quarta-feira, 8 de janeiro de 2014



ECONOMIA

Calor pode fazer “fantasma” das termoelétricas voltar a assombrar no RN

Sem chuvas, reservatórios de água no Nordeste estão em quase 35% e em 43% no Sudeste, aponta revista Istoé


Por Ciro Marques
Todo verão é assim: o calor faz aumentar o consumo de energia elétrica por meio do uso de ventiladores e ar condicionados; enquanto a falta de chuva causa a redução dos reservatórios de água de todo o País. O resultado disso? A necessidade do Brasil recorrer a termoelétricas, que produzem uma energia mais cara e, consequentemente, acabam por aumentar os custos da produção nos Estados. E em 2014, como a situação é a mesma, o “fantasma” das termoelétricas já começa a rondar, inclusive, no Rio Grande do Norte.
Usina Potiguar III, uma das opções em caso de diminuição dos reservatórios de água do Nordeste (foto: Alberto Leandro)
A notícia é da revista Istoé, onde especialistas em energia alertam que os lagos de Furnas e Rio Grande, onde a barragem “Mar de Minas” foi construída, e também nos cursos dos rios Paranaíba e São Francisco, estão em níveis preocupantes devido à falta de chuvas.
Isso porque esse grupo é o mais importante dentro do que se costuma chamar “caixa d’água do Brasil” – conjunto de rios, barragens e hidrelétricas que respondem por cerca de 70% da geração de energia elétrica do País. Na lista, além da usina de Furnas, estão Emborcação, no Sudeste, Três Marias e Sobradinho, na região Nordeste.
Nos últimos dias, o nível de água contido nos reservatórios, capazes de se transformar em energia, ficou em 43% no Sudeste e em quase 35% no Nordeste. É um volume bem melhor do que registrado na virada de 2012 para 2013, quando o nível do Sudeste, por exemplo, bateu nos pífios 29% – volume próximo ao registrado em 2000, ano anterior ao do racionamento.
No entanto, está longe das médias entre 50% e 60% que são registradas nas regiões quando as chuvas são adequadas para o início do verão. “Em dezembro, choveu na região, e os reservatórios iniciaram 2014 um pouco mais cheios que no ano passado”, diz João Carlos Mello, presidente da consultoria Thymos Energia. “Mas os níveis ainda são baixos e as previsões de chuvas na região não são das melhores para os próximos meses – tudo indica que teremos um 2014 tão estressante na área de energia quanto foi o de 2013”.
No Rio Grande do Norte, é importante lembrar que no ano passado foi necessário ligar duas usinas termoelétricas, a Macaíba I e III, que produzem uma energia bem mais cara que a normal, produzida nas hidroelétricas. Com isso, o potiguar praticamente não sentiu a redução do preço da alíquota de energia.
Em maio de 2013, com a melhoria da situação dos reservatórios, as usinas termoelétricas foram desativadas. Porém, caso as linhas de transmissão da energia elétrica não fiquem prontas o quanto antes e a seca continue a prejudicar os reservatórios, é bem provável que elas tenham que ser religadas. Pelo menos, a situação da região não é a pior segundo os especialistas.
“Houve uma melhora no Nordeste, no Norte e no Sul, mas as chuvas foram frustrantes entre Minas e em São Paulo, justamente onde é mais importante que elas caiam”, diz Marcelo Parode, presidente da comercializadora de energia Compass. “As chuvas de versão são fundamentais para encher os reservatórios para o resto do ano”, diz José Rosenblatt, consultor da PSR. “Teremos de esperar até o fim de março para saber se choverá ou não o suficiente”, acrescentou.


Henrique sugere que candidato do PMDB ao governo não disputará reeleição

Líder do partido diz que RN precisa de dirigente com foco nos problemas, daí o argumento de dispensar a reeleição.


 
Henrique defende a não reeleição.
Henrique defende a não reeleição.
O presidente da Câmara dos Deputados e dirigente estadual do PMDB, Henrique Eduardo Alves, afirmou nesta terça-feira (7) que irá propor ao candidato do partido ao Governo do Estado dois pactos: que não haja reeleição e que seja prestado contas do mandato a cada três meses à Assembleia Legislativa.
“[Vou propor] Que [o candidato] assuma dois compromissos: primeiro que não queira reeleição. Segundo: que a cada três meses compareça à Assembleia Legislativa para prestar serviço de seu trabalho como governador”, disse o deputado, em entrevista ao Jornal do Dia, da TV Ponta Negra.
A proposta de não reeleição, justificou Alves, seria pela necessidade de o RN conseguir um governante empenhado em projeto de Estado, que foque em resolver os problemas pelos quais o Rio Grande do Norte passa atualmente, notadamente de ordem financeira. Ele reiterou que o PMDB terá candidato próprio e que o nome sugerido é do ex-governador Fernando Bezerra. Alves, no entanto, negou modelo de imposição.
“Não será imposição. Nossa ideia é conversar com os partidos em fevereiro para apresentarmos esse projeto ao Rio Grande do Norte, para definir os espaços do partido. O PMDB vai mostrar que pleitea o espaço há 12 anos, período de governos do PSB e DEM. Vamos realizar encontros regionais para fazer surgir nas bases um nome para a disputa”, explicou o deputado, acrescentando logo em seguida que vai levar Fernando Bezerra para as bases do partido.
“É um político respeitado em Brasília e com atributos para governar o Estado”, comentou Alves, voltando a demonstrar simpatia, apesar disso, pela candidatura de Garibaldi Alves Filho. “Mas ele não quer”, resignou-se.
Obras
Henrique estipulou ainda prazos para obras estruturantes no Estado que deverão ser tocadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) no Rio Grande do Norte.
Para 14 de janeiro, ele anunciou a ordem de serviço para a duplicação da Reta Tabajara. Um dia depois será lançado o edital para construção de dois viadutos no gancho de Igapó, na rota de acesso ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante.
Também em 15 de janeiro se encerram os levantamentos de campo sobre a duplicação da BR-304, cujo edital deve ser lançado exatamente um mês depois. As obras, estimou o deputado, deverão ser iniciadas ao fim do primeiro semestre.
As intervenções na BR-101 na região metropolitana de Natal, compreendendo obras para desafogar o trânsito na região da Avenida Maria Lacerda, deverão ganhar contornos a partir de 20 de fevereiro, quando o edital das obras será lançado.




Só sorrisos
Jorge Guimarães, um dos empresários de Anderson Silva, divulgou nas redes sociais mais uma foto de Anderson Silva após a fratura sofrida do UFC 168, no dia 28 de dezembro. Nesta segunda-feira, o Spider apareceu sorrindo e mostrou que já consegue se locomover sozinho – com muletas.
No último domingo, Joinha deu uma entrevista garantindo que Anderson vai voltar a lutar.
- Ele (Anderson) passou pela segunda vez por um raio-X, na quinta-feira, e tudo parece ótimo. Houve a fratura, mas os nervos estão bem. Ele começou a fisioterapia e já está movendo os dedos dos pés – disse o empresário.
 

Tribunal decide investigar conduta de desembargador


O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), desembargador Aderson Silvino, instaurou investigação preliminar, nos termos do artigo 8º da Resolução nº 135/2011, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para apurar incidente ocorrido no dia 29 de dezembro de 2013, na Padaria Mercatto, envolvendo o desembargador Dilermando Mota, um garcom e o empresário Alexandre Azevedo. A portaria que instaurou a investigação foi publicada ontem, às 20h, no Diário da Justiça Eletrônico (DJE).
Durante a investigação, desembargador Dilermando Mota prosseguirá no exercício de sua atividadeDurante a investigação, desembargador Dilermando Mota prosseguirá no exercício de sua atividade

A portaria número 003/2014 instaura “investigação preliminar para perquisição sumária dos fatos ocorridos na Padaria Mercatto, no dia 29 de dezembro de 2013, conforme noticiado pela imprensa”. A portaria traz determinação de que as diligências sejam realizadas sigilosamente, nos termos dos artigos 40 e 131 da Lei Orgânica da Magistratura Nacional. Além disso, conforme a portaria, o presidente Aderson Silvino poderá convocar um dos Juízes Auxiliares da Presidência para ajudar nos trabalhos. 
A investigação preliminar leva em consideração as notícias publicadas na imprensa sobre os fatos ocorridos na Padaria Mercatto, que “envolvem membro do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte”, conforme a portaria. O prazo de conclusão da investigação preliminar é de 60 dias, a contar de ontem, data de publicação da portaria. Por meio dela, será apurado se foi ou não cometida falta ou infração funcional pelo desembargador no episódio citado.
De acordo com a assessoria do TJRN, inicialmente, será feita uma análise dos fatos. Em seguida, o presidente solicitará informações ao desembargador Dilermando Mota, que terá o prazo de cinco dias para apresentá-las. Posteriormente, caberá ao presidente a conclusão dos autos.
O procedimento poderá resultar em arquivamento, sindicância ou em processo administrativo disciplinar, sendo os dois últimos sujeitos à aprovação do Pleno do TJRN. Durante o período da investigação preliminar, o desembargador Dilermando Mota prosseguirá no exercício de sua atividade judicante.
O artigo 8º da Resolução nº 135/2011 diz que “o Corregedor, no caso de magistrados de primeiro grau, o Presidente ou outro membro competente do Tribunal, nos demais casos, quando tiver ciência de irregularidade, é obrigado a promover a apuração imediata dos fatos”. Segundo a assessoria do TJRN ainda será definido se o empresário será ouvido pela Corte. O desembargador Dilermando Mota não comentou a investgiação. 
QUEM
Presidente do TJRN, Aderson Silvino
O QUE
Instaurou investigação, nos termos do artigo 8º da Res. 135/2011, do CNJ, para apurar incidente, na Padaria Mercatto, entre Dilermando Mota, um garçom e o empresário Alexandre Azevedo



Politica

Henrique Eduardo anuncia cronograma de obras do Dnit para o RN


08/01/2014


O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, anunciou nesta terça-feira (7) que o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) está com um cronograma pronto para iniciar importantes obras asseguradas pela presidenta Dilma Rousseff ao Rio Grande do Norte. 

Entre essas obras estão a duplicação da Reta Tabajara, as melhorias na BR 101 no trecho de acesso às avenidas Maria Lacerda Montenegro e Abel Cabral, a construção de viadutos no Gancho de Igapó e o projeto para duplicação da BR 304.

“A presidenta Dilma Rousseff anunciou quase R$ 2 bilhões para projetos no nosso Estado. Eu passei a ser o cobrador de todos esses investimentos no Rio Grande do Norte junto ao Dnit”, afirmou o deputado, durante entrevista ao Jornal do Dia da TV Ponta Negra.

Ele informou que o diretor geral do Dnit, Jorge Ernesto Pinto Fraxe, está em Natal para definir alguns aspectos da execução destes projetos. Por isso, ele o procurou e obteve as informações sobre o cronograma de execução.

A assinatura para ordem de serviço da duplicação da Reta Tabajara será no dia 14 de janeiro. O edital para o projeto da BR 101, no trecho que inclui a construção de cinco viadutos, cinco passarelas, e vai melhorar o acesso às avenidas a Maria Lacerda Motenegro e Abel Cabral, vai ser lançado no dia 20 de fevereiro. O edital para as obras do Gancho de Igapó terá o edital publicado no dia 15 de janeiro.

Quanto à duplicação da BR 304 no trecho entre Natal e divisa com o Ceará, o levantamento de campo será concluído ainda na segunda quinzena de janeiro. As datas foram foram apresentadas pelo deputado Henrique Eduardo durante a entrevista ao Jornal do Dia.


Economia
08/01/2014
Procom do RN vai multar postos com gasolina acima de R$ 2,87

 

Valor foi definido em reunião com ministérios da Fazenda e Justiça.
Coordenador afirma que objetivo é coibir abusividade nos preços cobrados.


Reajuste foi repassado ao consumidor no sábado (30) (Foto: Fernanda Zauli/G1)Postos de Natal serão fiscalizados nesta segunda (Foto: Fernanda Zauli/G1)
O preço de R$ 2,87 por litro de gasolina foi definido como medida para as multas que serão aplicadas pelo Procon do Rio Grande do Norte nos postos de combustíveis. Em reunião com técnicos do Ministério da Fazenda e Ministério da Justiça, o órgão de defesa do consumidor estadual chegou ao valor como recomendável. "Não estamos tabelando o preço. O objetivo é coibir a abusividade. Se o preço for maior que esse os postos estão sujeitos a multas", afirma o coordenador estadual do Procon, Ney Lopes Júnior.
A fiscalização do órgão visitou cinco postos de combustíveis nesta terça-feira (7) em Natal e multou três deles. O coordenador do Procon afirmou que o valor das multas ainda será calculado com base no faturamento mensal dos estabelecimentos. "Em um posto de médio porte a multa fica entre R$ 150 mil e R$ 200 mil. Mapeamos os estabelecimentos e vamos manter a fiscalização na semana", explica.

Ney Lopes acrescenta que para se chegar ao preço de R$ 2,87 os técnicos levaram em consideração o reajuste nos valores da gasolina e diesel anunciado em 29 de novembro pela Petrobras. A empresa divulgou reajustes de 6,6% para a gasolina A e de 5,4% para o diesel. De acordo com o Procon RN, os postos que não pagarem as sanções podem ser fechados.

O órgão também pretende realizar um balanço dos estabelecimentos que baixaram os preços e dos que foram multados para orientar consumidores.

 

Policia
 
08/01/2014

Jovem é assassinado com vários tiros a poucos metros de casa em Mossoró

Crime aconteceu na manhã desta terça-feira (7), no loteamento Pousada dos Thermas. Vítima foi morta a poucos metros de casa


 
Um jovem identificado como Alan Alef da Costa, de 20 anos, foi assassinado na manhã desta terça-feira (7), em Mossoró, município distante 285 km de Natal. O crime aconteceu por volta das 11h, no loteamento Pousada dos Thermas.
De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima foi morta com vários tiros de revólver, em uma casa em construção, nas proximidades de sua residência. Segundo a PM, moradores informaram não saber o que pode ter motivado o crime, mas a principal hipótese levantada, até o momento é de que o jovem tenha sido executado em função de dívidas de drogas.
O autor dos disparos não foi identificado nem localizado. Viaturas chegaram a fazer diligências pela região na tentativa de localizar o suspeito, mas até o momento ninguém foi encontrado.
 
 
Policia

08/01/2014

Dupla é presa com espingarda calibre 12 após assalto a ônibus

Um dos suspeitos disse que queria dinheiro para comprar munições e matar inimigos.



Dois jovens identificados como Artur Madson Silva Miranda, de 19 anos, e Jeferson Pedrosa Cardoso, de 18 anos, foram presos suspeitos de terem assaltado um ônibus da linha 21, da empresa Conceição. O fato aconteceu na avenida Coronel Estevam, no Dix-Sept Rosado, na noite desta segunda-feira (6).
A dupla teria invadido o veículo de posse de uma faca e uma espingarda calibre 12. Eles renderam o motorista e fizeram um arrastão. Em seguida, os criminosos desceram na avenida Bernardo Vieira e fugiram correndo.
Ao chegarem na avenida 11, eles foram surpreendido por uma viatura do 1º Batalhão da Polícia Militar que fazia patrulhamento na área. A dupla foi cercada e aborda. De acordo com o cabo Sidney Roque, os dois jovens foram flagrados de posse das armas de todo o material roubado.
O policial revelou que é uma satisfação colocar atrás da grande assaltantes perigosos que invadem transportes coletivos e tiram o sossego das pessoas que estão voltando para casa. Um dos suspeitos, Artur Madson, mais conhecido como Pigmeu, conversou com a reportagem do Portal BO e revelou que assaltou para juntar dinheiro e comprar munições para executar inimigos que moram na comunidade do Japão.

 
policia

08/01/2014

PM realiza operação em Mãe Luiza e encontra esconderijo de Rivotril

Munições e armas foram encontradas, mas o suspeito ainda continua foragido.


A Polícia Militar realiza mais uma operação no bairro de Mãe Luiza, na tentativa de prender Isaac Heleno da Cruz, de 28 anos, mais conhecido como “Rivotril”. O jovem tem mandado de prisão em aberto e é considerado de alta periculosidade. De acordo com a PM, um dos esconderijos de Rivotril foi encontrado na rua Alto da Colina.
 

 
Aproximadamente 100 policiais estão em diligências no bairro de Mãe Luiza, fazendo uma espécie de pente-fino. A casa encontrada na rua Alto da Colina dá acesso ao morro e tem uma espécie de rota de fuga.
No local, foram apreendidas munições de calibre 12, munições de revólver calibre 38 e de pistola, além de um revólver. O tenente Peixoto, da Rondas Ostensiva com Apoio de Motocicletas, confirma que o local é um dos esconderijos de Rivotril.
Em outro ponto de Mãe Luiza, a PM encontrou mais uma pistola e um revólver. Além da Rocam, participam da operação policiais de vários batalhões, bem como está sendo usado o helicóptero Potiguar 01.
Rivotril, além de ter mandados de prisão em aberto, responde a vários processos criminais, incluindo homicídio qualificado, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e roubo.

 

 

 

policia
 

08/01/2014

Coronel da reserva da PM é detido por desacato e dirigir alcoolizado

De acordo com policiais, oficial aposentado teria mandado que eles fossem à merda.


O coronel da reserva da Polícia Militar Odilson Leandro Borges foi detido na estrada de Genipabu, em Extremoz, nesta terça-feira (7), acusado de desacatar policiais de uma guarnição do 4º Batalhão da PM, localizado na zona Norte de Natal.
De acordo com o soldado Benildo Josivan, a equipe estava fazendo uma abordagem à suspeitos no bairro Parque dos Coqueiros, quando o coronel aposentado parou o veículo e reclamou. O soldado Benildo disse que o militar parou o carro e insultou os policiais que estavam trabalhando. “Ele mandou a gente à merda e pediu para tirar o veículo do meio da rua”, relatou.
Para parar o carro do oficial a polícia precisou atirar no pneu. O coronel da reserva, que apresentava sinais de embriaguez, admitiu ter bebido e se defendeu. “Eu apenas pedi para retirar a viatura do meio da rua, mas eles me fizeram parar e colocaram algemas em mim”.
Ainda de acordo com os policiais, o coronel não estava com os documentos. Para ouvir os envolvidos na confusão, o coronel Welington Alves, do Comando de Policiamento Metropolitano, foi ao local e resolveu levar a ocorrência para a Delegacia de Plantão da Zona Norte. 

Nenhum comentário: