sábado, 16 de fevereiro de 2013







Bento XXVI sai, os problemas ficam


A multidão de fiéis não tem mais um só coração. A notícia da saída de cena do Papa Bento XVI, feita por ele mesmo no início desta semana, pegou os católicos de surpresa. Mesmo que Bento XVI argumente que seja devido a problemas de saúde, sua renúncia ao papado pode ser vista como forte evidência de que a igreja católica passa por crise de ordem política interna e externa.

Para quem acompanha a história da igreja, renúncia não faz parte do vocabulário do Vaticano, embora que expressa no código do Direito Canônico. O certo é que foram oito anos de turbulência papal. Para unir o povo católico, o papa vinha sofrendo pressão por todos os lados, desde quando começou a chefiar a igreja.

Bento XVI não estava sendo mais fonte para a união dos bispos, sua palavra não conseguia ser mais unidade na igreja e escândalos, como os de ordem ética sacerdotais, surgiam em todos os continentes. O experiente cardeal alemão usou o peso da responsabilidade. Entre ele e o futuro da igreja usou da honestidade, escolheu renunciar. Bento XVI soube, sabiamente, ler o tempo, o seu e o da igreja. Entendeu o momento e soube optar entre o ego pessoal, que no ser humano clama pelo poder, e a necessidade de oxigenar a caminhada da igreja.

Coisa que seu antecessor não fez e se vangloriou de ter segurado o cetro do Vaticano até o final da vida, enquanto a igreja, até por sua causa, claudicava no declínio pelo mundo afora.

Renunciar é uma atitude complicada para a fidelidade eclesial. O pontificado, ao que parece, foi instituído para a eternidade, desconsiderando que o homem físico tem seus limites. Na história da igreja católica foram poucos os que tomaram essa atitude de renúncia, o último já faz seiscentos anos.

É certo que o papa sai, os problemas da igreja de Roma ficam. Os grupos conservadores, inclusive na América Latina, "rezam" mais alto. Ecoam mais forte. Acobertados por manto nada sagrado, alguns grupos da ala conservadora usam muito bem o poder de comunicar e vozes chegam mais perto dos fiéis, até usam alienantes canções.

A dominação conservadora, atrasada, é tão forte que, em áreas como a América Latina, se apossam da voz que deveria emanar do Vaticano, e chega ao povo de Deus através de seus representantes, sejam eles sacerdotes ou leigos.

Espero que o novo papa retome a unidade com os bispos, sua palavra chegue às comunidades eclesiais de base, com a história do povo de Deus, e com o verdadeiro sentido do evangelho de Jesus, que exige a comunhão do povo com os pilares da igreja.

Não quero que Bento XVI inaugure um novo mandamento cristão: renunciar quando a capacidade de construir unidade não está ao seu alcance, seja pela idade, saúde, santidade ou vergonha. Porém, que a atitude do papa sirva de exemplo para outros chefes de estado, quem sabe prefeitos, governadores, presidentes, gestores e até lideres sindicais. Renunciar é resultado de reflexão e pode ser indicativo de avanço.


Governadora Rosalba discursa por 1 hora e 23 minutos

O discurso da governadora Rosalba Ciarlini durou exatos 1 hora e 23 minutos . Ela disse que o Governo tem a “fibra dos corajosos e otimistas, o espírito dos fazedores”.
Rosalba Ciarlini disse que mantém o compromisso firmado em praça pública. “Nossa tarefa mais importante é aliceçar um novo Rio Grande do Norte. Nosso trabalho é verdadeiro em prol do Estado. Desde o primeiro dia estamos desatando nós que nos impede de crescer e avançar”, disse.
A chefe do Executivo disse que vive um período árduo de plantio, “mas já começou o período da colheita”. “A certeza de que estamos nos rumo certo é o que mais nos encoraja”, completou.
Ela convocou as pessoas para “ter coragem e caminhar juntos, unidos”.


 “Sanear RN” com mais de 1.000 quilômetros de rede coletora

A governadora Rosalba Ciarlini apresentou, durante a leitura anual na Assembleia Legislativa, o projeto Sanear RN. Ela disse que elevará o índice de saneamento potiguar em 80%. “Esse será um dos principais legados do meu Governo”, destacou.
A administradora estadual disse que “como médica e ex-prefeita” conhece bem o valor do esgotamento sanitário. Ela afirmou que o investimento chegará a R$ 500 milhões. “Esse é um investimento também direto na saúde pública. Cada real aplicado em esgotamento sanitário é R$ 4 economizado na saúde”, enfatizou.


 “os resultados positivos são obscurecidos por dificuldades reais”

A governadora Rosalba Ciarlini disse que há dificuldades reais para mostrar os resultados positivos. “Os resultados positivos são obscurecidos por dificuldades reais. Mas é em conjuntura adversa que é possível modernizar a gestão pública”, comentou.
Ela disse que quando chegou ao Executivo a capacidade de endividamento do Governo estava comprometida completamente. “Mas conseguimos tocar os projetos estruturantes destinados a preparar o Rio Grande do Norte para o seu futuro. Por esse esforço, recebemos o reconhecimento do Tesouro Nacional onde foram mais expressivos os resultados orçamentários. Mas o reconhecimento técnico nos dá a certeza que estamos no caminho certo”, comentou.


Polícia do RN faz busca no local em que bebê foi encontrado morto

Delegado esteve no apartamento de Josenilde na manhã desta sexta (15).
Objetivo foi colher elementos que ajudem a encontrar a mãe do bebê.

Delegado Silvio Fernando esteve no apartamento onde o bebê foi encontrado morto. (Foto: Fernanda Zauli/G1)Delegado Silvio Fernando esteve no apartamento onde o bebê foi encontrado morto.
(Foto: Fernanda Zauli

O delegado Silvio Fernando, responsável pela investigação da morte de um bebê de oito meses, esteve no apartamento onde o corpo foi encontrado no início da tarde desta sexta-feira (15) para colher elementos que ajudem a encontrar o paradeiro Josenilde Lopes de Mendonça, mãe do bebê. De acordo com a polícia, ela é a principal suspeita do crime.
No apartamento localizado no bairro de Nova Descoberta, zona sul de Natal, o delegado coletou fotos, documentos e papéis com anotações de números de telefones, que poderão ajudar a encontrar Josenilde. "Viemos em busca de elementos que indiquem o possível paradeiro dela", disse Silvio Fernando.
Segundo ele, foram intimados a depor o síndico e um porteiro do condomínio onde o corpo foi encontrado; um vizinho de Josenilde; uma cabeleireira - a quem ela teria dito que o filho estava morto desde a sexta-feira (8); e a mãe de Josenilde. "Na segunda-feira, durante o depoimento, eu vou intimar a mãe de Josenilde para que ela apresente a filha. Se até a quarta-feira Josenilde não se apresentar será considerada foragida e nós deveremos pedir a prisão temporária dela", disse.

O apartamento
Quarto onde o corpo do bebê de oito meses foi encontrado. (Foto: Fernanda Zauli/G1)Quarto onde o corpo do bebê de oito meses foi encontrado. (Foto: Fernanda Zauli
 
  Tivemos acesso ao apartamento onde o bebê de oito meses foi encontrado morto. O local estava desorganizado, com várias roupas espalhadas pelo chão e papéis jogados pela sala. Em um dos quartos, o berço do bebê estava cheio de roupas. Na sala, chamava a atenção uma mamadeira cheia de leite que estava em cima da mesa.

Fami­lia diz que advogada morta no RN deixou mensagem no celular

Vanessa Ricarda teria mandado mensagem airmã: Ele anda me perseguindo'.
Advogada foi assassinada a pauladas; PM, ex-namorado, está preso.


Corpo de advogada foi enterrado nesta sexta (Foto: Anderson Barbosa/G1)

Corpo da advogada Vanessa Ricarda foi enterrado nesta sexta (15), em Parelhas (Foto: Anderson Barbosa

A família da advogada Vanessa Ricarda de Medeiros - assassinada a pauladas na madrugada desta quinta-feira (14) em um motel nas proximidades da cidade de Santo Antônio, a 70 quilômetros de Natal-, afirmou que vai apresentar ao Ministério Público o conteúdo de uma mensagem telefônica que mostra que o soldado da Policial Militar Gleyson Alex de Araújo Galvão, de 35 anos, ex-namorado da vítima, a perseguia desde o final do relacionamento.
Verbena Rúbia é irmã da vítima e também é advogada. Ela repassou o conteúdo da mensagem  o texto data de 1º de janeiro deste ano e é assinado por Vanessa. Nele, ela diz: “Evencia, minha querida como lhe disse meu ex namorad anda me perseguind, preciso me distanciar dele! infelizmente nao posso continuar em santo antonio. Peco sua compreensao. VANESSA” (sic).

Mensagem telefônica que a família da advogada disse que vai apresentar ao Ministério PúblicoMensagem telefônica que a família da advogada disse que vai apresentar ao Ministério Público
 
Segundo a família, o namoro durou três anos, “mas por causa da agressividade e das ameaças que ele fazia à ela e à nossa família, Vanessa rompeu com ele em dezembro”, disse Vitória Régia, outra irmã de Vanessa e que também advoga.
Genilson Dantas, cunhado de Vanessa, disse que ela era uma pessoa muito calma e não gostava de chamar a atenção. Disse também que o PM é muito agressivo e, por isso, Vanessa resolveu acabar tudo. “Ela nos contou que sofria ameaças. Ela estava em Santo Antônio para reincidir um contrato de aluguel, pois desistiu de abrir um escritório de direito previdenciário na cidade", afirmou o cunhado.

O caso

O soldado da Polícia Militar Gleyson Alex de Araújo Galvão, de 35 anos, tem sete anos de corporação. Ele foi preso na madrugada desta quinta (14) no interior do motel Cactus, nas proximidades da cidade de Santo Antônio, na região Agreste potiguar, onde a advogada Vanessa Ricarda de Medeiros foi encontrada desfigurada por socorristas do Samu. Ela morreu antes de chegar ao hospital.
Segundo o delegado Everaldo Fonseca, a advogada foi assassinada a pauladas pelo policial. Ainda de acordo com o delegado, Gleyson Alex confessou o crime, disse que sabe que matou a ex-namorada usando um pedaço de pau, mas não se recorda como o fez.
O advogado Cezar Cerqueira de Freitas Júnior, defensor do PM, no entanto, afirma que acompanhou o depoimento ao lado de Gleyson e, em momento algum, ele teria confessado o crime. “Ele disse que eles discutiram e chegaram às vias de fato, caíram no chão, mas não se lembra do que aconteceu depois. E, embora tenha um pedaço de pau na cena do crime, ele não confessou ter usado o objeto”, disse o advogado.
Segundo a polícia, Gleyson estava todo sujo de sangue e trajava apenas uma bermuda quando foi preso. O delegado revelou, inclusive, que o PM, durante o interrogatório, não esboçou qualquer sinal de arrependimento pelo assassinato.
Gleyson Alex de Araújo Galvão está preso no quartel da PM em Nova Cruz, onde permanece à disposição da Justiça.

Mãe de Vanessa, Raimunda Medeiros, chora abraçada com a outra filha (Foto: Anderson Barbosa/G1)Raimunda Medeiros, mãe de Vanessa
(Foto: Anderson Barbosa
Enterro

O corpo da advogada foi enterrado na manhã desta sexta (15), na comunidade de Santo Antônio da Cobra, distrito a 18 quilômetros de Parelhas, na região Seridó do Rio Grande do Norte. O clima foi de revolta e comoção. Dezenas de amigos e parentes acompanharam o cortejo pelas ruas da comunidade e pediram justiça.
Raimunda Tereza de Medeiros, mãe de Vanessa, disse que Gleyson fazia ameaças constantes, inclusive, indo até Santo Antônio da Cobra, onde a família mora, para pressionar a ex-namorada. "Ele veio aqui e ligou pra Vanessa. Disse que estava aqui com a gente. Acho que para ameaçar ela, para que ela pensasse que ele poderia fazer algo de ruim com a gente caso ela não falasse com ele", disse a mãe.
Preventiva

O Ministério Público divulgou, ainda na manhã desta sexta, uma nota informando que o promotor de Santo Antônio, Mariano Paganini Lauria, pediu à Justiça que converta a prisão em flagrante do policial militar Gleyson Alex de Araújo em prisão preventiva. O soldado PM foi autuado pelo assassinato de Vanessa Ricarda de Medeiros.
De acordo com a nota, o representante do MP afirma “ser imperiosa a decretação da prisão preventiva do PM como forma de garantir a ordem pública além da conveniência da instrução criminal”.
Para o promotor de Justiça de Santo Antônio, a decretação da custódia cautelar se recomenda também pela gravidade concreta do delito, pela violência do agente e pelo fato de que o agressor tentou se valer de sua condição de policial militar para intimidar e ameaçar os “colegas de farda” que atuaram na sua prisão.

Nenhum comentário: