terça-feira, 1 de julho de 2014

 

 
No blog da Nação você fica bem informado sobre os bastidores da política
 
 Política
02/07/2014

Impeachment: por quê a bancada do acordão na Assembléia não tira Rosalba do governo?

Uma questão está esquecida da mídia potiguar que faz o jogo dos interesses dos caciques do acordão….
Faz tempo que ninguém fala no pedido de impeachment da governadora Rosalba Ciarlini que está tramitando quase escondido na Assembleia Legislativa..
O que chamou minha atenção é o fato do candidato a governador, Henrique Eduardo Alves e o senador Garibaldi Alves fazerem severas criticas a governadora e não orientarem a bancada do acordão para acelerar o processo de afastamento…
Dos 24 deputados que compõe a Assembléia, a bancada do acordão tem 19, com isso só não tira Rosalba do governo se não quiser..O deputado Hermano Morais do PMDB, liderado de Henrique Alves, é o relator do   impeachment… Será que Hermano colocou a matéria na quinta-gaveta?Qual seria a razão de de Henrique/Agripino/Garibaldi e Wilma não afastar Rosalba do governo?Será que é apenas politicagem para Robinson Faria não assumir o governo na condição de vice-governador?Se o acordão não acelerar o impeachment da governadora não tem discurso para criticar o governo dela.

Deputado será afastado da assembleia com a volta de Dibson Nasser

02/07/2014

Com a volta de Dibson PSDB ao mandato de deputado, José Adécio  DEM fica sem mandato e sem cargo no governo. Para os rosalbistas isso funciona igual o ditado que diz, aqui se faz aqui se paga. Adécio votou com o senador José Agripino ficando contra a governadora. Agora José Adécio perde todos os cargos que ainda tinha no governo

zeadecio


 
O TSE entra em recesso depois de mirar os olhos para a política do Rio Grande do Norte.
Depois de segurar o processo de cassação do deputado Betinho Rosado (PP), permitindo que ele requeira seu registro de candidatura, e de concluir o processo da deputada Larissa Rosado (PSB), livrando-a da inelegibilidade, o Tribunal mandou que o deputado afastado Dibson Nasser (PSDB) retorne "imediatamente" ao cargo.
Dibson foi eleito e perdeu o mandato a partir de uma ação do DEM, que beneficiou o suplente, José Adécio Costa (DEM), que assumiu o mandato.
Segundo o advogado Felipe Cortez, que nesse caso atuou em parceria com o advogado Joelson Dias, de Brasília, o ministro João Otávio Noronha deferiu liminar da cautelar que eles deram entrada junto ao TSE, pedindo o retorno de Dibson ao mandato.
Cortez explicou o que vinha acontecendo nesse caso: Dibson ganhou a eleição e o afastamento imediato dele, por determinação do TRE-RN, se deu a partir de um processo que teve início com base em "uma procuração falsa".
No TSE, segundo Felipe Cortez, o processo começou a ser julgado, levando em consideração a falsidade do documento, daí o Pleno ter revertido o processo, não mais para as denúncias que recaíam sobre o deputado Dibson, mas, para a averiguação da falsidade da procuração.
Com isso o julgamento ficou inconcluso.
Foi aí que os advogados de Dibson Nasser deram entrada na cautelar pedindo que, já que o TSE decidiu atrasar o julgamento dele, para analisar o teor da procuração, e o prazo para registro de candidatura estava prestes a se expirar (5 de julho), ficando o deputado sob risco de não poder disputar, que o TSE determinasse que Dibson aguardasse o fim do julgamento no cargo.
Agora há pouco a decisão do ministro Noronha suspendeu o efeito do TRE-RN e mandou que Dibson Nasser retornasse imediatamente à Assembleia Legislativa.
A decisão do TSE deverá ser comunicada amanhã pela manhã ao TRE, que deverá comunicar à Assembleia Legislativa para dar posse imediata a Dibson.
Com a decisão, Dibson Nasser retorna ao seu gabinete e pode ser candidato à reeleição.
José Adécio, deixa a Assembleia, porém, com direito de ser candidato.

 

Rosalba chega ao Palácio do Planalto vestida de ‘vermelho PT’

02/07/2014

Vestindo vermelho PT, a governadora Rosalba Ciarlini chegou agora ao Palácio do Planalto para cerimônia do Ministério da Cultura, e com presença da presidente Dilma Rousseff. Rosalba chegou acompanhada da secretária de Cultura do Estado, a cunhada Isaura Rosado. 





Definitivamente, deputada Larissa Rosado se livra da inelegibilidade

02/07/2014

A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) está, definitivamente, livre da inelegibilidade.
Larissa já havia sido inocentada por um placar de 5 X 0, porém, o ministro Tarcísio Carvalho pediu vista do processo.
Sem o julgamento ser concluído, mesmo considerada inocente das acusações que a tornaram inelegível, ela se mantinha sob risco de uma eleição sub júdice.
O processo de Larissa s[o seria julgado em agosto, depois do recesso.
Mas hoje, contrariando a tradição do TSE de não pautar processos para julgamento na sessão de encerramento, antes do recesso de meio do ano, o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, decidiu julgar pendências na Corte.
E o processo de Larissa era uma das pendências, já que poderia, mesmo com um placar favorável, interferir no deferimento do seu registro de candidatura.
E apenas por falta de um voto, que tanto poderia ser contra ou a favor da deputada.
Bastava apenas que fosse votado.
E foi.
Hoje o processo de Larissa entrou na pauta.
O ministro Tarcísio votou contrário à inelegibilidade dela.
Foi acompanhado pelo presidente do TSE, Dias Toffoli, que votou pela manutenção da inelegibilidade da deputada.
Terminada a sessão, o TSE decidiu que Larissa Rosado está livre para disputar reeleição sem nenhum fantasma no seu caminho.
Sem fantasma de inelegibilidade.
Sem fantasma de uma candidatura sub júdice.
Sem fantasma de ganhar e não levar.
Votaram favoráveis à elegibilidade de Larissa, na eleição do dia 24 passado, os ministros Laurita Vaz, João Otávio, Luciana Lóssio, Teori Zavascki e Gilmar Mendes.

Em Brasília, o processo foi acompanhado pelo escritório do advogado Marcus Furtado Vinícius Coêlho, presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e a  sustentação oral no julgamento no TSE foi feita pelo advogado Vicente Viana.
 

TSE não julga processo e Betinho Rosado segue apto a disputar reeleição

02/07/2014

Apesar da pressão, o deputado Betinho Rosado vai ser registrado elegível. O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, não levou para a mesa o processo de cassação que estava na pauta do dia. Toffoli recebeu ligação do mais alto cargo político do RN, mas não atendeu so pedido de priorizar o projeto e a sessão foi encerrada sem o nome de Betinho ser citado. Agora serão muitas diligências para serem cumpridas e até outubro o julgamento não deverá ser concluído.



Deputado Getúlio Rêgo não vota no PMDB e pronto

02/07/2014

Por mais que tente, o governadorável Henrique Alves, que tem apoio de parte do DEM, não vai conquistar o voto do deputado democrata Getúlio Rêgo.
Há cerca de 10 dias, numa reunião comandada por ele, na fazenda do prefeito de Umarizal, Mano Onofre (DEM), com presença de prefeitos, vereadores e lideranças democratas da região, o deputado foi servido de água.
Cor do copo que seria entregue ao deputado: verde.
Cor do PMDB.
O copo foi quebrado.
De propósito.



Presidente uruguaio ofende a Fifa por suspensão de Suárez

02/07/2014

O presidente uruguaio, José Mujica, afirmou que a Fifa é formada por "velhos filhos da puta", em uma entrevista no domingo a um canal de televisão local, ao receber em Montevidéu a seleção eliminada nas oitavas de final da Copa do Mundo do Brasil-2014.
"A Fifa são um bando de velhos filhos da puta", disse o presidente no programa "La Hora de los Deportes" do canal estatal.
Imediatamente Mujica levou as mãos à boca. Mas quando um jornalista perguntou se poderia divulgar as declarações, o presidente respondeu: "publica por mim".
Ao lado da esposa, a senadora Lucía Topolansky, Mujica saudou os jogadores uruguaios poucos minutos depois do desembarque.
Ao ser questionada sobre a polêmica frase do marido, Topolansky sorriu e disse: "Concordo com as palavras do presidente".
"Poderiam ter punido, mas não com sanções fascistas", disse o ex-guerrilheiro, conhecido pelo estilo direto, ao comentar a suspensão de Luis Suárez.
O atacante do Liverpool mordeu o zagueiro italiano Giorgio Chiellini e recebeu uma suspensão de nove partidas oficiais da seleção, além de quatro meses de qualquer atividade relacionada com o futebol.
Sem o atacante, o Uruguai perdeu no sábado por 2-0 para a Colômbia nas oitavas de final da Copa.
A punição a Suárez provocou revolta no Uruguai.
O jogador - punido pela terceira vez na carreira por morder um rival - teve que abandonar a concentração celeste no Brasil, por decisão da Fifa.
 

Nenhum comentário: