quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013



Milhares de peixes morrem em lagoa no interior do Rio Grande do Norte

Mortandade surpreendeu os moradores da cidade de Lagoa Nova.
Seca e aumento na salinidade da água podem ser a causa


Milhares de peixes morreram em lagoa na cidade de Lagoa Nova, no RN (Foto: Eliabe Alves)Milhares de peixes morreram em lagoa na cidade de Lagoa Nova, no RN
Milhares de peixes da espécie tilápia morreram na lagoa que dá nome à cidade de Lagoa Nova, a pouco mais de 140 quilômetros de Natal. De acordo com a população local, os peixes apodrecem às margens da lagoa desde o início da semana. A causa da mortandade ainda não foi oficialmente comprovada, mas acredita-se que tenha ocorrido em razão da alta salinidade da água, consequência da seca que assola a maioria dos 167 municípios do Rio Grande do Norte.
Gilberto Oliveira, morador da região, contou que os moradores de Lagoa Nova ficaram surpresos com a quantidade de peixes existente na lagoa. “Como a lagoa é utilizada para o despejo de esgoto semitratado, imaginamos que não havia peixes vivendo nela”, afirmou.
De acordo com o gestor ambiental João da Mata Bezerra, não há outra explicação para a morte das tilápias. “Com a seca prolongada, a água evapora rapidamente. E isso causa a alta salinidade da água e a escassez de oxigênio, matando os peixes”, afirmou.
Ainda segundo João da Mata, a lagoa não é utilizada para a pesca, servindo somente para o despejo de esgoto parcialmente tratado. “A pesca na lagoa já foi permitida. Mas, foi proibida por não se saber se a poluição da água afeta o organismo dos peixes”, acrescentou o gestor ambiental.

Gestor ambiental acredita que a seca na região causou alto teor de sal na água, matando as tilápias  (Foto: Eliabe Alves)Gestor ambiental acredita que a seca na região causou alto teor de sal na água, matando as tilápias
Despejo de esgoto
Ainda de acordo com João da Mata, a lagoa da cidade é utilizada para o despejo de esgoto semitratado. “Há uma lagoa de estabilização por onde passam os dejetos, que em seguida são despejados no sangradouro da lagoa”, esclareceu.
Segundo ele, é por isso que somente as tilápias sobrevivem no reservatório. “Esse tipo de peixe se alimente dos rejeitos que sobram após o processo na lagoa de estabilização e ajudam a manter a o reservatório menos poluído”, explicou.
No entanto, de acordo com as informações repassadas pelo gestor ambiental, o processo de decomposição do esgoto utilizado na cidade é ineficiente. “Apenas uma lagoa de estabilização não é suficiente”, confirmou, afirmando que “o processo não purifica completamente o esgoto e polui as águas da lagoa, que faz parte da bacia Piranhas-Açu.
“A poluição traz o mal cheiro que prejudica a população, provocando enjoos, inclusive”, relatou o gestor ambiental. “Além disso, torna o reservatório impróprio para banho e pesca. A lagoa já foi um ponto turístico da cidade”, concluiu.

 

Poli­cia do RN encontra foto de suspeito nu com menina de 12 anos

Joelito foi preso por fotografar o proprio filho fazendo sexo com a criança.
Apois buscas na casa do pai, delegado diz ter encontrado novas provas

 
Joelito Pedro foi detido e ficará à disposição da Justiça (Foto: Rafael Barbosa/G1)Joelito Pedro foi detido e ficará à disposição da Justiça
O delegado Normando Feitosa, titular da delegacia regional de Nova Cruz, confirmou que foi encontrada uma fotografia do comerciante Joelito Pedro da Silva, de 41 anos, nu ao lado de uma menina de 12 anos, que ele também fotografou com o filho dele, um adolescente de 16 anos de idade. Joelito Pedro foi detido no início da tarde desta quarta-feira (6), em Nova Cruz, cidade distante 93 quilômetros de Natal, suspeito de fotografar os dois fazendo sexo. Todas as imagens, segundo a polícia, estavam no celular de Joelito.
Na ação, a Polícia Civil também cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do suspeito e no estabelecimento de propriedade dele, uma loja de conserto de eletroeletrônicos. Nos dois locais, os policiais levaram CDs, DVDs, entre outros materiais, que incluem o celular de Joelito Pedro.
Depois de analisarem o aparelho telefônico, os agentes encontraram várias outras fotos dos dois adolescentes, fotos da menina nua, um vídeo dela vestindo a roupa e ainda uma fotografia do comerciante e da vítima nus.
Segundo o delegado Normando Feitosa, o material será utilizado como prova contra Joelito Pedro da Silva, que vai ser indiciado por estupro de vulnerável. No momento da prisão, o suspeito confirmou ter fotografado a garota, mas negou tê-la coagido para fazer a imagens.
O caso
O delegado Normando Feitosa recebeu na última quinta-feira (31) a denúncia sobre o crime. A mãe da vítima o procurou e mostrou a fotografia que recebera via mensagem pelo celular. A imagem mostrava a filha dela, de 12 anos de idade, fazendo sexo com um adolescente de 16 anos.
A foto, segundo a própria garota, foi feita pelo pai do adolescente, o comerciante Joelito Pedro da Silva. Ele foi preso nesta quarta (6) sob força de mandado de prisão temporária expedido pela comarca de Nova Cruz.
O suspeito permanece detido à disposição da Justiça e será encaminhado à cadeia pública de Nova Cruz.

Nenhum comentário: