Milhares de peixes morrem em lagoa no interior do Rio Grande do Norte
Mortandade surpreendeu os moradores da cidade de Lagoa Nova.
Seca e aumento na salinidade da água podem ser a causa
Gilberto Oliveira, morador da região, contou que os moradores de Lagoa Nova ficaram surpresos com a quantidade de peixes existente na lagoa. “Como a lagoa é utilizada para o despejo de esgoto semitratado, imaginamos que não havia peixes vivendo nela”, afirmou.
De acordo com o gestor ambiental João da Mata Bezerra, não há outra explicação para a morte das tilápias. “Com a seca prolongada, a água evapora rapidamente. E isso causa a alta salinidade da água e a escassez de oxigênio, matando os peixes”, afirmou.
Ainda segundo João da Mata, a lagoa não é utilizada para a pesca, servindo somente para o despejo de esgoto parcialmente tratado. “A pesca na lagoa já foi permitida. Mas, foi proibida por não se saber se a poluição da água afeta o organismo dos peixes”, acrescentou o gestor ambiental.
Despejo de esgoto
Ainda de acordo com João da Mata, a lagoa da cidade é utilizada para o despejo de esgoto semitratado. “Há uma lagoa de estabilização por onde passam os dejetos, que em seguida são despejados no sangradouro da lagoa”, esclareceu.
Segundo ele, é por isso que somente as tilápias sobrevivem no reservatório. “Esse tipo de peixe se alimente dos rejeitos que sobram após o processo na lagoa de estabilização e ajudam a manter a o reservatório menos poluído”, explicou.
No entanto, de acordo com as informações repassadas pelo gestor ambiental, o processo de decomposição do esgoto utilizado na cidade é ineficiente. “Apenas uma lagoa de estabilização não é suficiente”, confirmou, afirmando que “o processo não purifica completamente o esgoto e polui as águas da lagoa, que faz parte da bacia Piranhas-Açu.
“A poluição traz o mal cheiro que prejudica a população, provocando enjoos, inclusive”, relatou o gestor ambiental. “Além disso, torna o reservatório impróprio para banho e pesca. A lagoa já foi um ponto turístico da cidade”, concluiu.
Policia do RN encontra foto de suspeito nu com menina de 12 anos
Joelito foi preso por fotografar o proprio filho fazendo sexo com a criança.
Apois buscas na casa do pai, delegado diz ter encontrado novas provas
Na ação, a Polícia Civil também cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do suspeito e no estabelecimento de propriedade dele, uma loja de conserto de eletroeletrônicos. Nos dois locais, os policiais levaram CDs, DVDs, entre outros materiais, que incluem o celular de Joelito Pedro.
Depois de analisarem o aparelho telefônico, os agentes encontraram várias outras fotos dos dois adolescentes, fotos da menina nua, um vídeo dela vestindo a roupa e ainda uma fotografia do comerciante e da vítima nus.
Segundo o delegado Normando Feitosa, o material será utilizado como prova contra Joelito Pedro da Silva, que vai ser indiciado por estupro de vulnerável. No momento da prisão, o suspeito confirmou ter fotografado a garota, mas negou tê-la coagido para fazer a imagens.
O caso
O delegado Normando Feitosa recebeu na última quinta-feira (31) a denúncia sobre o crime. A mãe da vítima o procurou e mostrou a fotografia que recebera via mensagem pelo celular. A imagem mostrava a filha dela, de 12 anos de idade, fazendo sexo com um adolescente de 16 anos.
A foto, segundo a própria garota, foi feita pelo pai do adolescente, o comerciante Joelito Pedro da Silva. Ele foi preso nesta quarta (6) sob força de mandado de prisão temporária expedido pela comarca de Nova Cruz.
O suspeito permanece detido à disposição da Justiça e será encaminhado à cadeia pública de Nova Cruz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Poste aqui o seu comentário:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.