terça-feira, 7 de janeiro de 2014

07/04/2014
Secretaria de Segurança promete apurar uso de helicóptero da polícia do RN

Foto mostra homem dentro da aeronave Potiguar I em praia do litoral Sul. 
Homem aparece dentro de helicóptero da polícia potiguar em foto divulgada nas redes sociais (Foto: Reprodução/Twitter)

 A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) vai abrir um inquérito para apurar  se houve irregularidade no uso do helicóptero Potiguar I. Em uma imagem publicada nesta segunda-feira (6) nas redes sociais um homem aparece dentro da aeronave, enquanto outras três pessoas posam para uma fotografia ao lado do helicóptero. O comandante da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), tenente-coronel Edwin Brito esclareceu que a imagem foi autorizada e acompanhada pelos tripulantes da aeronave.

"Aonde pousamos o helicóptero chama a atenção e as pessoas querem ver, tirar fotos e saber como funciona. É natural e até uma forma de aproximar a polícia da população. Tudo é feito com segurança e tenho total confiança na equipe. Isso acontece aqui e em todos os grupamentos do Brasil ", explica.

Em nota divulgada nesta segunda, a Sesed informou que o secretário de Segurança Pública, Aldair da Rocha, solicitou ao comandante da Ciopaer que instaurasse um inquérito para averiguar se houve algum tipo de irregularidade no uso da aeronave. O Potiguar I é o único helicóptero da Secretaria de Segurança Pública.

A imagem, de acordo com o coronel Brito, foi feita na praia de Barra do Cunhaú, litoral Sul do Rio Grande do Norte. "Fazemos pousos estratégicos no litoral para atender a ocorrências que possam surgir, principalmente nessa época do ano. Era o que estava sendo feito no caso em questão", conclui.

Moradores de área que será inundada invadem obras de barragem no RN

Invasores são da comunidade Barra de Santana, na cidade de Jucurutu.
Moradores querem negociar desapropriações com o Governo do Estado.


O canteiro de obras da Barragem de Oiticica, na região Seridó do Rio Grande do Norte, foi invadido na manhã desta segunda-feira (6) por moradores de uma região que será inundada para a conclusão do projeto. Os invasores moram na comunidade Barra de Santana, na zona rural do município de Jucurutu, e pedem a presença de um representante do Governo do Estado para negociar a desapropriação da área que será atingida.
Além dos moradores, lideranças religiosas e integrantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais também estão envolvidos no protesto. De acordo com eles até agora o governo não apresentou nenhum projeto de desapropriação e reassentamento para as famílias que moram no local. A obra da barragem está orçada em R$ 311 milhões.

O governo informou que concluiu no final de dezembro o recadastramento das mil famílias que deverão ser indenizadas ou relocadas. Com a conclusão deste trabalho, começa a elaboração dos laudos para o começo das negociações. De acordo com o secretário de Recursos Hídricos, Leonardo Rego, 75 laudos já estão prontos, e as negociações devem começar após a abertura do Orçamento Geral do Estado para 2014.

Já a respeito da área onde será construída a nova comunidade Barra de Santana, o secretário disse que por meio da empresa KL Engenharia, que é responsável pela supervisão e gerenciamento da obra, foi convocada uma reunião com as famílias da comunidade para analisar a viabilidade do terreno.

O Governo do Estado acrescenta que apresentou três alternativas de área para a construção, mas como apenas 40 famílias compareceram, não foi tomada nenhuma decisão. O governo aguarda a realização de uma nova reunião para discutir a questão com os moradores.


07/01/2014

Presidente da FEMURN diz que despesas dos municípios superam receitas em 2013

Os municípios do Rio Grande do Norte receberam pouco mais de R$ 2 bilhões no ano passado das duas maiores fontes de recursos: o Fundo de Participação (FPM) e o Imposto sobre Circulação de Mercadores e Serviços (ICMS). Em comparação com 2012, houve aumento de 1,5% no FPM e de 28,29% no ICMS. Os dados foram divulgados pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) para mostrar as dificuldades que os prefeitos estão enfrentando “em função do aumento das despesas acima da capacidade de arrecadação.”
Adriano Abreu
Presidente da Federação dos Municípios do RN demonstra preocupação com novas demandasPresidente da Federação dos Municípios do RN demonstra preocupação com novas demandas
Em comunicado divulgado no dia 1° de janeiro a Femurn lembra que o aumento acumulado do salário mínimo nos últimos dois anos foi de 24,5%, enquanto o piso dos professores, nesse mesmo período, subiu 31,9%, comprometendo o planejamento feito pelas prefeituras e levando os municípios, especialmente os de menor porte, a um estágio pré-falimentar.

Tanto o salário mínimo como o piso dos professores são fixados pelo governo federal e têm um impacto grande nas finanças municipais. No caso dos servidores que ganham o mínimo, o resultado é atraso no pagamento de salários, que se intensificou em 2013. No caso dos professores, o problema maior é comprometimento de todo o Fundeb, o fundo nacional da educação, para pagamento de salários. Pela lei, o dinheiro arrecadado deveria ser distribuído da seguinte forma: 60% para pagamento de salários e os 40% restantes para reforma, manutenção e construção de novas escolas.

Além de atrasos, um outro problema atinge as prefeituras do Rio Grande do Norte. Com a disparidade entre arrecadação e despesas, a maioria não conseguirá fechar o ano respeitando os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal para gastos com pessoal.

Femurn

Já em outubro, durante o evento S.O.S Municípios, promovido pela Federação dos Municípios do RN,  o presidente da entidade, Benes Leocádio, destacava o quanto o aumento do salário mínimo será danoso para as finanças das Prefeituras. Ele observou na ocasião que em cinco anos o FPM [Fundo de Participação dos Municípios] cresceu 25%, enquanto que o piso dos professores aumentou em 60% e o salário mínimo em 54%. “Essa conta não fecha”, criticou o prefeito.

O piso nacional dos professores, que elevou consideravelmente os salários dos profissionais da área, aliado à baixa do FPM, no entanto, ainda são apontados como principais motivadores das dificuldades. Para sugerir soluções e pedir apoio, as Federações dos Municípios do RN e das Câmaras (Fecam/RN), em parceria com a Assembleia Legislativa, promoveram, em Natal, o SOS Municípios, evento público no qual denunciaram o esvaziamento financeiro das prefeituras do RN.




07/01/2014

Renan Barão é declarado campeão definitivo dos pesos galo do UFC

O lutador potiguar do UFC Renan Barão finalmente foi declarado campeão mundial da categoria peso galo. O presidente do UFC, Dana White, anunciou, nesta segunda-feira (6), que Barão fica com o cinturão após uma nova lesão do antigo dono, o americano Dominick Cruz. Cruz não luta desde outubro de 2011 devido a problemas físicos.
DivulgaçãoPor onde passa, Barão faz questão de lembrar do bairro das Quintas, na zona Oeste de Natal, onde morouPor onde passa, Barão faz questão de lembrar do bairro das Quintas, na zona Oeste de Natal, onde morou

Barão detinha o cinturão interino dos galos desde julho de 2012, quando venceu  Urijah Faber no UFC 149. O duelo entre Barão e Faber volta a se repetir no UFC 169, quando Renan defenderá o título mundial, no dia 1º de fevereiro.

O potiguar tem atualmente a maior sequência de invencibilidade do UFC com 32 lutas, sendo 31 vitórias e 1 no contest, quando não há uma definição sobre o vencedor do combate.


07/01/2014

Casos e acasos

Valério Mesquita
Escritor

Um vereador de Lagoa Salgada tinha um lema: “Durmo com um olho fechado e o outro aberto”. Pelo fato da esposa ser evangélica, ele pulou a cerca sem a maior parcimônia litúrgica. Há anos, administrou um caso extraconjugal por baixo de sete capas, com uma comadre. Sempre que saía, a concubina recebia trinta reais do parceiro, à título pró-labore. Certo  dia, a companheira assumiu a tribuna: “Amor, faz tempo que você só me dá trinta?! Tá dando pra nada”. O parlamentar municipal, arrumando o paletó para ir a câmara, estranhou a queixa. ““Qué” isso “mulé”! Toda vida num é só isso?”. A amante, com as notas à mão, respondeu: “Sabe o que é, meu bem, é que as coisas subiram. A gasolina, ó...”. Aí o vereador interrompeu: “Então minha filha... Faça uma conversão “xerequista”. Mude para gás, pois sai mais barato...”. A história chegou ao público como: “Love com todo gás”.

02) Acontecia num luxuoso hotel em São Paulo, uma recepção do alto PIB. O então deputado federal Lavoisier Maia, levava seu bom papo para uma linda moça que mais parecia um jumbo alçando voo. Já passava da meia noite. A garota não abria a guarda e ele então apelou para o golpe de misericórdia: “Meu anjo”, Lavô cochichou,  “Se surgisse um homem rico, um jovem bonito e outro inteligente, falando em casamento para você, qual escolheria?”. A linda mulher, desesperançada, segurando o copo de um bom vinho, iluminou os olhos verdes: “Na maré que eu estou, até você serve”.

03) Como não podia ser diferente, o prato do dia era política. Ventilavam nomes e renomes para as postulações da campanha que se aproximava. O clã dos Alves estava em peso e mais um monte de agregados. O cenário era a aprazível praia de Genipabu. Aluízio, com os olhos semicerrados ouvia em silêncio a análise dos nomes citados. Opiniões se chocavam dentro da sala. Garibaldi Filho, ainda principiante na lide, como que imitando o tio, ouvia mais que falava. Em dado momento alguém levantando a voz opinou: “Não será difícil a escolha! O nosso partido tem quadros para todos os gostos. Fale aí Gari!”. Fechou o firo o aparteante. Antes que ele falasse, estratégico, Aluízio ponderou: “Os Alves tem de tudo. Tem até Garibaldi!!”. A voz do silêncio havia sinalizado o seu recado nas entrelinhas. Aplausos multifusos.

04) Acontecia um pomposo churrasco na granja de um vereador parnamirinense que sonha “sair deputado” na próxima campanha. Parlamentares, políticos de todas as esferas estavam presentes. Em dado momento, uma moça de notáveis atributos vestia um chamativo short, passou ao lado de um grupo de notáveis conduzindo uma apetitosa picanha no espeto. Um dos componentes da confraria, “comendo com os olhos”, tocou de leve o bumbum da jovem indagando: “É Friboi?”. A garota compreendendo o duplo sentido da pergunta, refutou: “Eu não sei bem... Mas vou chamar meu marido ali. Ele com certeza vai lhe responder”. Para o “Don Juan” da tarde, o churrasco acabou ali mesmo, entre dúvidas e dívidas.

05) Nem quando queria sossego na fazenda Solidão, Dinarte Mariz conseguia. Vez por outra, aparecia um “intruso”. Certa feita, um jornalista chato baixou no seu terreiro e prometendo conversa informal, perguntou: “Governador, o povo diz que o político é um mentiroso. O que o senhor me diz?!”. Do alto dos seus quarenta anos de vida pública e em tom profético, o velho ministrou a lição: “Meu filho, o homem de responsabilidade política não mente! Inventa a verdade! Político é o individuo que pensa uma coisa e diz outra, e ainda faz o contrário”.

07/01/2014

Obra do Nordeste

Finalmente surge uma data para a inauguração da obra da transposição do rio São Francisco - em dezembro de 2015 - dentro de mais dois anos. O governo prevê a entrega de 100 quilômetros de canais em cada eixo em dezembro, dentro de um ano. Até agora cerca de 50% do projeto foram concluídos e metade do orçamento de R$ 8,2 bilhões já foi desembolsado. No momento, todas as frentes de serviço foram recontratadas e mobilizadas. A transposição vai garantir água para 12 milhões de pessoas em 390 municípios do Ceará, Pernambuco, Paraíba e do RN. O projeto contempla 477 quilômetros de canais nos eixos Norte, que vai de Cabrobó/PE a Cajazeiras/PB, e Leste, com início em Floresta/PE e Monteiro/PB.

Castanha

Com a queda da produção na safra passada por conta do agravamento da seca, a castanha de caju está dando lucro aos produtores do Nordeste. De acordo com a Conab, o preço do quilo da castanha nos estados quer mais produzem está sendo comercializado acima do preço mínimo, que é de R$ 1,56/kg. A produção nacional de castanha de caju para este ano é estimada pelo IBGE em 257,3 toneladas, com um crescimento de 238,4% sobre 2012, quando chegou a 76 toneladas.

Valorização (I)

Os preços da carne estão 20,0% maiores que os de 2012 no atacado. Os preços médios no mercado atacadista de carne bovina de São Paulo ficaram 20,4% maiores em relação ao mesmo período de dezembro de 2012. São trinta semanas consecutivas de cotações maiores que as do ano anterior, comparando os períodos equivalentes. A maior diferença de preços semanais ocorre justamente em dezembro, com valores médios este ano 18,2% maiores.

Valorização (II)

Os preços para a carne de cordeiro mantiveram-se elevados nos últimos cinco anos e permanecerão assim por muito tempo, dizem analistas. Produtores que antes recebiam apenas R$ 4,00 pelo quilo da carcaça ovina, agora, embolsam R$ 12,50/quilo ou quase R$ 190,00 na conversão para arroba. É mais que dobro da cotação do boi gordo, que ao contrário da ovinocultura, é tradicional em todos os estados.

Riqueza

O IBGE aponta São Desidério, na Bahia, como maior o PIB agrícola do país. Quem conhece diz que São Desidério é o tipo do lugar que se pode escolher para passar uns dias de férias, admirar as veredas e o canto das corredeiras. São 26 rios perenes na região. O Grande é um dos principais afluentes do São Francisco e é no Vale do Grande que fica a cidade, fundada ainda no século XIX. Dos 30 mil habitantes, 60% vivem na zona rural, a maioria lida com pecuária de corte e agricultura para consumo da própria família.

Futuro promissor

O produtor rural brasileiro está desafiado a produzir mais, com produtividade crescente, para atender à demanda mundial e garantir a segurança alimentar. As preocupações com o crescimento da população mundial e consequente aumento da demanda por alimentos continua aumentando em todo mundo, inclusive no oriente médio. Pesquisadores debateram o assunto em um evento recente realizado no Paquistão. “A população mundial irá alcançar 9 bilhões em 2050 e os pesquisadores agrícolas precisam achar uma maneira de garantir que haverá segurança alimentar”, afirmou Iqrar Ahmad Khan, vice-reitor da Universidade de Agricultura de Faisalabad, Paquistão. Ele disse ainda que valiosas pesquisas estão sendo feitas no setor agrícola.

1
Os investimentos em pesquisa no Brasil possibilitaram o crescimento da agropecuária fazendo com que se tornasse um dos maiores produtores mundiais de alimentos, ampliando sua produtividade em quase 150%, nos últimos 35 anos. A área plantada cresceu 35% e a produção de grãos e fibras aumentou em mais de 200%. Se tivesse a mesma produtividade de 35 anos atrás, precisaria abrir mais 127 milhões de hectares de área.

2


Em fase pré-operacional desde que foi fundada, em 1997, a empresa americana de sementes Ceres terá no Brasil sua primeira operação comercial a partir da safra 2014/15, afirmou ao jornal Valor o principal executivo da companhia no país, o agrônomo André Franco. No Brasil desde 2010, a Ceres desenvolve híbridos de sorgo voltados à produção de etanol e energia.

3


Com as operações de Venda em Balcão para o milho, realizadas pela Conab, em atendimento aos estados da área da (Sudene, até novembro de 2013 foram vendidas mais de 590 mil toneladas do produto, a preços subsidiados, para cerca de 200 mil criadores. O milho tem sido a mais importante fonte suplementar de alimento para os animais da Região Nordeste e do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, afetados pela maior seca dos últimos 50 anos.

Caipira
A Emparn está retomando o Projeto Ave Caipira, voltado para a agricultura familiar e o programa Brasil Sem Miséria. No Oeste, o objetivo é implantar mais de 400 projetos produtivos em dez municípios de região. O criatório está instalado na Base Experimental Mundo Novo, em Caicó. A Empresa vem realizando oficinas como o tema “Produção e Manejo de Ave Caipira”.

Consumo
A demanda em alta pelo consumo do leite no país deverá manter o preço do produto aquecido no decorrer do ano de 2014. De acordo com análise do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), os valores praticados em 2013 já foram recordes, com produtores de algumas regiões do Estado recebendo acima de R$ 1 por litro. “A expectativa é de que os preços continuarão em um patamar elevado considerando os dados históricos baseados nos bancos de dados de pesquisas realizadas pelo Imea”, prevê o último boletim do leite elaborado em 2013. 

Acidente na Via Costeira deixa três pessoas feridas

Motorista de veículo que provocou colisões teria fugido do local.


Um acidente envolvendo três veículos deixou três pessoas feridas e o trânsito lento na Via Costeira, na altura do hotel Imirá, na tarde desta segunda-feira (6). Um carro modelo Kia Cerato, de placas NNY-6876, e um HB20, de placas OWB-9919, colidiram após o Cerato ter sido atingido por um terceiro veículo, que se evadiu.
A motorista do HB20, Kaline Macedo, ficou presa às ferragens do carro, mas foi retirada por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e com ajuda de alguns populares. A Companhia de Polícia Rodoviária Estadual, sob o comando do sargento Lenilson, fez isolamento no local.
De acordo com o policial, uma passageira do HB 20 teve leve corte na cabeça, assim como o condutor do Cerato. Mesmo assim, todos foram conduzidos para o Pronto Socorro Clóvis Sarinho. A polícia ouviu testemunhas, no entanto, o terceiro veículo, que teria provocado o acidente, não teve o modelo identificado.

Nenhum comentário: