emitidas para a Copa do Mundo em relação ao mesmo período do ano passado”, comentou Sérgio Vilar, da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte.
Apesar de não ter jogo em Natal, a Alemanha ganha destaque nos números dos estudos da Forward Data. Em relação a tempo de permanência, os alemães só perdem para os norte-americanos. De acordo com os dados, os visitantes ficarão em Natal entre 9 e 21 dias, em média. Quatro partidas da primeira fase da Copa do Mundo estão marcadas para a Arena das Dunas. No dia 13 de junho, a disputa começa com México x Camarões. Depois, no dia 16, é a vez de Gana x Estados Unidos. Já em 19 de junho, o Japão encara a Grécia. No dia 24 de junho, Uruguai x Itália se enfrentam.
Curiosidades
» O Consulado Geral dos EUA, sediado em Recife, estima um total de 187 mil turistas norte-americanos no Brasil durante a Copa. Destes, 20 mil são previstos para Natal, onde acontece o primeiro jogo desta seleção.
» Em recente visita à Arena das Dunas, integrantes do consulado japonês indicaram a previsão de 7 a 10 mil japoneses em Natal, empolgados com a partida contra a Grécia, e ainda a presença de um integrante da família real japonesa.
» Há estimativa de que 3,7 mil mexicanos cheguem a Natal de ônibus, a partir de um cruzeiro ancorado em Recife.
» Natal foi contemplada como a terceira cidade-sede da Copa do Mundo com maior acréscimo no número voos para o período, num total de 274 novos.
Outros dados:
» Centro de Mídia: Para receber jornalistas não credenciados pela FIFA, o Governo do Estado, a UFRN e a Prefeitura de Natal montaram um Centro de Mídia na área onde é ministrado o curso de jornalismo da Universidade Federal do RN, a 2 km da Arena, com estúdio de TV e rádio e computadores com acesso a internet de banda larga. Os jornalistas credenciados já têm à disposição o centro de mídia da FIFA, na Arena das Dunas.
» O governo do estado pretende criar estandes de atendimento ao turista no aeroporto e na rodoviária interestadual. No aeroporto haverá um fanzone para turistas e imprensa nacional e internacional, com agentes credenciados e poliglotas.
» Proporcionalmente, o Rio Grande do Norte ostenta o maior número de leitos do Brasil. Somente em Natal há 30 mil, afora outros 12 mil espalhados pelo estado (notadamente na Praia de Pipa). As acomodações são suficientes para a demanda em todos os níveis de acomodação: do popular ao alto luxo. Seguindo a orientação do Ministério do Turismo, foram cadastradas casas, albergues, vagas em quartos e até repúblicas.
» A estimativa do governo do estado para investimentos no Rio Grande do Norte provocados pela realização da Copa gira em torno de R$ 5 bilhões, sendo os principais deles o Complexo Arena das Dunas e o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante.

Ex-prefeito é condenado por superfaturamento e ilegalidade em licitação

Paulo de Souza forjou processo para esconder contratação direta de empresa, que forneceu equipamentos usados como se fossem novos a hospital municipal

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O ex-prefeito de Boa Saúde, Paulo de Souza, e o empresário Edinaldo Batista da Silva foram condenados por dispensa indevida de licitação e superfaturamento na compra de equipamentos para o Hospital e Maternidade Municipal Januário Cicco, nos anos de 2003 e 2004. A condenação resultou de uma ação penal de autoria do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN).
Além deles, foram condenados pela irregularidade no processo licitatório os integrantes da comissão de licitação do Município na época: Edilson Francisco do Nascimento, Artaxerxes Dias de Aguiar e Valdiran Oliveira Silva. Os três receberam como pena o pagamento de multa de R$ 3.463,74 e três anos e nove meses de detenção, esta última substituída por duas penas restritivas de direitos: fornecimento mensal de cestas básicas e prestação de serviços à comunidade.
Já o ex-prefeito foi condenado a três anos e seis meses de reclusão e quatro anos de detenção; enquanto o empresário recebeu como pena quatro anos de detenção e mais quatro anos de reclusão; em todos os casos em regime aberto. Ambos terão ainda de pagar multa de R$ 4.041,03 e poderão passar cinco anos inabilitados para o exercício de cargo ou função pública.
O MPF já recorreu da sentença e busca punições mais severas. A apelação, que deverá ser analisada pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, requer a elevação da pena de Paulo de Souza e Edinaldo Batista para mais dequatro anos de prisão por cada delito praticado, bem como solicita a somatória das penas de reclusão e detenção. Qualquer das medidas determinaria a fixação de regime de cumprimento de pena inicial, no mínimo, semiaberto.
Irregularidades
A ação penal, de autoria do procurador da República Rodrigo Telles, apontou que os condenados cometeram diversas irregularidades na execução de dois convênios da Prefeitura com o Ministério da Saúde, que previam a compra de equipamentos e materiais para o Hospital e Maternidade Januário Cicco. A aquisição foi realizada, de fato, através da contratação direta da empresa Edinaldo Batista da Silva ME, sem que houvesse amparo legal para a dispensa da licitação.
O juiz federal Orlan Donato Rocha, da 14ª Vara, considerou que “o arcabouço probatório angariado aos autos demonstra que, inegavelmente, a documentação das ‘licitações’ referidas repetidamente como Convite n. 08/2003 e Convite n. 09/2004 é, na verdade, produto de estratagema ardiloso empreendido com o intuito de ocultar contratação direta”.
Entre as provas que sustentam a conclusão, o magistrado cita o fato de que os mesmos três “concorrentes” participaram dos dois supostos certames, “sem que houvesse qualquer justificativa plausível para tanto”. Também não foram encontrados na Prefeitura diversos documentos relativos aos processos; e as duas empresas “derrotadas” nos procedimentos não tinham o fornecimento de equipamentos hospitalares como objeto social, “o que não os impediu de oferecerem propostas e serem habilitados no (ilusório) certame”.
A empresa vencedora, aliás, só havia alterado seu objeto social para incluir o comércio de equipamentos hospitalares poucos meses antes das licitações. Um auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) afirmou, em depoimento, que todas as licitações realizadas no Município de Boa Saúde, durante a gestão de Paulo Souza, eram permeadas de irregularidades e algumas empresas participantes sequer existiam fisicamente.
No caso das compras para o hospital, o responsável por uma das empresas “derrotadas” declarou nunca ter participado de qualquer licitação para vender material hospitalar, porém teria assinado um papel timbrado em branco para o representante da outra empresa também “derrotada”. Este afirmou, em audiência na Justiça, que tudo estaria arranjado para Edinaldo Batista vencer o processo.
Outro indício da fraude lcitatória diz respeito às datas. As cartas-convite foram recebidas no mesmo dia em que foi publicado o edital, embora nenhuma das empresas tivesse sede em Boa Saúde. “Fica claro, então, que a documentação foi forjada, e a produção da documentação falsa deixou diversos assomos, pois foi feita de maneira simplória e descuidada”, resume o juiz federal.
Superfaturamento
Além das irregularidades na licitação, o MPF denunciou sobrepreço e superfaturamento no fornecimento dos bens adquiridos para a unidade hospitalar, o que teria ocasionado um prejuízo de quase R$ 30 mil. O magistrado também se convenceu da prática. Uma auditoria do TCU apontou que “os equipamentos e materiais hospitalares fornecidos eram, em boa parte, usados, obsoletos e recondicionados, quando evidentemente deveriam ser novos”.
A empresa da qual Edinaldo Batista teria comprado os equipamentos que repassou ao hospital de Boa Saúde declarou que sua última operação de venda ocorreu anos antes, em julho de 2001, e que as notas fiscais apresentadas pelo condenado faziam parte de um talonário extraviado. “Vê-se, portanto, que malogrou o projeto ignominioso e astucioso do réu de tentar comprovar que eram novas as mercadorias avelhantadas que forneceu ao Município de Boa Saúde/RN”, cita a sentença.
Inexistiu, ainda, comprovação de qualquer pesquisa prévia de preços, demonstrando que os valores foram fixados pelo gestor político e pelos envolvidos na ilegalidade. “Diante de todas as considerações feitas (…) constata-se, de forma cabal, que foram fornecidos bens em valores superiores ao valor de mercado, prática tradicionalmente conhecida por superfaturamento. Além disso, esses mesmos bens fornecidos, já em valor superior, eram velhos e desgastados.”
O processo tramita na Justiça Federal sob o nº 0011184-79.2009.4.05.8400





Polícia Civil prende jovem com carro roubado no bairro Nazaré

José Johnatan também é suspeito de integrar uma quadrilha presa em abril 

Foto: Divulgação / Degepol
Foto: Divulgação / Degepol
Policiais Civis da Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov) apreenderam nessa segunda-feira (12/05) um veículo roubado no bairro Nazaré e prenderam um jovem identificado como José Johnatan Oliveira da Rocha, de 20 anos. Ele foi autuado em flagrante por receptação dolosa.
De acordo com o titular da Deprov, delegado Atanásio Gomes, eles receberam a informação de que um carro tipo C3, de cor prata e placas NNT-0798, roubado no último sábado (10) estava numa residência localizada no bairro Nazaré. A equipe se deslocou ao local e efetuou a prisão, bem como a apreensão do veículo. O carro foi tomado de assalto por volta das 19h deste sábado, na avenida Antônio Basílio, por dois homens armados.
O acusado também é suspeito de integrar uma quadrilha que foi presa pela Deprov no final do último mês de abril, naquele bairro. Naquela ocasião foram presos Luan Silva de Souza, de 22 anos, Rafael Camilo do Nascimento, de 23 anos, e apreendidos dois adolescentes de 16 e 17 anos.
Também foram apreendidos com essa quadrilha três veículos, dois deles roubados. “Esperamos que tanto a vítima desse C3, como outros que tenha tido seus veículos tomados de assalto compareçam a essa Especializada para fazer o reconhecimento”, destacou Atanásio.
Fonte: Assessoria / Degepol

Jovem é assassinado com nove tiros dentro de oficina no Pitimbu

Vítima, Cristian Felipe, respondia a processo por Lei Maria da Penha

Foto: Diuvlgação
Foto: Diuvlgação
Um homem armado invadiu uma oficina, na rua Engenheiro Joaquim Carlos, no Pitimbu, e matou o jovem Cristian Felipe, de 21 anos. O crime aconteceu na tarde desta segunda-feira (12). De acordo com relatos de testemunhas, o criminoso estava portando uma pistola e atirou 14 vezes, acertando nove tiros em Cristian.
O delegado Silvio Fernando, titular do 11º Distrito Policial, relatou que conversou com familiares da vítima e descobriu que Cristian responde a um processo pela Lei Maria da Penha e, inclusive, o jovem era acusado de tentar matar a ex-mulher e duas sobrinhas dela, em Caruaru.
“Foi um crime de execução e, por isso, vamos investigar todas as linhas possíveis, inclusive essa que nos foi repassada dessa acusação de tentativa de homicídio contra ele”, relatou o delegado Sílvio Fernando.
Fonte: Portal BO






Ladrão usa faca e cachorro para ameaçar e assaltar turista na Via Costeira

Suspeito estava com um Pitbull e chegou a ameaçar cortar dedo da vítima

Foto: Sérgio Costa
Foto: Sérgio Costa
Um homem identificado como Lenildo Costa Melo, de 30 anos, foi preso por policiais militares da Companhia de Turismo, neste domingo (11), suspeito de ter assaltado um turista que caminhava pela Via Costeira de Natal. De acordo com a vítima, ele teria usado uma faca e um cachorro para ameaçá-lo e praticar o roubo.
O turista, que veio de Mato Grosso do Sul passear em Nata, contou que estava caminhando quando o suspeito se aproximou, colocou o cachorro da raça Pitbull pra cima dele e mostrou uma faca, mandando que a vítima entregasse sua aliança.
Ainda de acordo com o turista, a aliança estava difícil de sair e isso acabou irritando o ladrão, que chegou a ameaçar cortar o dedo da vítima. Pouco tempo após o crime, os policiais militares acabaram localizando o prendendo o suspeito, que foi levado pra a Delegacia de Plantão da Zona Sul e reconhecido.


Polícia prende filho acusado de abusar sexualmente da própria mãe

Para o delegado regional Fabiano Locatelli, o jovem confessou que teve relação sexual com a mãe, porém a conjunção carnal não foi possível detectar

67i67i6i6i33ww
A Polícia Militar prendeu na tarde deste domingo (11), no bairro Alto Bonito, em Caçador, Alex Pinto Andrade, 18 anos, suspeito de abusar sexualmente da própria mãe, de 39 anos. O fato teria acontecido no início da manhã enquanto a mulher dormia.
De acordo com a vítima, ela não iria representar contra o filho, mas ela contou o ocorrido para uma amiga, a qual convenceu ela a registrar o boletim de ocorrência e a levou até a Delegacia.
A mãe comentou ainda que o filho chegou na última sexta-feira (09) de Itapema, onde estava internado em uma clínica de reabilitação. O rapaz disse na delegacia que o fato ocorreu com o consentimento da mãe.
De acordo com a Polícia Civil, a mulher registrou o boletim de ocorrência e foi encaminhada até o hospital Maicé para fazer o laudo que irá atestar se houve de fato a conjunção carnal.
O jovem foi encaminhado à Delegacia onde foi preso em flagrante por estupro e depois encaminhado ao Presídio Regional de Caçador. Ele já tem passagens pela polícia por porte de drogas e um furto em Videira.
Para o delegado regional Fabiano Locatelli, o jovem confessou que teve relação sexual com a mãe, porém a conjunção

ponte Newton Navarro queimando pneus

Protestos seriam em razão de uma garoto que foi morto por um policial militar no final de semana

Foto: Paulino/Micarla Oliveira/Via Certa Natal
Foto: Paulino/Micarla Oliveira/Via Certa Natal
Como já está se tornando moda em Natal, moradores da favela do Vietnã interditaram a ponte Newton Navarro e colocaram fogo em pneus como sinal de protesto.
Neste momento existe confronto entre os moradores e a Polícia Militar que se encontra no local.
Bombas de efeito moral, muito fogo e pedras arremessadas na altura de Santos Reis.
Além da ponte, o viaduto Santos Reis e o vão central estão interditados.
Informações ainda não confirmadas dão conta que o protesto é por conta de um jovem de 14 anos que foi morto por um Policial Militar no último sábado, na praia do Meio.