quarta-feira, 1 de janeiro de 2014




Como vencer em 2014.......   01/01/ 2014

Quem terá a cara do novo?

 

Como os candidatos à Presidência da República planejam se

 colocar diante de um eleitorado cada vez mais exigente e que

 grita por uma nova forma de fazer política


Os 100 milhões de eleitores e aqueles três candidatos que concorrem de verdade à Presidência da República em outubro de 2014 terão muitos encontros e desencontros antes que cada cidadão brasileiro tome o caminho das urnas. As mobilizações populares que surpreenderam o País em junho e as últimas pesquisas de opinião emitem um recado muito claro: o Brasil quer mudanças. Não necessariamente uma troca de comandante, mas um novo jeito de comandar e, sobretudo, um outro horizonte a perseguir. Portanto, sairá vencedor das urnas em 2014 aquele que se mostrar capaz de levar o País adiante com uma forma de governar que atenda às demandas cada vez mais concretas.
chamada.jpg
EM CAMPO
Dilma, Aécio e Campos já estão em plena campanha. Marina
e Barbosa são nomes lembrados pelo eleitorado. Em comum,
todos procuram protagonizar uma nova maneira de gerir o País
Os números, inicialmente favoráveis à presidenta Dilma Rousseff, não significam muito nesse início de 2014. Seu governo conta com aprovação superior a 60%, a intenção de voto beira a casa dos 45%, mas 66% dos brasileiros esperam que as coisas não continuem como estão. E é esse último percentual que serve de combustível tanto para os opositores que já estão com o bloco na rua como para aqueles que não assumem uma eventual candidatura, embora não fechem as portas para essa alternativa, como é o caso do ministro presidente do STF, Joaquim Barbosa.
Para tentar convencer o eleitor de que é o melhor candidato, o senador mineiro Aécio Neves, do PSDB, se colocará como o “único” de oposição, lugar que ocupa desde o primeiro mandato de Lula, e lançará ao País um programa de governo que faça um claro contraponto às gestões petistas, principalmente no que se refere à gerência dos recursos públicos. Pesquisas encomendadas pelos tucanos mostram que o eleitor quer um governo eficiente. As enquetes disseram aos tucanos que não importa o matiz ideológico do candidato. Importa, segundo os dados coletados pelo partido, o gerenciamento do setor público. A leitura feita pelo PSDB diz que não se trata mais de prometer escolas, como nas últimas campanhas, mas de mostrar como fazer a escola já existente ter qualidade. O mesmo vale para a saúde e para a segurança pública.
ELEICOES-02-IE-2302.jpg
DE VOLTA
FHC será um dos líderes da campanha de Aécio
e terá papel de destaque na disputa
Na economia, o projeto de Aécio é se apresentar ao eleitor como a alternativa mais confiável para a captação de novos investimentos internos e externos. Ele fará duras críticas aos esquemas de corrupção que dominam o noticiário e ao que chama de aparelhamento do Estado promovido pelo PT. “O eleitorado precisa ser lembrado que a presidenta é do PT”, tem dito o senador nas reuniões com os principais assessores. No início de 2014, Aécio vai definir os nomes que serão responsáveis pela estratégia de comunicação de sua campanha. O tucano descarta a possibilidade de contar com um marqueteiro que tenha um superpoder. “Vamos trabalhar de forma colegiada. O candidato não pode ser refém de um guru da propaganda”, disse Aécio a assessores. Nas últimas semanas, o senador tem intensificado as conversas com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que deverá ser um dos coordenadores da campanha. Ao contrário do que aconteceu nas últimas três disputas, o PSDB não irá esconder o ex-presidente. Pelo contrário, FHC terá participação ativa na campanha de Aécio.
Ainda no bloco oposicionista, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB, ganhou musculatura com a chegada de Marina Silva às suas fileiras. Como participou do governo de Lula e defende os avanços sociais ocorridos nas gestões petistas, planeja se apresentar como o líder capaz de fazer as mudanças reclamadas pelos brasileiros de forma segura, sem rupturas ou quebra de programas como o Bolsa Família, por exemplo. “O desenvolvimento é um processo. Avançamos com a estabilidade econômica obtida pelos governos de Fernando Henrique e com os governos de Lula e Dilma conquistamos importantes passos na questão social. Agora é preciso um novo salto. O Brasil não está satisfeito e quer mais”, tem dito o candidato.
Antes do Carnaval, Campos pretende consolidar a aliança com o PPS – partido que parece ter retirado da área de influência dos tucanos – e busca novos parceiros para tentar obter maior tempo no horário eleitoral de rádio e tevê. Ele ainda aposta que possa ter a seu lado setores que hoje estão na base de apoio do governo como o PDT e o PTB. Menos conhecido dos candidatos, a propaganda eleitoral tem, para o governador de Pernambuco, uma importância maior do que para seus oponentes. A mensagem será a de continuidade sem continuísmo.
ELEICOES-01-IE-2302.jpg
O ARTICULADOR
Com a ajuda de Lula, Dilma procura tentar fechar acordos
que lhe garantam mais da metade do tempo de tevê
Já no QG governista, a maioria dos analistas acredita que haverá um retorno dos protestos, inclusive durante a Copa, mas aposta nas boas respostas que o governo tem a oferecer. O emprego e a renda continuam de pé como os trunfos mais vigorosos de Dilma Rousseff para manter a fidelidade de um eleitorado que Lula cultiva desde 2003. O salário mínimo será reajustado em 2014 com ganhos reais acima da inflação e os programas sociais mantêm seu inegável poder de atração. O programa Mais Médicos será apresentado como uma resposta bem aceita para populações que não possuem um único doutor para zelar por suas dores e doenças. Para o início do ano, a campanha petista está prestes a amarrar um acordo capaz de garantir quase a metade do tempo na tevê, uma vantagem sempre considerável.
Há, no entanto, um fator que tem preocupado os articulistas de Dilma. Seus quatro anos de governo marcaram uma convivência difícil no Congresso, em especial com o maior aliado, o PMDB, com uma estrutura capilar para pedir votos na porta de casa do eleitor – desde que a máquina esteja com vontade de fazer, embaixo, aquilo que se acerta em cima. Tratado de modo que julga oportunista e interesseiro, o PMDB ameaça responder na mesma moeda. Pode apoiar Dilma quando considerar que vale a pena, mas não fará o menor sacrifício se considerar que o risco é maior que o benefício.
Segundo o comando petista, o julgamento sobre o mensalão do PSDB-MG e as investigações sobre o propinoduto do metrô paulistano são temas que poderão favorecer a candidatura de Dilma. “Em caso de emergência, poderemos usar esses casos e mostrar que, no que diz respeito à gestão e à ética, eles não diferem daquilo que nos acusam”, disse um líder nacional do PT na quinta-feira 26. No embate com Eduardo Campos, os petistas acham que será difícil ao governador de Pernambuco fazer oposição a um governo que lhe forneceu recursos necessários para se tornar um presidenciável com vida própria. Num país que assistiu à emergência do “novo”, os próximos dez meses irão mostrar se alguém é capaz de decifrar a mensagem que os brasileiros trazem dentro de si.
IEpag42a45brasil-4.jpg








MMA

Anderson recebe alta após cirurgia e retorna a Los Angeles

Lutador deixou hospital nesta terça e pôde comemorar o Ano Novo em família. Ortopedista do UFC afirma que retorno aos treinos pode levar até nove meses

UFC 168: Anderson Silva x Chris Weidman
UFC 168: Anderson Silva x Chris Weidman (Josh Hedges/Zuffa LLC/Getty Images)
O lutador Anderson Silva recebeu alta médica nesta terça-feira e voltou para sua casa nos arredores de Los Angeles, Estados Unidos, para passar o Ano Novo com a família, segundo informou o canal pago SporTV. O brasileiro permaneceu por dois dias no University Medical Center Hospital, em Las Vegas, para operar os ossos da perna, fraturados no último sábado, na derrota para o americano Chris Weidman, no UFC 168
Anderson contou com o auxílio dos funcionários do hospital para deixar o local sem chamar a atenção da imprensa. A viagem para Los Angeles, onde esposa e os filhos aguardavam o lutador, durou quase cinco horas.
Steven Sanders, ortopedista do UFC responsável pela cirurgia do brasileiro, estipulou de três a seis meses para a recuperação plena dos ossos da tíbia e fíbula fraturados. Já o retorno aos treinos no tatame pode levar até nove meses. Sanders fez questão de afirmar que a lesão podia ter sido ainda mais grave. “Ele poderia, por exemplo, ter rompido um vaso sanguíneo e interrompido a circulação de sangue para o pé”, explicou.


Foto 1 / 53
AMPLIAR FOTOS
Anderson Silva sofre grave lesão no UFC 168
Anderson Silva sofre grave lesão no UFC 168 - Jayne Kamin-Oncea / Reuters



UFC 168: a reação dos lutadores


Ri

 
 
 
 
 

Tiroteio em Copacabana deixa 1 morto e 8 feridos

Disparos ocorreram perto da esquina da Avenida Nossa Senhora de Copacabana com a Rua República do Peru, bem perto do palco principal

Uma pessoa morreu e oito ficaram feridas após um tiroteio ocorrido em Copacabana, minutos antes da chegada do Ano Novo. Os disparos ocorreram próximo à esquina da Avenida Nossa Senhora de Copacabana com a Rua República do Peru, bem perto do palco principal montado na praia para o Réveillon.
O tiroteio começou depois que um homem que discutia com uma mulher retirou o arma de um policial que tentava intervir para acalmar os ânimos. O homem, identificado como Adilson Rufino Silva, de 34 anos, foi baleado, encaminhado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Com três palcos montados na Praia de Copacabana, a festa de Réveillon levou mais de dois milhões de pessoas às areias do Rio. As grandes atrações musicais da noite foram as apresentações de dois dos jurados do programa The Voice, Lulu Santos e Carlinhos Brown.
 
 
 




Justiça

Justiça só julga 50% de crimes contra administração pública

Tribunais descumprem meta do CNJ e concluem só 61.698 de 114.336 ações

Em 2012, os tribunais comunicaram o CNJ julgamento de 35.997 ações. Já em 2013, o ritmo da toga ficou no patamar dos 25.701 julgamentos em todo o País
Em 2012, os tribunais comunicaram o CNJ julgamento de 35.997 ações. Já em 2013, o ritmo da toga ficou no patamar dos 25.701 julgamentos em todo o País (Thinkstock)
O Judiciário brasileiro ficou longe de cumprir a meta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o julgamento de ações sobre crimes contra a administração pública e de improbidade: apenas 53,97% dos processos foram concluídos. O alvo era o julgamento, até o fim de 2013, de um acervo de 114.336 processos dessa natureza distribuídos ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), à Justiça Federal e aos Tribunais de Justiça dos Estados até 31 de dezembro de 2011. Mas, segundo dados reunidos pelo CNJ - órgão de controle e fiscalização do Judiciário -, foram julgados apenas 61.698 casos, restando em aberto 52.618 ações.
O quadro do CNJ mostra que, apesar de o ano encerrado ontem ter sido marcado pela emblemática prisão dos mensaleiros, a Justiça teve em 2013 um desempenho mais fraco no julgamento dos crimes contra a administração pública e de improbidade. Em 2012, os tribunais comunicaram o CNJ julgamento de 35.997 ações. Já em 2013, o ritmo da toga ficou no patamar dos 25.701 julgamentos em todo o país. As ações são de natureza distinta e visam sanções que podem ter caráter criminal (prisão), e civil (suspensão dos direitos políticos e ressarcimento do erário). Entre os crimes contra a administração estão corrupção, peculato e desvios. O Supremo Tribunal Federal, onde tramitou o processo do mensalão não está submetido ao controle do CNJ e por isso seu desempenho não foi avaliado.
São Paulo, que tem o maior tribunal estadual do país - 2,4 mil magistrados, 50 mil servidores e 360 desembargadores - e também o maior volume de serviço em curso (20 milhões de ações) ficou muito aquém do pacto do CNJ. De um volume de 12.228 ações de improbidade e criminais, a Justiça paulista julgou 6.613 causas, ou 54,08%. Ficaram pendentes 5.615 ações. No campo da improbidade, foram julgadas 57,09% das ações - eram 5248 causas, das quais 1868 foram julgadas. Dos crimes contra a administração foram julgados 51,82% dos casos.
O Judiciário do Piauí concluiu apenas 8,33% das demandas. De 852 processos, foram julgados somente 71. Proporcionalmente é o pior desempenho entre as unidades federativas. Os tribunais estaduais historicamente são os que possuem a maior carga de processos. Além do TJ do Piauí, outro caso crítico é do Tribunal de Justiça da Bahia, com 10,88% - de um passivo com 4.237 processos, 3.776 ficaram em aberto. Por outro lado, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), que abarca São Paulo e Mato Grosso do Sul, conseguiu julgar 4.828 dos 5.558 processos distribuídos até o final de 2011, atingindo a marca de 86,87% da meta. Além do TRF3, os tribunais regionais federais da 4ª e da 5ª região e os tribunais do Acre, Distrito Federal, Amapá, Sergipe e Rio de Janeiro cumpriram mais de 70% da meta.
A meta do CNJ foi estabelecida em novembro de 2012. O controle sobre o alcance desse objetivo é realizado pelo Grupo de Monitoramento do órgão, que, em 2013, incluiu visitas aos tribunais para verificação do cumprimento das medidas. As informações chegam ao conselho diariamente, enviadas pelos próprios tribunais. Algumas cortes são mais lentas na transmissão dos dados. Os números podem ser atualizados, mas isso não deverá repercutir na média porcentual do desempenho.



Queima de fogos na Ponte Newton Navarro marca chegada de 2014 em Natal


A já tradicional queima de fogos na Ponte Newton Navarro trouxe uma novidade para este réveillon: uma cascata prateada encerrou o espetáculo de luzes e cores. A queima durou cerca 15 minutos e, apesar de irregular, empolgou o pequeno público que acompanhou a virada de ano a partir da passarela do Forte Reis Magos.

Apreensivas com a falta de iluminação e segurança do local, as pessoas assistiram os fogos e rapidamente tomaram o rumo de casa. A servidora pública Juliana Carvalho Pereira, 46, estava com a família e pela segunda vez consecutiva viu os fogos às margens do Potengi. “É lamentável a Prefeitura e o Governo não darem atenção para esse lugar, o melhor para se ver os fogos. Garanto que se tivesse estrutura viriam muitos turistas pra cá”, acredita.

O Tenente Nicolas, responsável pelo patrulhamento na Praia do Meio, informou que o acesso ao Forte deveria estar fechado desde às 17h – quando encerra o horário de visitação do monumento. “Está tudo escuro aí, não tem ninguém”, disse o oficial, sem explicar o motivo do acesso ao Forte a partir da ponte estar totalmente às escuras. O Tenente Nicolas avaliou a festa como tranquila: “E espero que continue assim”, frisou.



Última morte de 2013 é registrada em Touros

Publicação: 01 de Janeiro de 2014 às 09:51
Na noite de réveillon, mais um homicídio foi computado no Rio Grande do Norte, o último de 2013, que contou com quase 1.500 assassinatos, segundo dados baseados no setor estatístico da própria Secretaria de Segurança Pública. O crime ocorreu em Touros e envolveu um tio e um sobrinho.

Por volta das 23h30, o agricultor Luciano Silva de Araújo, 37, bebia com seu tio, que não teve a identidade revelada, na rua São José, Assentamento Quilombo dos Palmares, quando os dois começaram uma discussão.

"O tio estava bebendo com ele e após uma discussão banal, o tio pegou uma garrafa, quebrou e desferiu um golpe nele", relatou a agente Paula, da Plantão Zona Norte. Não foi informado o paradeiro do suspeito após o crime.


Dois turistas são vítimas de afogamento na Praia do Meio
 

Publicação: 01 de Janeiro de 2014 às 08:41
Dois turistas se afogaram na manhã desta quarta-feira (1º) nas proximidades da praça da Jangada, na Praia do Meio, em Natal. O fato ocorreu por volta das 8h. 
O Corpo de Bombeiros e a Samu chegaram ao local e socorreram os dois homens que ainda não foram identificados. Após o socorro, os turistas foram levados com vida ao Hospital Clóvis Sarinho.
Segundo o subtenente Itamar, da Delegacia Especializada Assistência ao Turista (Deatur), os homens aparentam ter mais de 30 anos e estão hospedados em alguma pousada da região da zona Sul de Natal.
O local onde eles se afogaram é conhecido por haver um quebra-mar e por isso, se torna perigoso e com constantes redemoinhos. O subtenente Itamar alerta para que os banhistas tenham mais atenção na área.



01/01/2014 10h16 - Atualizado em 01/01/2014 10h29

Primeiro homicídio foi em Ceará- Mirim

 

 
 

José Henrique Moura de Castro, 22 anos, foi assassinado na porta de casa.
Segundo a polícia, suspeito passou numa moto e atirou contra a vítima.


O primeiro crime de homicídio em 2014 no Rio Grande do Norte, segundo a polícia, foi registrado em Ceará-Mirim, município da Grande Natal. Aconteceu vinte minutos após a virada de ano na rua São Joaquim, no bairro São Geraldo. A vítima, José Henrique Moura de Castro, de 22 anos, foi morto na porta de casa enquanto comemorava o Ano Novo. 
De acordo com informações da Delegacia de Plantão da zona Norte de Natal, onde a ocorrência foi registrada, José Henrique estava bebendo com familiares e amigos quando um homem se aproximou numa motocicleta e efetuou os disparos. O jovem morreu na hora.
A polícia disse não ter pistas do que possa ter motivado o assassinato. Diligências foram realizadas na região, mas ninguém foi preso.


01/01/2014 10h53 - Atualizado em 01/01/2014 11h30

Polícia Militar registra

 
 

 

 

 

 primeiro homicídio do ano em Mossoró

 
 
 
 
 
 
 

Segundo a PM, a motivação pode ter sido vingança, já que a vítima tinha envolvimento em crimes ainda quando era menor de idade

Comente agora
Um homem foi assassinado na madrugada desta quarta-feira (1), vítima de disparos de arma de fogo no bairro Alto da Pelonha, em Mossoró, a 285 quilômetros de Natal. A vítima, identificada pela Polícia Militar como Anderson Pereira da Silva Dias, 19 anos, foi alvejada na rua Mário Lúcio de Medeiros enquanto se encaminhava para uma festa. Anderson Pereira foi vítima do primeiro assassinato do ano em Mossoró.
O major Corrêa Lima, comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, afirmou que a motivação do crime pode ter sido vingança, já que a vítima tinha passagem pela polícia quando se envolveu em um homicídio e estupro em Mossoró, enquanto ainda era menor de idade.
"A vítima foi alvejada com pelo menos três disparos de arma de fogo por volta das 3h. Inclusive um deles atingiu o rosto do rapaz. O Itep já recolheu o corpo e vizinhos ajudaram a fazer a identificação", concluiu o major.
Ainda na noite na terça-feira (31), outro homicídio foi registrado em Mossoró. Por volta das 19h, Antônio Luiz, de 53 anos, foi alvejado com dois disparos de arma de fogo na cabeça no bairro Santo Antônio. Segundo a PM, dois suspeitos em uma motocicleta foram vistos fugindo do local após o crime.

Nenhum comentário: