sábado, 1 de março de 2014



01/03/2014 

Público lota praia na abertura do carnaval de Parnamirim, RN


Público lotou praça na abertura do carnaval de Parnamirim (Foto: Ana Amaral/Prefeitura de Parnamirim)Público lotou praça na abertura do carnaval de Parnamirim (Foto: Ana Amaral/Prefeitura de Parnamirim)
Milhares de foliões se reuniram na noite desta sexta-feira (28) em frente à praça São Sebastião, em na praia de Pirangi, para prestigiar a abertura do carnaval de Parnamirim, na Grande Natal.  A festa foi comandada pela banda Graffith. "Pirangi é a vitrine do Rio Grande do Norte e estamos muito felizes de mostrar o nosso trabalho para esse povo maravilhoso", disse Júnior Grafith, que prometeu tocar muitos ritmos nesse carnaval.
O Rei Momo e a Rainha mostraram samba no pé. Silvano Jefferson elogiou a escolha da Banda Grafith para abrir o carnaval. "Essa foi uma escolha certa", disse. Já a rainha Thaise Galvão anunciou que graças ao concurso em que foi selecionada poderá em maio ir para a França representar o Rio Grande do Norte e mostrar o samba aos franceses, em uma viagem de intercâmbio, através da Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão.
Neste sábado de carnaval, o público poderá contar com shows musicais à beira mar e o som da banda Deixe de Brincadeira e Swellen Pimentel, a partir das 18h.

Primeiro dia de carnaval em Caicó atrai 70 mil foliões

Publicação: 01 de Março de 2014 

O carnaval de Caicó foi aberto oficialmente no final da tarde desta sexta-feira (28) e os dois principais blocos saíram às ruas com grande participação popular. De acordo com estimativa do Corpo de Bombeiros, 70 mil pessoas participaram da folia de Momo, desde às 17h. O primeiro dia de folia foi marcado pela irreverência do bloco das virgens e quengas, onde homens se vestem de mulher e as mulheres de homens. O percurso que os blocos Ala Ursa, o Magão, e Treme-Treme percorrem, tem cerca de 2,8 quilômetros e ficou completamente tomado pelos foliões. 



O comandante do Corpo de Bombeiros em Caicó, Tenente Araújo, recebeu reforço de militares de Natal. Ao todo, 25 bombeiros estarão atuando até a terça-feira de carnaval na área do município. Hoje, várias equipes percorrem outras cidades da região para fazer a fiscalização nas estruturas de carnaval, é o caso de Tenente Laurentino, Parelhas, Cerro Corá, Florânia, Jardim do Seridó, Currais Novos e Santana do Matos.

Na avaliação do comandante, o primeiro dia oficial do carnaval de Caicó, foi tranquilo. “Fizemos poucos atendimentos”, disse.



Primeiro dia de carnaval tem movimento tranquilo nas estradas federais

Publicação: 01 de Março de 2014 

O movimento do trânsito nas rodovias federais no começo do Carnaval, com a saída dos foliões potiguares para outros estados e entre aqueles que circulam entre Natal e o interior do Rio Grande do Norte, foi tranquilo, de acordo com balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O inspetor Roberto Cabral informou que, entre a sexta-feira e o sábado aconteceram 23 acidentes, sendo sete com vítimas leves. "A maior parte dos acidentes foram de colisões traseiras, devido a ansiedade dos motoristas", explicou Cabral.

A Operação Carnaval da PRF foi iniciada a meia noite da sexta-feira (28) e, até a manhã do sábado realizou 234 testes do bafômetro, com 13 autuações de motoristas que dirigiam depois de terem ingerido bebida alcoólica.

Segundo Cabral, somente duas pessoas foram detidas porque o teste do bafômetro identificou acima de 0,34 miligramas de teor alcoólico por litro de ar expelido pelos pulmões, o que configura crime. Nesse caso, o motorista vai responder judicialmente por dirigir embriagado, embora o crime seja afiançável com valor arbitrado na Delegacia de Polícia onde for lavrado o flagrante delito.

Se o teste do bafômetro constatar que o  motorista tem até 0,05 miligramas de álcool no organismo, ele será liberado e pagará uma multa de R$ 915,00 e não poderá seguir viagem, enquanto o teste der acima desse índice e até até 0,35 ainda terá a Carteira Nacional de Habilitação CNH) apreendida, assim como  sofrerá retenção do  veículo que está dirigindo.




Macau deve atrair perto de 300 mil foliões até a Quarta-feira de Cinzas

Publicação: 01 de Março de 2014 

Até a Quarta-feira de Cinzas, o carnaval de Macau, zona salineira do Rio Grande do Norte, deve atrair perto de 300 mil foliões, segundo estimativas da Prefeitura Municipal. Serão 20 horas por dia de muita festa. No Largo de Eventos Mestre Avelino, uma estrutura com camarotes, praça de alimentação e banheiros químicos está pronta para recepcionar foliões e turistas de várias regiões do Estado e do país.

Foram montados dois palcos e um moderno sistema de som, telões e iluminação. A prefeitura de Macau também se preocupou em fazer da folia de momo uma oportunidade para os artistas prata da casa que se apresentam nos dois trios elétricos que puxam o arrastão do mela-mela, no polo do frevo na Praça da Conceição e no largo de eventos.
Canindé SoaresTradicional mela-mela de Macau deve reunir multidão nas ruasTradicional mela-mela de Macau deve reunir multidão nas ruas

No final das manhãs, o point do carnaval de Macau é orla da Praia de Camapum, que esse ano será animada a partir deste sábado até a terça-feira, por paredões de som, acompanhando uma nova tendência que tem agradado e atraído o público jovem e disposto a curtir música eletrônica e outros ritmos, que ganham eco nos potentes sistemas de som.

Mela-mela


Brincar o carnaval em Macau e não se jogar no tradicional arrastão do mela-mela é quase impossível. Este ano, dois trios elétricos vão invadir as ruas da cidade, já a partir das 16 horas deste sábado (1º), arrastando multidões, numa maratona que se repetirá todos os dias, até a terça-feira (04). O percurso acontece no anel viário que contorna a cidade em mais de seis quilômetros de avenidas e ruas totalmente asfaltadas, puxando cerca de 60 blocos de trator e paredões de som, num grande espetáculo que enche os olhos pela dimensão, mas também pelo clima de paz e animação total.

Frevo

O frevo vai correr solto na Praça da Conceição, no Centro da cidade. A partir deste sábado de Zé Pereira à madrugada da quarta-feira de Cinzas quem faz a festa daqueles que preferem curtir o ritmo que está presente nas raízes do povo nordestino é a tradicional Orquestra Harmonia do Frevo, formada por músicos da cidade. Este ano, na segunda-feira, dia 03, o projeto abre espaço para a banda Perfume de Gardênia e o cantor Leão Neto, sendo este último, macauense da gema com talento reconhecido e dono de prêmios em vários festivais de música que participou.

Samba


As tradicionais escolas de samba também marcam presença no carnaval da Terra do Sal. São quatro agremiações carnavalescas que envolvem diretamente quase 2 mil componentes, mantendo acessa uma tradição que atravessa décadas na festa de momo da capital do sal. O desfile das escolas de samba também traz uma novidade em 2014 com a mudança da passarela do samba para um corredor que será montado na Rua Padre João Clemente, em frente ao colégio CEIMH, no Centro da cidade. Com a mudança as quatro escolas de samba vão desfilar na terça-feira, dia 04, a partir das 21 horas.

Blocos


Outra tradição no carnaval de Macau são os blocos de rua. O Bloco da Vitória, As Mulatas da Alcanorte e o Cordão da Fantasia não deixaram se perder com o tempo a tradição dos carnavais de outrora. Instrumentos de sopro, máscaras, fantasias, confetes e serpentinas estão presentes na festa dos foliões que preferem um carnaval genuinamente cultural. São esses e outros atrativos que fazem da folia macauense um carnaval multifacetado.



Partidos articulam alianças e candidatos em Mossoró

Publicação: 01 de Março de 2014 

Com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte definindo o dia 4 de maio como a data da eleição suplementar de Mossoró, as articulações políticas no segundo maior colégio eleitoral do Estado se intensificam e tendem a reproduzir as aproximações que estão ocorrendo no pleito estadual. Prefeito em exercício, o vereador Silveira Júnior (PSD), que era presidente da Câmara Municipal, será candidato à reeleição. O palanque deverá ter como candidato a vice uma indicação do PT. Um dos cotados para o cargo é Crispiniano Neto. Aliança que também tende a ocorrer no pleito de outubro, quando o vice-governador Robinson Faria (PSD) será candidato ao Executivo tendo como candidata ao Senado a deputada federal Fátima Bezerra (PT).

Silveira Júnior articula para viabiliar candiatura à reeleiçãoSilveira Júnior articula para viabiliar candiatura à reeleição

A aproximação do PSB de Wilma de Faria, que provavelmente disputará o Senado, com o PMDB, de onde sairá o candidato ao Governo, também reflete na articulação em curso de Mossoró. A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) deseja disputar o Executivo. “Eu sou candidata a prefeita de Mossoró”, destacou a parlamentar. Será a quarta vez que tentará chegar à Prefeitura Municipal mossoroense. O candidato a vice virá do PMDB e um dos mais cotados é o vereador Alex Moacir, sobrinho da ex-prefeita Fafá Rosado (PMDB). A aliança com o PMDB leva para o palanque do PSB de Larissa Rosado também o PV. Esta semana, na imprensa mossoroense, a presidente municipal peemedebista, Isabel Montenegro, afirmou que PMDB e PV estarão juntos na sucessão da capital do Oeste.

A terceira via na sucessão de Mossoró virá do grupo da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). O nome mais cotado para entrar na disputa é a secretária estadual de Infraestrutura, Kátia Pinto. A sinalização para isso já vem sendo dada, já que a chefe do Executivo estadual está mantendo uma agenda administrativa, inclusive com visita a obras na cidade de Mossoró, e sempre tem ao lado a secretária Kátia Pinto.
O DEM articula uma candidatura puro sangue, onde o vice poderá ser a ex-vereadora Arlene Maia, com estreitas relações com o deputado federal Felipe Maia. Arlene é esposa de João Henrique Maia, primo do senador José Agripino Maia. A articulação da candidatura própria do DEM em Mossoró deverá reproduzir o palanque que a governador tenta construir para sucessão estadual, onde estão sendo negociadas alianças com o PMN, do deputado estadual Antonio Jácome, PP, do deputado federal Betinho Rosado, e PTB, presidido pelo secretário de Segurança e Defesa Social Aldair Rocha.

Com dois vereadores na Câmara Municipal de Mossoró, o PROS, liderado pelo presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta, ainda não definiu em qual palanque estará. O presidente do partido em Mossoró, vereador Genivan Vale, terá uma reunião na próxima semana com o comando do partido no Estado.

Implicações

A eleição suplementar de Mossoró terá reflexo nas candidaturas proporcionais do pleito deste ano. Dois pré-candidatos a prefeito de Mossoró planejavam disputar o cargo de deputado estadual: o prefeito em exercício, Silveira Júnior (PSD), e a deputada estadual Larissa Rosado (PSB).

Caso percam a disputa municipal, eles ainda poderão ser candidato na eleição estadual.

Mas a articulação para a sucessão mossoroense já coloca em campo o plano B das eleições proporcionais. Se Larissa Rosado conseguir ser candidata a prefeita e tiver sucesso, o irmão dela, o vereador mossoroense Lahyrinho Neto, será candidato a deputado estadual.

Já Silveira Júnior, caso consiga ser reeleito no Executivo, analisa um nome a ser apoiado como candidato a deputado estadual.




01/03/2014 

Dupla encapuzada arromba casa e executa desempregado em Mossoró



Dois homens armados e usando capuzes arrombaram uma casa na favela do Fio, periferia de Mossoró, e executaram o desempregado Fabio Nonato da Silva, 29 anos. O crime foi cometido na madrugada deste sábado (1º). A polícia ainda não tem informações sobre os criminosos e sobre qual seria a motivação do assassinato.
A mulher de Fabio, que também estava dentro da casa, disse à polícia que os dois homens arrombaram a porta cozinha, foram até o quarto onde o casal estava e efetuaram vários disparos contra a vítima. Fabio já havia sido preso tráfico de drogas e por furto.
O corpo de Fabio foi levado para o Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), onde passará por exames antes de ser liberado para sepultamento. O caso será investigado pela Polícia Civil de Mossoró.

'Caos organizacional', diz relatório do TJ sobre unidades prisionais do RN


Preso estava acorrentado em delegacia de Macau (Foto: Corregedoria do TJRN/Divulgação)Preso estava acorrentado em delegacia de Macau (Foto: Corregedoria do TJRN/Divulgação)

O sistema prisional do Rio Grande do Norte passa por um período de caos organizacional. É o que aponta o relatório anual de ações da Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça, publicado nesta sexta-feira (28). O documento é assinado pelo desembargador Vivaldo Pinheiro e pelos juízes Diego Cabral, Kennedi Braga e Patrícia Pereira.
O relatório foi elaborado após visitas a 26 unidades prisionais do Rio Grande do Norte. Segundo o documento, "os estabelecimentos prisionais fiscalizados possuem superlotação, ausência de assistência médica, estrutura física debilitada, caos organizacional, falta de viaturas, equipamentos de segurança, falta de estrutura informatizada".
O sistema prisional do Rio Grande do Norte é composto por quatro cadeias, seis penitenciárias, uma unidade psiquiátrica e 23 Centros de Detenção Provisória. Levantamento feito em fevereiro deste ano Pela Corregedoria do TJ mostra que o estado tem 7.139 presos, sendo 4.660 sentenciados e outros 2479 provisórios. Em 2013, foram registradas 120 fugas de presos.
O relatório cita que observações feitas nos documentos anteriores e as recomendações sugeridas à Secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte, "na maioria das vezes, não foram ou puderam ser atendidas".
Os juízes ressalataram, ainda no relatório, que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já havia criticado o sistema prisional do Rio Grande do Norte. "Seres humanos permanecem recolhidos nos calabouços e masmorras do Estado, sem assistência médica, psicológica, educacional ou qualquer atividade ocupacional regular", dizia relatório elaborado pelo CNJ.
O relatório publicado nesta sexta traz ainda fotos feitas durante as visita da Corregedoria. Em uma delas, tirada em março de 2013 na delegacia de Macau, um preso aparece acorrentado à parede.
Os juízes da Corregedoria concluem o relatório sugerindo que o Governo do estado "deve urgentemente melhorar a estrutura física e laboral do sistema carcerário, buscando, na essência, a ressocialização do custodiado e a segurança da sociedade"
.A reportagem procurou a Secretaria de Justiça e Cidadania, mas as ligações não foram atendidas.


FOTOS: desfile do Galo da Madrugada, no Recife

  • Galo gigante observa tudo do alto
    Galo gigante observa tudo do alto Luka Santos/G1
  • Passista mirim saúda o Galo
    Passista mirim saúda o Galo Luka Santo
  • 'Bala perdida' no meio da multidão
    'Bala perdida' no meio da multidão Luka Santos/G1
  • Garçom com saudade de Reginaldo Rossi: um clássico do carnaval de 2014
    Garçom com saudade de Reginaldo Rossi: um clássico do carnaval de 201

Nenhum comentário: