sexta-feira, 3 de maio de 2013




Papa Francisco participará de renião com bispos do Celam



Rio (AE) - Depois de rezar a missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no dia 28 de julho, o papa Francisco participará de reunião com os bispos do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), informou ontem a Rádio Vaticano. A reunião aconteceria em Bogotá, na Colômbia, mas foi transferida para o Rio depois que o pontífice manifestou intenção de fazer parte do encontro, segundo informou à rádio um dos vice-presidentes do Celam, o arcebispo de Campo Grande (MS), d. Dimas Lara Barbosa.
ossevartore romano / aeCena incomum e histórica no Vaticano: o papa emérito Bento XVI é recebido por FranciscoCena incomum e histórica no Vaticano: o papa emérito Bento XVI é recebido por Francisco

O papa reuniu-se com a direção do Celam no dia 25 de abril. “Para nossa surpresa, ele fez questão de participar da reunião dos diretivos do Celam, que acontece uma vez por ano. Decidimos fazer a reunião no Rio de Janeiro, logo depois da Jornada. Quando estivemos com o papa, ele disse: ‘eu quero estar na reunião de vocês’. De última hora, isso provocou uma pequena modificação no programa da Jornada, de modo que no domingo, às 16 horas, último dia da Jornada, 28 de julho, ele vai se dirigir especificamente àqueles que têm responsabilidade no Celam”, disse o arcebispo de Campo Grande.

A agenda do papa no Brasil será anunciada pelo Vaticano na próxima terça-feira. Além de quatro eventos oficiais da Jornada - dois na Praia de Copacabana (zona sul) e dois em Guaratiba (zona oeste) -, o papa deverá visitar uma favela e um centro de tratamento de dependentes de drogas. Também é provável que, depois da missa de encerramento, ele tenha um encontro com os 60 mil voluntários que trabalham na JMJ.

O pontífice também fará uma visita a Aparecida do Norte, onde esteve em 2007, para uma reunião do Celam. O então cardeal de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, coordenou a equipe de redação do documento final do encontro. Durante a JMJ, de 23 a 28 de julho, quando são esperados pelo menos 2 milhões de peregrinos, a cidade viverá uma série de mudanças, como dois feriados, nos dias 25 e 26. Nesses mesmos dias haverá esquema especial de trânsito em Copacabana, no mesmo modelo do réveillon, com restrição a carros de passeio. Outra mudança será no horário de funcionamento e no sistema de venda de ingressos para o Cristo Redentor. Os bilhetes terão de ser comprados pela internet, com hora marcada para a visita. Se a procura for muito grande, a Arquidiocese estuda manter o Cristo aberto dia e noite, com visitas ininterruptas.

Aposentado, Bento chega ao Vaticano

Cidade do Vaticano (AE) - O papa emérito Bento XVI retornou ontem ao Vaticano pela primeira vez desde sua renúncia, em 28 de fevereiro, e reuniu-se com seu sucessor, o papa Francisco. A Santa Sé informou que Francisco encontrou-se com Bento XVI em sua nova residência, um monastério nos jardins do Vaticano. Os dois rezaram juntos em uma capela anexa. Este foi o segundo encontro entre os dois desde a eleição de Francisco, em 13 de março.

Logo após o retorno de Bento XVI, o Vaticano emitiu comunicado dizendo que ele estava contente em voltar e iria - como ele mesmo disse - “dedicar-se ao serviço da Igreja, acima de tudo, com a oração”. Ainda de acordo com o comunicado, Francisco deu boas vindas ao seu antecessor com “cordialidade fraternal”.

O Vaticano também divulgou uma foto que mostrava os dois sorrindo e com os braços unidos em pé, próximo à porta da nova residência de Bento XVI. A abordagem de ontem foi bem mais discreta do que a realizada logo após a renúncia de Bento XVI, quando a Igreja divulgou uma série de vídeos e imagens. Em 23 de março, quando Francisco foi visitar seu antecessor em Castelgandolfo, onde Bento XVI estava morando, as imagens divulgadas mostraram o papa emérito mais frágil e mais magro, apenas três semanas depois de ter renunciado.

À época, algumas autoridades do Vaticano questionaram se essas imagens deveriam ter sido divulgadas, dado que Bento XVI estava debilitado. Contudo, a foto divulgada ontem não deu sinais claros de que ele esteja mais fragilizado.

Bento XVI seguiu de helicóptero da residência papal em Castelgandolfo, para onde mudou-se em 28 de fevereiro, quando tornou-se o primeiro papa em 600 anos a renunciar ao posto.

O retorno do papa emérito ao Vaticano dá início a um período sem precedentes na história da Igreja Católica, no qual um pontífice aposentado habita a Santa Sé ao mesmo tempo que seu sucessor.





Estoque de milho está abaixo de 6%


Enquanto não sai o resultado do leilão do milho previsto para segunda-feira (6) e que será doado aos Estados do Nordeste em situação de emergência, a Companhia Nacional de Abastecimento só dispõe, hoje, de duas mil toneladas de grãos para atender os mais de 18 mil agropecuaristas do Rio Grande do Norte cadastrados na Companhia.
Emanuel AmaralEm Natal, o armazém tem pouco mais de 445 mil quilos de milhoEm Natal, o armazém tem pouco mais de 445 mil quilos de milho

O volume atual do milho em estoques na Conab, corresponde a apenas 5,87% da capacidade de armazenamento das nove unidades de abastecimento existentes em Natal e interior, que podem estocar até 34.100 toneladas de grãos.

O superintendente da Conab, João Maria Lúcio da Silva, informou que no começo da semana a Conab já havia recebido 222 toneladas de milho e, ontem, chegaram mais 73 toneladas de milho ensacado para a venda em balcão a saca de 60 quilos, no valor de R$ 18,00 para quem tem direito a um limite de até três toneladas e R$ 21,12 para quem precisa consumir entre 3,1 e seis toneladas.

No ano passado, a Conab solicitou 93 mil toneladas, mas ainda faltam chegar 10 mil toneladas. Para 2013, segundo João Lúcio, o pedido foi de 110 mil toneladas, mas até agora só chegaram 18 mil toneladas. Ele explicou que no leilão do dia 6 está prevista a aquisição de 83 mil toneladas de milho, dos quais, cinco mil serão destinados à reposição dos estoques da Companhia no Estado, sendo 1.500 toneladas para os armazéns de Natal, em Lagoa Nova e Cidade Satélite, e 1.000 toneladas para os armazéns de Mossoró e Umarizal. Além disso, terá a doação de 12 mil toneladas ao Governo do Estado para venda direta aos agropecuaristas dos 142 municípios atingidos pela estiagem.

Venda direta

Ao falar sobre a doação de grãos ao Estado, o secretário estadual da Agricultura, da Pesca e da Pecuária, José Teixeira de Souza Júnior, afirmou que vai sugerir ao governo federal uma mudança no plano de logística para o transporte das 12 mil toneladas de milho que serão doadas ao governo do Estado. O secretário vai propor a venda direta do milho aos agropecuaristas dos 142 municípios em situação de emergência, na bolsa de commodities, sem que o Estado tenha que se responsabilizar pelo transporte e venda do produto.

A proposta deve-se às dificuldades operacionais para embarcar o milho, principalmente devido à falta de caminhões graneleiros, hoje usados no pico da safra de soja, no Centro-Oeste do país. Teixeira Júnior acredita, que hoje, a melhor alternativa é que o produtor rural “compre o milho diretamente na bolsa de commodities e ele mesmo faça o transporte dos grãos”.

Ele disse que essa sugestão será feita ao secretário nacional de Política Agrícola, Neri Geller, que hoje vai estar no Rio Grande do Norte acompanhando ministros de outras pastas que vão se encontrar com os prefeitos potiguares a partir das 9h30, na Escola de Governo, no Centro Administrativo de Lagoa Nova.

Segundo João Lúcio caberá ao governo um total de 28,8 mil toneladas, incluindo as 12 mil que serão adquiridas no leilão da segunda. Pela Medida Provisória 610, de 2 de abril deste ano, o governo será responsável pela remoção do produto até o porto de Natal, onde deverá aportar os navios oriundos do porto de Paranaguá (PR) entre os dias 15 e 21 de junho, pelo ensacamento e distribuição.

Até 50% dos recursos recebidos com a venda do milho doado poderão ser destinados para cobrir custos, mas a diferença deve ser alocada em ações de apoio aos pequenos criadores, no tocante à alimentação animal.

Sape afirma que proposta pode agilizar transporte
O secretário estadual de Agricultura, Teixeira Júnior, afirmou “que nada está certo”, mas a proposta do governo será no sentido de evitar que o produtor rural fique na dependência da logística do navio ou dos caminhões do sul. Ele mesmo poderia fazer o transporte, em caminhão próprio ou alugando aqui, no Rio Grande do Norte.

“O comprador teria a liberdade de escolher como fazer esse transporte do milho, tudo ficaria mais fácil”. Ele frisou que “o ressarcimento ao agricultor seria feito por intermédio da Conab. Precisariam apenas de uns ajustes nos mecanismos que já existem”. Além do RN, a Conab destinará 30 mil toneladas de milho para o Ceará, 16 mil para a Paraíba e 25 mil para Pernambuco.

Teixeira Júnior disse a logística proposta pelo governo pode agilizar o transporte. “O agropecuarista não pode esperar mais tanto tempo para o embarque das 12 mil toneladas”, disse ele. A previsão é de que o produto comece a ser liberado até a segunda quinzena de junho para o porto de Natal.

“A demora é muito ruim para os produtores rurais. Vamos tentar viabilizar outra forma de chegada do milho”, disse Teixeira Júnior, para adiantar que o governo federal poderá bancar o frete do grão.








Atlético / MG sai na frente


O São Paulo foi momentaneamente superior ao Atlético-MG ontem, no Morumbi, mas acabou derrotado por 2 a 1. Vencia, com gol de Jadson, até Lúcio ser expulso no fim do primeiro tempo. Tendo um jogador a menos, suportou apenas quatro minutos até Ronaldinho Gaúcho, de cabeça, arrancar empate. A virada veio na segunda etapa, em arremate do ex-são-paulino Diego Tardelli.
ALE VIANNA/BRAZIL PHOTO PRESS/aeRonaldinho festeja e Rogério Ceni mostra decepção com o jogoRonaldinho festeja e Rogério Ceni mostra decepção com o jogo

Esse resultado dá à equipe treinada por Cuca a vantagem de jogar até por uma derrota simples no Independência (onde não perde há um ano), no dia 8 de maio, para se classificar às quartas de final. Aos comandados de Ney Franco, que no domingo enfrentam o Corinthians – também no Morumbi, pela semifinal do Campeonato Paulista –, o ideal seria um triunfo por dois gols de diferença, levando em conta que o gol como visitante é desempate.

A partir do momento em que a bola rolou, o time da casa passou a errada impressão de que teria facilidade para vencer. Logo aos quatro minutos, Osvaldo recebeu passe de Paulo Henrique Ganso e chutou fraco. Quatro minutos mais tarde, após cruzamento rasteiro de Aloísio pelo lado direito, a bola sobrou de novo para Ganso. O meia deixou dois marcadores no chão e rolou para Jadson bater no canto direito e abrir o placar.

Mas o Galo correu atrás empatou e depois virou o marcador. Aos 37 minutos Lúcio foi expulso e três minutos depois, de cabeça, Ronaldinho Gaúcho empatou.

No segundo tempo, sem um homem de referência no ataque, o São Paulo foi acuado em seu campo defensivo. Aos 13 minutos, Diego Tardelli se enfiou por trás da defesa, recebeu passe de Jô e tocou na saída de Ceni, virando o placar.

Sem acreditar no que via e quieta em alguns momentos, parte dos pouco mais de 57 mil presentes ainda se animou em uma cobrança de falta aos 35 minutos. Pediu que Ceni fosse cobrá-la, mas, ainda com o pé direito dolorido, o capitão viu de longe Thiago Carleto acertar a barreira e o placar não mudou.





Avó de menina espancada e morta no RN afirma que padrasto é o assassino

Dona Maria Lúcia, de 69 anos, foi entrevistada pela Inter TV Cabugi.
Ela afirmou que o padrasto é violento e batia muito na criança.





A avó de Samara Pereira de Lima, a menina de 11 anos encontrada morta na manhã desta quarta-feira (1º) em um loteamento de Parnamirim, na Grande Natal, confirma as suspeitas da polícia. Em entrevista à Inter TV Cabugi (veja vídeo ao lado), Maria Lúcia Morais de Lima, de 69 anos, afirmou que foi o padrasto da garota, identificado apenas como Marcos, quem espancou e matou a criança.
Segundo a idosa, o companheiro da filha dela, Adriana Pereira de Lima, de 31 – que também foi agredida – “é um homem violento”. O suspeito está desaparecido e é procurado pela polícia
 
Durante a entrevista, a avó revelou que o padrasto batia muito na enteada. Ela contou também que Adriana havia se separado recentemente do companheiro, mas ele acabou convencendo a mulher a retomar o relacionamento. “A menina não queria voltar a viver com eles. Ela sabia que ele tinha uma arma”, disse dona Maria Lúcia.
O padrasto, ainda de acordo com a idosa, trabalha como vigilante de uma obra que fica próxima ao local onde pedreiros da construção encontraram os corpos da mãe e filha estirados no chão. A criança não resistiu aos ferimentos causados na cabeça e morreu. A mãe foi socorrida ao hospital.

Entenda o caso
Curiosos se aglomeraram para ver o corpo da criança, encontrado com sinais de espancamento na cabeça (Foto: Jorge Talmon/G1)Curiosos se aglomeraram para ver o corpo da criança, encontrado com sinais de espancamento na cabeça (Foto: Jorge Talmon)
 
A menina Samara Pereira de Lima, de 11 anos, foi encontrada morta na manhã desta quarta-feira (1º) com sinais de espancamento em um loteamento de Parnamirim, na Grande Natal. Ela foi encontrada junto com o corpo da mãe, Adriana Pereira de Lima, de 31 anos, que também foi agredida. A mulher sobreviveu à violência e foi socorrida ao hospital.
“A mãe está com várias marcas de pancadas na cabeça e no pescoço. Ela não revelou quem fez isso com elas”, relatou o tenente Crisanto da Silva, do 3º Batalhão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Contudo, o oficial confirmou a suspeita de que o agressor seria o padrasto da criança após ouvir relato de moradores. O padrasto, segundo o policial, é vigilante noturno de uma construção que está sendo realizada na região. Mãe e filha foram encontradas nas proximidades da obra.
As vítimas foram encontradas às 5h30 por pedreiros que chegavam para trabalhar no loteamento Pingo D'água. “Há varias casas sendo construídas no local. Os populares informaram que o marido de Adriana é vigilante de uma destas construções. Ninguém sabe o paradeiro dele”, afirmou o tenente.
Adriana Pereira foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O corpo da menina ficou no local aguardando a chegada da polícia técnica. A polícia ainda não sabe que tipo de arma ou objeto foi utilizado no crime.


Ex-jogador de futsal é morto a pauladas e facadas em Natal

Wendel Martins Pinto, de 36 anos, estava desaparecido desde a sexta (26).
Sobrinha diz que famí­lia não tem suspeitas de quem tenha cometido crime.


O ex-jogador de futsal Wendel Martins Pinto, de 36 anos, foi morto a pauladas e facadas em Lagoa Azul, bairro da zona Norte de Natal. Wendel estava desaparecido desde a sexta-feira (26), mesmo dia em que foi encontrado por populares. A família do ex-atleta só reconheceu o cadáver nesta quinta (2). Ele jogou pelos três maiores clubes da capital do Rio Grande do Norte: ABC, América e Alecrim.
Segundo a sobrinha de Wendel, Brenda Pinto, o ex-atleta saiu de casa na sexta-feira para comprar pão. Ele morava no assentamento Zabelê, no município de Touros, no litoral norte do Rio Grande do Norte. "Meu tio saiu para comprar pão, como sempre fazia. Não temos suspeitas porque meu tio nunca se envolveu em confusão. Mas como o carro dele desapareceu, achamos que tenha sido morto por assaltantes", falou.
Wendel era natural de Caraúbas, cidade do Oeste potiguar. O corpo de Wendel será velado na funerária Novo Mundo, no bairro de Felipe Camarão, em Natal. Na manhã desta sexta-feira (3), ele seguirá para Mossoró, onde será enterrado às 15h, no cemitério São Sebastião, no centro da cidade.



Familias realizam protesto contra a violência em Macai­ba, RN

Protesto aconteceu na manhã desta quinta-feira (2).
Seis pessoas foram assassinadas na cidade somente nesta quarta-feira (1).


A manhã desta quinta-feira (2) foi de protesto em Macaíba, na região metropolitana de Natal. As famílias das seis vítimas dos homicídios desta quarta-feira (2), no município, caminharam pelas ruas do centro de Macaíba para pedir justiça. Nas mãos, o preto
 do luto e o branco da paz. Nos cartazes, a sensação de que algo precisa ser feito pelas autoridades.


“A nossa sociedade acabou-se. A gente não tem mais o conforto de estar em uma calçada, de conversar com um vizinho”, disse Erivan Gonçalves, morador de Macaíba.
De acordo com a Polícia Militar, todos os crimes registrados no município entre a terça e a quarta tiveram características claras de execução. Entre as vítimas, adolescentes e jovens de até 25 anos. Um policial militar chegou a atribuir, a esta realidade, uma tendência nacional. “Com o aumento da questão do tráfico e o consumo de drogas, a violência vem junto. Eu acho que a gente está inserido em um contexto nacional” , disse o tenente Calistrano Valcacio.
Segundo o Conselho Estadual de Direitos Humanos, já são pelo menos 168 homicídios no Rio Grande do Norte nos primeiros quatro meses de 2013. As ocorrências acontecem cada vez mais no interior. Municípios como Macaíba, na região metropolitana, vivem uma alta nos índices de criminalidade.


Igreja em Natal é pichada: 'Vivas ou mortas, jamais escravas'

Igreja do Bom Jesus amanheceu com portas pichadas nesta quarta
Paróquia foi primeira a celebrar terço dos homens no Rio Grande do Norte.




Igreja do Bom Jesus, na Ribeira, teve as portas pichadas (Foto: Ismael Silva)Igreja do Bom Jesus, na Ribeira, teve as portas pichadas com inscrição feminista (Foto: Ismael Silva)

A igreja do Bom Jesus das Dores, no Bairro da Ribeira, em Natal, amanheceu nesta quarta-feira (1º) com duas portas laterais pichadas com os dizeres “Vivas ou mortas, jamais escravas”. De acordo com o secretário paroquial Francisco Canindé Costa, a pichação foi encontrada às 9h da manhã, quando ele chegou ao templo religioso para trabalhar. As câmeras de segurança do prédio não flagraram a ação de vandalismo. “Todas elas são internas. As dos prédios laterais não pegaram. Ninguém da rua viu nada, nem mesmo o vigilante da região”, disse.
É muito triste. É como se tirassem uma parte de mim"
Francisco Canindé Costa,
secretário paroquial
“É muito triste. É como se tirassem uma parte de mim”, disse Canindé, que trabalha voluntariamente há 15 anos na secretaria paroquial e no terço dos homens. “Nós cuidamos tanto, ai chegam e fazem isso”, completa. O secretário ainda revelou que esta não é a primeira vez que a igreja é pichada. “Há mais de um ano, picharam o portão da garagem com um símbolo político”, relatou.
Francisco não vê relação com o movimento feminista, mas a pichação ocorreu na igreja onde houve a primeira celebração do Terço dos Homens no estado. Semanalmente, centenas de homens se reúnem para rezar o terço no local. A prática foi bem sucedida e se espalhou pelo interior do estado. “A celebração vai completar oito anos em julho”, contou o secretário.
A Igreja de Bom Jesus também é famosa na capital potiguar por celebrar missas de exorcismo. Os encontros religiosos reúnem centenas de fiéis.
De acordo com o artigo 65 da Lei 12.408, de maio de 2011, o ato de pichar edificação ou monumento urbano tem pena de três meses a um ano, e multa. Se o ato for realizado em monumento ou patrimônio tombado em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena é aumentada para seis meses a um ano de detenção e multa.

 




Irmãos são assasinados a tiros de pistola em Barauna, RN

Duplo homici­dio aconteceu na manhã desta quinta-feira (2).
Reginaldo Silva (27) e Regivan Silva (22) estavam a caminho do trabalho.



Irmãos foram executados numa estrada carrocável próximo ao sitio Canaã, na zona rural de Baraúna, RN (Foto: Marcelino Neto)Irmãos foram executados numa estrada carrocável próximo ao sitio Canaã, na zona rural de Baraúna, RN (Foto: Marcelino Neto)

Dois irmãos foram mortos a tiros de pistola na manhã desta quinta-feira (2) em uma estrada carroçável na zona rural da cidade de Baraúna, na região Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Militar, familiares disseram que Reginaldo da Silva, de 27 anos, e Regivan Silva, de 22, estavam a caminho do trabalho.
O homicídio aconteceu por volta das 6h30. Ao lado dos corpos, ainda de acordo com a polícia, foram encontradas cápsulas de pistola 380 e 9 milímetros – esta última de uso exclusivo das forças armadas - além da moto que as vítimas utilizavam como transporte.
A polícia ainda não tem informações sobre o que pode ter motivado o crime ou pistas de suspeitos.

Nenhum comentário: