domingo, 10 de fevereiro de 2013

 

 
 
 
 
Confira imagens do primeiro dia de carnaval no RN
 

Banda do Siri da Redinha

Foto: Magnus Nascimento

 

Foliões se fantasiaram para participar do bloco, que saiu pelas ruas de Ponta Negra

Foto: Alex Régis

Carnaval de Pirangi teve início na noite deste sábado

Foto: Alex Régis

O maestro Alcione de Sá, de bandana e óculos escuros, aposta em repertório pouco usual

Foto: Magnus Nascimento

 

Bloco surgiu no ano de 1990 e é tradição até hoje no carnaval de Caicó

Foto: Ilmo Gomes

Bloco do Magão levou multidão às ruas de Caicó

Foto: Ilmo Gomes

 

Mela-mela e carnaval de rua levam multidão a Macau, RN

População da cidade praticamente dobra nos dias de folia.
Mela-mela com mel de engenho é a tradição na festa da cidade.

 
O carnaval de Macau, município litorâneo a 180 quilômetros de Natal, é considerado um dos maiores do Rio Grande do Norte. A prova disso é que, segundo a Polícia Militar, a população da cidade dobra durante os dias de folia. De acordo com o IBGE, Macau tem quase 30 mil habitantes. A PM estima que quase o mesmo número de turistas lotem a cidade nos quatro dias de festa.
Carnaval em Macau é um dos maiores do RN (Foto: Canindé Soares)Carnaval em Macau é um dos maiores do RN (Foto: Canindé Soares)
A principal atração da cidade é o carnaval de rua gratuito. "Podemos curtir toda a festa e sem gastar nada com ingressos, abadás ou pulseiras", diz o professor João Maria das Chagas, que mora no Ceará.
A marca registrada da festa em Macau é o mela-mela com mel de engenho. Durante todo o dia, trios elétricos percorrem as ruas da cidade. Carros de apoio carregados com latões cheios de mel dão o "suporte" para os foliões reabastecerem suas "armas" e continuar a festa. Caminhões-pipa com água são disponibilizados em todo o percurso para a limpeza dos foliões.
A folia em Macau dura as 24 horas do dia. "Pela manhã, várias atrações se apresentam no palco montado na praia de Camapum. À tarde e no início da noite, o mela-mela arrasta multidões junto com os trios. E no final da noite e madrugada, shows no largo cultural de eventos Mestre Avelino, além de muito frevo na Praça da Conceição. É um carnaval democrático, feito para agradar a todos os públicos e de graça, o que já é uma marca registrada de Macau”, disse o prefeito Kerginaldo Pinto.
Neste sábado (9), a festa no largo cultural de eventos teve como atrações Moreninho dos Teclados, a banda Forró da Pegação e o pagodeiro Péricles.
Segurança
Para proporcionar uma festa tranquila para os milhares de foliões, a Prefeitura Municipal organizou um sistema de segurança através de vídeo monitoramento. São 11 câmeras que cobrem praticamente todos os pontos do largo e que podem ser vistas suas imagens em 360 graus e com zoom e qualquer anormalidade é logo informada, via rádio, à Polícia Militar.

Estudante morre ao tentar consertar paredão de som em Tibau, RN

Vi­tima tinha 21 anos e, segundo a poli­cia, estava com o corpo molhado.
Jovem morreu apois sofrer descarga eletrica.

 
Um estudante de 21 anos morreu na tarde deste sábado (9) após sofrer uma descarga elétrica em Tibau, cidade litorânea que fica na divisa entre o Rio Grande do Norte e o Ceará. Segundo informações repassadas por testemunhas à polícia, a vítima estava com o corpo molhado e tentava consertar um paredão de som na casa onde iria passar o carnaval.
De acordo com informações da polícia, o estudante tinha chegado à casa na manhã deste sábado. O equipamento de som apresentou um problema e ele, com o corpo molhado, tentou consertar o paredão. Ainda segundo a polícia, familiares chegaram a alertá-lo do risco. Com a descarga, o rapaz foi atirado longe e morreu na hora.
O corpo do rapaz já foi velado e a previsão é de que o sepultamento seja neste domingo (10). O estudante morava em Mossoró, cidade onde será enterrado.
 

'Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens' anima festa em Natal

Bloco natalense conhecido por suas alegorias e pelos bonecos gigantes.
Marca do carnaval de Ponta Negra e a presença de familias.

Uma verdadeira multidão tomou conta das ruas do bairro de Ponta Negra, em Natal, neste sábado (9) para acompanhar a passagem do bloco “Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens”. Este é o 9º ano de vida do bloco na folia da capital potiguar. Em 2013, Os "Poetas" saíram com o tema "Carnaval na Valsa", uma homenagem aos 100 anos da valsa "Cinema Royal", composta pelo potiguar Tonheca Dantas.
Bloco animou o sábado de carnaval em Natal (Foto: João Maria Alves)Bloco animou o sábado de carnaval em Natal (Foto: João Maria Alves)
O bloco é conhecido por suas alegorias e pelos bonecos gigantes, com destaque para os personagens que dão o nome ao bloco e para o boneco do cartunista Edmar Viana um dos fundadores dos “Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens”.
Na concentração, a animação ficou por conta da banda Perfume de Gardênia e do cantor Isaque Galvão que esquentaram os foliões antes dos “Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens” assumirem o comando da festa.
Irreverência, criatividade nas fantasias e animação foram as marcas do bloco que contagiou natalenses e turistas. O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, que participou da festa acompanhado pela primeira-dama do município, Andréa Ramalho e pelo presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes, Dácio Galvão, ficou entusiasmado com a presença de público.
Em conversar com a imprensa, Carlos Eduardo em revelou que as expectativas com a festa foram superadas: “Fizemos esse carnaval de 2013 com muito esforço por causa das dificuldades financeiras do município. A participação forte da população premia a dedicação de todos que estão trabalhando na festa. E a tendência em 2014 é aumentarmos o investimento”.
Bonecos gigantes são atração à parte no bloco natalense (Foto: João Maria Alves)Bonecos gigantes são atração à parte no bloco natalense
O presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes, Dácio Galvão, reforçou a importância do Polo de Ponta Negra para o carnaval da cidade: “O carnaval de Ponta Negra é muito forte e está consolidado como um polo essencial para a festa. O natalense demonstrou que mesmo com o redimensionamento dos investimentos manteve a sua alegria de uma maneira muito bonita. Esse movimento só nos motiva e fortalece para as próximas edições do carnaval de Natal”.
Uma marca forte do carnaval de Ponta Negra é a presença de famílias inteiras na área da folia. A enfermeira Rose Pessoa, acompanhou a brincadeira acompanhada do marido e das duas filhas do casal. Esse foi o terceiro ano que ela participou do bloco e não escondia a felicidade: “Isso aqui é uma maravilha. Tudo está muito bem organizado. Tudo fica ainda melhor quando se está ao lado da família”, observou a foliã.
Aproveitando o feriado prolongado para visitar Natal, o turista goiano Kleber Torres ficou encantado com o bloco. O visitante não imaginava que a cidade tinha um carnaval tão animado: “Natal é conhecida mundialmente por suas belezas naturais e pela hospitalidade dos seus moradores, mas o carnaval daqui me surpreendeu pela animação do pessoal. Gostei muito do que vi e vou recomendar a minha família e os meus amigos que venham conhecer o que a cidade tem para oferecer”.

Nenhum comentário: