quinta-feira, 24 de julho de 2014



Nossas Homenagens ao vereador Holderlin Silva, aniversariante do dia
Parabéns feliz aniversario, é o que deseja todos os amigos do SEAC Juraci Ferreira, Maria José, Eliene, João de bebé e família, Rodrigo e família, dona Dalva e família, João Cavalcante e família, seu Lúcio e família, dona Lindaci e família e tantos outros.

24/07/2014

Aeroporto em terreno da família acua Aécio e coloca em xeque slogan do "choque de gestão"

Aeroporto em terreno da família acua Aécio e coloca em xeque slogan do choque de gestãoAeroporto em terreno da família acua Aécio e coloca em xeque slogan do choque de gestãoQuem acompanhou a entrevista de Aécio Neves na última segunda-feira (21) notou um sorriso sem graça e um certo tropeço nas palavras do candidato tucano à Presidência. Constrangido, ele tentava explicar a notícia sobre a desapropriação de um terreno de sua família, no interior de Minas Gerais, para a construção de um aeroporto quando era governador. A mudança no tom da fala era perceptível: saía de cena o crítico ferrenho dos concorrentes à Presidência, até então ancorado no slogan de "choque de gestão", e em seu lugar entrava o candidato acuado pela primeira grande polêmica da campanha até aqui.

Mais do que uma eventual irregularidade, a reportagem de Lucas Ferraz, publicada no domingo (20) na Folha de S.Paulo, colocou em xeque o modelo de gestão defendida pelo tucano. A avaliação é do cientista político e professor da UFMG Fernando Filgueiras. "No fundo o episódio mostra como, apesar de alguns esforços para melhoria da gestão, traços de patrimonialismo, patriarcalismo e coronelismo ainda se mantêm." 

Autor do livro "Corrupção, democracia e legitimidade" e pesquisador do Centro de Referência do Interesse Público da UFMG, Filgueiras afirma que Aécio agora está na defensiva e precisa explicar a história, sobretudo após a repercussão do caso no Jornal Nacional. "A irregularidade só pode ser descartada se o processo de desapropriação for devidamente investigado. Para mim isso é o mais grave." 

Entre os questionamentos levantados pelo cientista político estão os critérios para a construção do aeroporto em Cláudio, município de apenas 30 mil habitantes a 50 quilômetros de um outro aeroporto. "Por que aquela terra e não outra?", pergunta.

Filgueiras cita ainda a contestação do valor da desapropriação do terreno na Justiça de Minas. "A desapropriação é irreversível. E se for constatado qualquer problema procedimental na desapropriação (como sempre os advogados pegam), o que será feito com o terreno? Vai cair nos precatórios do estado e haver uma valorização terrível em 10 anos... Ou seja, de 1 milhão de reais inicial, o valor vai para quanto? São muitas questões em aberto." E completa: "Para quem gosta de explorar escândalo é um prato cheio... Para além das anedotas, como, por exemplo, deixar a chave do aeroporto na mão do tio..."

A reportagem deu início a uma troca de acusações dos comitês de campanha dos candidatos. Petistas pediram investigação sobre o caso, enquanto os tucanos acusam o governo de usar a estrutura da Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil - que em nota disse que o aeroporto opera de maneira irregular - de usar a máquina pública em seu benefício.

A troca de acusações, diz o especialista, deve ficar, no campo da "guerra discursiva". "A percepção do eleitor sobre o tema da corrupção, de forma geral, é que ela está entranhada nas instituições políticas, pertencendo a uma ordem do comum. Ou seja, parte da ideia de que qualquer candidato é corrupto. Como recurso discursivo utilizado pelos candidatos, a lógica será a de tentar mostrar quem é menos corrupto. Mas, sinceramente, penso que esse discurso moralista não será essencial na decisão do voto." 

O estudioso, no entanto, ressalta: "É claro que um escândalo na conta do Aécio contará, nesse momento. Assim como um novo escândalo no governo Dilma, ou mesmo a descoberta de uma suposta delinquência de Eduardo Campos. Um escândalo, a essa altura, é ruim para qualquer candidato porque o coloca na defensiva".

Filgueiras aposta que o tema da corrupção estará presente em 2014 graças às redes sociais, mas será difícil medir a influência do tema sobre os eleitores. "Essa decisão ainda se dará em torno de quais políticas os candidatos defenderão."

A comunicação dessas propostas, diz o professor, ainda precisa ser detalhada pelos candidatos. "Nem Dilma, nem Aécio, nem Campos ainda deixaram claros os seus programas. Há um cenário de incerteza nesse momento. Um comportaento assim das candidaturas tenderá a favorecer uma posição mais conservadora. Aí não adianta o lema 'Muda Brasil' se Aécio não mostrar o que quer mudar. Para isso não bastará marketing político. Terá de haver liderança."

24/07/2014

Condenado à morte agoniza por quase duas horas em execução nos EUA

Um condenado à morte agonizou durante quase duas horas nesta quarta-feira, após receber uma injeção letal durante uma execução no Arizona, sudoeste dos Estados Unidos, informou a promotoria estadual.
Joseph Wood, condenado por matar em 1989 sua ex-namorada e o pai da mulher, foi declarado morto às 15h49 locais (19h49 de Brasília) na cidade de Florence, quase duas horas após receber a injeção letal, às 13h52 (17h52), revelou o porta-voz da promotoria, Tom Horne.
Esta execução particularmente longa, já que em geral os condenados morrem em cerca de dez minutos, foi efetuada em meio a uma polêmica nos Estados Unidos em torno da eficácia e da origem dos produtos utilizados nas execuções.
"Levou duas horas para que Joseph Wood morresse, e ele lutou para respirar por cerca de uma hora e quarenta minutos", afirmou Dale Baich, advogado do executado, em um comunicado apresentado depois.
O advogado disse que Wood tinha recebido uma mistura de duas drogas: midazolam combinada com hidromorfona, um derivado da morfina. Mas esse coquetel experimental "falhou."
"O Arizona parece ter se juntado a vários outros estados irresponsáveis em um horror que era absolutamente previsível", denunciou Baich.
Wood, de 55 anos, foi condenado à pena de morte por ter matado a tiros em 1989 sua ex-namorada Debbie Dietz, de 29 anos, e seu pai Gene, de 55.
Nas últimas 24 horas, Wood havia apresentado vários recursos e apelado inclusive à Suprema Corte dos Estados Unidos pela falta de informações sobre o procedimento de injeção letal usado neste Estado.
Wood havia criticado os riscos de sofrimento inconstitucionais que poderia correr durante sua execução, na ausência de informações sobre os produtos utilizados e sobre a formação dos responsáveis pela aplicação da injeção letal.
O Arizona se limitou a indicar que Wood seria executado com os mesmos produtos utilizados em outra polêmica execução realizada em janeiro no estado de Ohio (norte). Durante aquela execução, o condenado se debateu e gemeu durante 26 minutos.
A execução de Wood foi a 26ª deste ano nos Estados Unidos, e a primeira no Arizona desde outubro de 2013. Neste estado, 37 condenados foram executados desde 1992
24/07/2014

Getúlio Rêgo: “Me sinto à vontade para não acompanhar meu grupo porque não votei pra isso”

 
O deputado Getúlio Rêgo (DEM) deu sinais agora há pouco que poderá não acompanhar o seu partido nas eleições de outubro.
Foi na entrevista a Felinto Rodrigues e Robson Carvalho, na 98FM.
"Me sinto à vontade para não acompanhar meu grupo porque não votei pra isso".
Getúlio sempre foi favorável à reeleição da governadora Rosalba Ciarlini, ao contrário do comando do DEM.
"Fiquei muito triste pela situação de Rosalba. Ela foi uma pessoa que contribuiu muito com o partido e merecia uma chance", disse o líder do Governo na Assembleia Legislativa, afirmando que tinha certeza que, em sendo candidata, Rosalba iria para o segundo turno.
*
Getúlio tem ouvido seus aliados na região Oeste, sua principal base eleitoral, e não tem encontrado disposição de seguir a orientação do DEM que se coligou com o PMDB para apoiar a candidatura do deputado Henrique Alves para governador.
Getúlio já foi com Henrique ao Oeste e nesta quinta-feira irá com o candidato Robinson Faria (PSD) a Pau dos Ferros.
24/07/2014

Cadê o bispo daqui? Na Paraíba, Arquidiocese proíbe padres políticos de celebrarem missas

Do G1/PB - Uma norma publicada nesta segunda-feira (21) pelo arcebispo metropolitano da Paraíba, dom Aldo Pagotto, determina que padres envolvidos em política partidária sejam suspensos do uso de Ordens na Circunscrição Eclesiástica da Arquidiocese da Paraíba e, com isso, sejam impedidos de celebrar sacramentos, principalmente missas. Os padres candidatos não vão poder exercer o ministério presbiteral e cargos eclesiásticos. Caso sejam eleitos, a Ordem continuará suspensa durante todo o período do mandato. A norma abrange apenas a área da Arquidiocese da Paraíba.
O arcebispo também enfatiza que os políticos não devem fazer da igreja cabo eleitoral. “Constata-se que há pessoas ligadas tanto às pastorais quanto a movimentos populares cuja tendência é agir como cabos eleitorais de alguns partidos políticos. Esses podem assumir projetos que, por vezes, são contrários aos valores e aos princípios defendidos pelo direito natural e pela ética e moral cristã, por exemplo na questão do aborto, invasão de terra e casamento gay”, diz o texto. A norma da Arquidiocese da Paraíba ainda lembra que o Código de Direito Canônico impede que padres assumam cargos públicos e se envolvam com partidos políticos e associações sindicais. Segundo o documento, a determinação é baseada na norma de 2003 dos bispos da RegionalNordeste 2, que é contrária à participação de padres em disputas de cargos políticos.

Espirito tranca-rua: mulher de Henrique Eduardo Alves não respeita acesso para cadeirantes

A ex-blogueira, hoje mulher do deputado federal e candidato a governador, Henrique Eduardo Alves, jornalista Laurita Arruda, demostrou que não tem muita preocupação com os sofridos cadeirantes do nosso RN..
Ela estacionou sua possante Land Rover obstruindo o acesso para cadeirantes numa importante avenida de Natal..
Isso demostra falta de civilidade e desapresso com portadores de necessidades especias… Pra quem deseja ser primeira-dana essa atitude é um péssimo exemplo..
Uma das atividades das primeiras-damas é exatamente desenvolver trabalhos sociais para inserir portadores de necessidades especiais na sociedade como pessoas proativas..
Assim, ela tá ajudando a lascar de vez Henrique Alves..
Imperdoável.. Se fosse eu, a promotoria da Defesa dos Deficientes já teria denunciado..
O soldado Vasco, estava na área de fez a foto:
foto (98)

24/07/2014

PM prende casal e adolescente com drogas e carros roubados no Santarém

Suspeitos estavam em uma residência onde foi encontrada duas armas de fogo.

 
 Policiais militares do 4º Batalhão prenderam, na tarde desta quarta-feira (23), um casal e apreenderam uma adolescente de 17 anos, em uma residência na segunda travessa Serra do Araguaia, no conjunto Santarém, zona Norte de Natal. Com os suspeitos os policiais encontraram dois carros com queixa de roubo, 72 trouxinhas de cocaína, dois revólveres calibre 38, munições especiais e um punhal. Segundo a polícia uma quarta pessoa conseguiu escapar.
As prisões e apreensões aconteceram após uma denúncia anônima feita aos policiais informando que em uma casa no bairro Potengi pessoas poderiam estar escondendo carros roubados e comercializando drogas. Diante das informações o Sargento Eclésio juntamente com a equipe foi até o endereço e se deparou com a quadrilha na frente da residência. “ Após a abordagem realizamos um verdadeira varredura no local e encontramos todo o material ilícito. Quanto aos veículos, ao analisarmos as placas, constatamos que realmente a denúncia era verdadeira”, disse.
As pessoas presas na casa foram identificadas como Hudson Araújo de Lima, de 21 anos e Ana Thaysa, de 23, os dois assim como a adolescente, foram conduzidos à delegacia especializada de defesa da propriedade de veículos e cargas, no bairro Lagoa Nova. O delegado Emerson Valente conduziu o procedimento de flagrante e autuou os envolvidos.
 

Caso Andreia: Justiça aumenta pena da família acusada de matar gaúcha em Natal

Sargento da Aeronáutica, Andrei Thies, e os pais deles estão presos desde o ano de 2007.


O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte aumentou a pena imposta ao sargento da Aeronáutica Andrei Bratkowski Thies e aos pais dele, Mariana e Amilton Thies. Eles são condenados pela morte e ocultação de cadáver da gaúcha Andreia Rosângela Rodrigues, crime cometido em agosto de 2007, em Nova Parnamirim.
 

 
Em março de 2012, a família foi a julgamento. O sargento Andrei foi condenado a 16 anos pelo homicídio e mais 2 anos pela ocultação do cadáver, totalizando 18 anos. Já Mariana Thies foi condenada a 16 anos e seis meses por homicídio e mais 2 anos e seis meses por ocultação de cadáver, totalizando 19 anos de condenação. O marido dela, Amilton Thies, foi condenado a 16 anos e 6 meses por homicídio e mais 2 anos e 6 meses por ocultação de cadáver, também totalizando 19 anos.
No entanto, no dia 15 deste mês de julho, após apelação Criminal de número 2012.015854-2, a desembargadora Maria Zeneide Bezerra, presidente e relatora, votou favorável a majoração das penas. Agora, o sargento Andrei Thies foi aumentada para 21 anos e seis meses de reclusão.
Mariana Thies e Amilton Thies tiveram as penas aumentadas para 20 anos e cinco meses de reclusão. Todos devem cumprir a pena em regime fechado.
“Ante o exposto, em consonância parcial com o parecer da 4ª Procuradora de Justiça, conheço, mas nego provimento aos recursos de apelação interpostos por ANDREI BRATKOWSKI THIES, MARIANA BRATKOWSKI THIES e AMILTON THIES, provendo, porém, o interposto pelo Parquet para reformar as penas aplicadas, nos seguintes termos: 1) ANDREI BRATKOWSKI THIES, a pena de 21 (vinte e um) anos e 06 (seis) meses de reclusão; 2) MARIANA BRATKOWSKI THIES e AMILTON THIES, as penas de 20 (vinte) anos e 05 (cinco) meses de reclusão, todas no regime fechado. É como voto”, publicou a desembargadora.

24/07/2014

Jovem levado de casa por bandidos é encontrado morto dentro de carro

Corpo foi localizado na tarde desta quarta-feira, em Ceará-Mirim.


 O corpo de um jovem de 23 anos foi encontrado em uma estrada carroçável que dá acesso ao assentamento Padre Cícero, em Ceará-Mirim, na tarde desta quarta-feira (23). Felipe Soares da Silva estava desaparecido desde a tarde desta terça-feira (22).
De acordo com familiares dele, três homens invadiram a casa o jovem e o levaram. Os bandidos, no momento do rapto, estavam em um Celta prata, mas levaram o carro da vítima, um Fiat Uno de cor branca.
Foi no Fiat Uno que o corpo de Felipe Soares foi encontrado. A suspeita é que o crime tenha sido um acerto de contas, isso porque, de acordo com a policiais civis de Ceará-Mirim, a vítima já havia se envolvido em atividades delituosas.

Nenhum comentário: